Noites Brancas e Outras Histórias

Noites Brancas e Outras Histórias Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5719 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


amandocao 13/11/2024

Conciso.
Ao pegar esse livro com as minhas próprias mãos, o único pensamento que pairou sobre a minha mente foi o seguinte: quão conciso?
Apesar das poucas páginas, senti que houve um início, meio e fim completo - e em parte conciso.
É uma leitura fácil, completamente diferente do que eu esperava. Ainda assim, tenho as minhas ressalvas sobre o enredo.
O final já era esperado, o que acabou sendo um pouco decepcionante, uma vez que eu senti uma ânsia por uma reviravolta que nunca veio.
comentários(0)comente



Bruno 13/11/2024

Noites Brancas
Dostoievski mais uma vez sendo voraz ao olhar no fundo da alma humana.

Este breve conto narra a história de um homem e uma mulher que, em meio à solidão de cada um, se encontra e se juram companheiros eterno um do outro.

Ele, tímido e de pouca atitude, deseja alguém que o ame, que o compreenda, que lhe faça sentir pertencer a algo, como todos os outros parecem pertencer e que ele tanto inveja.

Ela, reprimida pela tradicional avó que "a costura em sua própria saia", deseja o amor e a liberdade, e que seu amado que tarda em cumprir a promessa de voltar para lhe buscar, volte logo.

Ao final vemos que esses dois jovens se comprometem em tirar a angústia um do outro, assim como também vemos que na natureza humana por vezes resolver a sua própria angústia é prioridade em relação a angústia do outro, e que se migalhas são jogadas à quem foi traído, não é por piedade ao próximo, mas sim pelo desejo de absolvição própria do (in)consciente mal cometido.
comentários(0)comente



Laise 13/11/2024

Gostei dos diálogos e da narrativa
Não me importei tanto com os personagens, mas no geral foi uma leitura interessante
comentários(0)comente



bzita 13/11/2024

Eu de início demorei bastante para ler, isso devido aos parágrafos imensos do protagonista que me cansavam extremamente, mas eu até gostava da melancolia dele, como ele vai tudo cinzento. O livro de verdade só foi se tornar minha obsessão quando a Nástienka aparece, ela literalmente dá cor à vida do protagonista e automaticamente ao livro. O sentimento dele por ela é puro e belo, realmente, porém, eu senti, que o sentimento que ele tinha por ela, partia bem mais da vontade dele de amar alguém que de realmente amar ela, tanto que quando acontece certas coisas, a vida dele volta a ser cinza, parece que apesar do amor ter dado vida a ele, no momento que tal amor não poderia ser pelo menos nutrido, ele se acabou e só sobrou o breu. Ao mesmo tempo que vejo o protagonista como um romântico incurável que amava demais, eu vejo como um cara que nunca sentiu amor e queria amar alguém pela sensação de amar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



escrivadocaos 12/11/2024

Emocionante desvelar de apenas quatro noites que parecem uma vida inteira. O fluxo dos sentimentos nos atropela, mas nos convence e depois nos arrasta. O fim só fez tudo ficar ainda melhor
comentários(0)comente



Glaucia 12/11/2024

Diferente do que esperava
Uma história que foge do padrão de Dostoiévski. Pela primeira vez é uma leitura colorida e com ternura. Embora o final tenha gerado uma frustração em mim, é uma ótima leitura e faz eu pensar que o autor pode dançar entre o estilo cinza (e algumas vezes cruel) e o estilo romancista. Recomendo!
comentários(0)comente



yuuy4kuro 12/11/2024

Nos sonhos, crio verdadeiros romances.
Algo muito curioso é como a concepção de relacionamentos e fidelidade é imposta nesse livro. Nástienka jurou-se a dois e precisou escolher um, mesmo amando ambos (conhecia um a quatro dias e o outro sequer conhecia)
comentários(0)comente



Al33xia 12/11/2024

É uma clássica literatura romântica? O livro é um conto breve, mas com grande profundidade emocional. O narrador se mostra solitário e sonhador que vive uma intensa experiência de amor e desilusão nas noites brancas de São Petersburgo, uma época do ano em que o sol praticamente não se põe.
comentários(0)comente



Bellesbooks 12/11/2024

Noites brancas
Se alguém me perguntar um A desse livro eu não sei como explicar, mas eu gostei bastante sentir uma misto de "nossa que cara emocionado", porém acabei ficando com pena no final.
William LGZ 12/11/2024minha estante
Djdjdjdj coitado do Sonhador neste livro


Bellesbooks 12/11/2024minha estante
Foi tirado pra merda




clara 11/11/2024

Clássico russo! Noites Brancas
Noites brancas fala sobre um "tipo" de personagem, o sonhador que vive a vida preso dentro da própria mente e fantaseia a todo momento procurando um sentido para si mesmo. A trama do livro é boa e a narