Noites Brancas e Outras Histórias

Noites Brancas e Outras Histórias Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5736 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Manu 04/09/2024

Chorei bastante.
"Ou seria que os meus olhos divisaram o meu futuro e nele viram algo de árido de triste, algo semelhante a mim mesmo, ao que eu sou agora, àquilo que serei dentro de quinze anos, neste mesmo quarto, igualmente só (...)".
comentários(0)comente



jhulica 04/09/2024

Ô dó...
Como pode Dostoievski fazer nós nos apegarmos a uma ilusão sobre a vida e o amor num livro de 90 páginas?
Final previsível, porém triste (estou bem triste junto com ele).
Livro extremamente reflexivo, existencialista e romantista amoooo
comentários(0)comente



letribi 04/09/2024

Noites Brancas, de Fiódor Dostoiévski, é um livro bem curtinho mas bem tristinho e bem ?melancólicozinho? nem Tudo é Rio, de Carla Madeira, me deixou tão revoltada e triste como Noites Brancas me deixou. achei o final previsível mas não achei que seria triste da desgraça! adorei.
comentários(0)comente



eullermths 04/09/2024

Então...
Nunca pensei que eu iria quase chorar de ódio com um livro, apenas leia. ???????????????????????????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cau 04/09/2024

Dor
Foi um livro realmente doloroso de se ler, principalmente no final, que era tão óbvio e claro, mas que foi extremamente frustrante, com o decorrer do livro você vai se entregando aos devaneios do nosso querido sonhador e acaba sonhando junto com ele, acaba sendo uma leitura fluída, carregada de emoção e bela, mas que depois é completamente despedaçada.
Tudo se torna mais cinza, mas, de qualquer forma, foi uma excelente leitura, fui completamente cativado pelo sonhador, no mundo em que vivemos hoje, não podemos deixar de sonhar, ainda que mantendo os pés no chão, a vida sem sonhos, sem fantasias se torna cinza e fúnebre..
comentários(0)comente



folkbook 04/09/2024

Por que ele e não o senhor? por que ele não é como o senhor?
Noites brancas foi minha primeira leitura de dostoievski, e eu não sabia o que esperar. o livro é escrito com um melodrama exagerado que chega a se tornar chato em alguns momentos, e se fosse mais longo talvez eu tivesse achado muito cansativo, mas ele sabe a hora de parar. achei a história bonita, mas nada demais. os personagens são bem chatos, mas os diálogos são bem escritos. não é triste como eu achei que seria, e o final é previsível, mas eu gostei do estilo de escrita do dostoievski, ele utiliza muitos diálogos longos que eu gosto, porque não se perdem.
comentários(0)comente



Miss Marple 03/09/2024

Ilusão Solitária
Noites Brancas é claramente um livro atípico de Dostoiévski, visto que traz uma leitura mais breve e suave. Mas, com a marcas psíquicas inerentes ao autor.
A obra trata de contrariedades, a ilusão e a realidade, o amor e o ódio, a fidelidade e o coração volúvel. A triste e solitária vida do protagonista que existe no sonho de viver e conversa na ilusão de falar, interagindo com o que não comunica na intenção de se situar.
E ainda sobre a profunda dor da esperança de um idílio, de um futuro diferente até que este se evapore como um mais um deja vú.
comentários(0)comente



Isabella._. 03/09/2024

5 noites
Quanto tempo você deve passar com uma pessoa para que ela fique eternizada em você? Para o nosso querido protagonista Nastienka , ficou eternizada da em seus sonhos após apenas 05 noites, ?Meu Deus! Um minuto inteiro de deleite! Por acaso isso não basta para toda uma vida humana?"
O livro me tirou boas risadas ( a história do alfinete ) ao mesmo tempo que me senti enclausurada como a jovem moça, que estava fadada a ser presa literalmente! A sua avó cega,

Mas o livro tem uma certa intensidade em poucas páginas te fazendo sentir o fulgor das personagens e suas ansiedades, um livro delicioso de ser saboreado em um momento de distração,

Um amor platônico ao meu conceber, seria algo como um amor se verão ? Mas apenas em noites brancas ?


Recomendo que seja lido em uma sentada para não perder o bom ritmo de leitura que o mesmo propõe
comentários(0)comente



7aura 03/09/2024

Bom
É uma leitura um pouco cansativa que divaga muito sobre sentimentos e existencialismo. A atmosfera do livro é muito romântica. O final é ok
comentários(0)comente



Mary360 03/09/2024

Que livro bom de ler.

Encontramos muitos elementos do romantismo nessa narrativa.
Me lembrei muito da história de Gente pobre, um tema meio parecido. Os homens e o amor ...... não posso falar muito porque se não dou spoiler.
Mas nosso protagonista é meio abobado na minha opinião, muito tímido..... Não passou nenhuma vez na fila da comunicação ? kkk
Não sabe conversar com as mulheres e muito menos expressar sentimentos. Coitado!
Se apaixonou por Nastienka, será que ficarão juntos?.

Gostei muito da leitura ????????
comentários(0)comente



Anna.Leopoldina 03/09/2024

Mesmo autor, vibes diferentes
Cheguei a conclusão que prefiro a segunda fase do autor. Apesar de ser mais "pesada", contudo me senti mais conectada. Com relação a essa obra.
Ela trás uma visão da natureza humana e suas muitas perspectivas e variedades, por assim dizer.
Gostei desse olhar para uma época tão diversa das nossa, mas que ainda assim revela tanto da nossa e de nós.
Esse narrador é um sofredor e um solitário como diversas pessoas são em seu íntimo. Mas sua positividade, altruísmo me deixaram feliz e triste por ele.
comentários(0)comente



looh_36 03/09/2024

O mal de uma mulher
Novamente, com zero expectativa, mas fui muito surpreendida com isso, foram muitas reações e no final foi muita tristeza, tanto quanto a do personagem principal.

Quando finalmente ele consegue conversar com uma mulher, dizer a ela seus sentimentos, compreender os sentimentos dela e ainda tentar ajudar ela com o outro homem mesmo não sendo o que ele queria, foi trocado.

Essa troca é um gigantesco gatilho para mim, é algo como "você dá tudo de si para a pessoa, mas ela dá tudo de si para ti?"

E é uma tristeza enorme ver isso, ler e escutar isso, ver em como ele foi trocado diante de seus olhos em tão pouco tempo, é uma coisa que (infelizmente) sei como é, e é um mal horrendo de alguém fazer isso, e não ter uma empatia com o próximo que dedicou tudo de si e não teve respostas da outra pessoa.
comentários(0)comente



isreader 03/09/2024

Mesmo o amor que não compensa, é melhor que a solidão.
Primeiro lido do Dostoiévski, e já amei o estilo de escrita do autor. É uma leitura fácil e, ao mesmo tempo em que é leve, é profunda, pois narra sobre um amor intenso e confuso, permeado por um passado doloroso que não foi superado por um dos amantes. É uma obra bem triste de certa forma. Acho que pessoas melancólicas sentem mais a imensidão deste livro. Eu - como um obcecado por narrativas psicológicas e tomadas de melancolia - me apaixonei. Com certeza, lerei mais livros do autor.
comentários(0)comente



hitrecordlices 02/09/2024

Se apaixonar por paixões? Deliro, dizia Letrux.
O ponto central aqui é como nos perdemos em nossos delírios quando estamos imersos na paixão. Os dois protagonistas são, na verdade, muito parecidos. Ambos buscam um sopro de vida, algo que os faça transcender a monotonia de suas existências.

O sonhador, por exemplo, começa o livro descrevendo com minúcia cada detalhe de São Petersburgo, sua cidade adorada, pois esse cenário é tudo o que conhece. Do outro lado, temos Nástienka, que vive em um estado semelhante de inércia, parecendo desde jovem não ter um verdadeiro conhecimento de si mesma. Aliás, é esse desconhecimento de si que une os dois.

Quando nos entregamos de corpo e alma a uma paixão, raramente pensamos com clareza. O sentimento é tão avassalador, tão singular, que o resto do mundo simplesmente desaparece. Foi exatamente isso que aconteceu com o sonhador. No entanto, para sua surpresa, ele se viu completamente decepcionado. Aquele que começou a história com um olhar quase utópico, cheio de idealizações, termina confrontado pela crueldade e a dureza da realidade. O homem que nunca havia sentido nada de verdade, agora se vê mergulhado em emoções complexas e conflitantes. Em um momento, ele está no topo do mundo; no outro, no abismo mais profundo.

Eu diria que este livro é extremamente diverso, intenso e cru. Ele nos entrega emoções reais, críticas tanto pessimistas quanto idealistas, e retrata duas pessoas que não desistiram de sonhar. Para mim, foi uma leitura simplesmente fantástica. Acredito que este é um livro grandioso e importante. E o melhor de tudo? Você consegue lê-lo em um dia, como eu fiz. Li e parei, fui voltando entre uma atividade e outra, e funcionou super bem.

O livro explora noites de conversas e crises existenciais profundas entre duas pessoas que estão se descobrindo?uma presa às suas circunstâncias e outra livre na vida. Embora tenham se encontrado em um momento passageiro, ambos percebem que certas coisas talvez não estavam destinadas a acontecer, independente do coração inflamado por aquela paixão. E por fim, Love ? Passion.
comentários(0)comente



5736 encontrados | exibindo 691 a 706
47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR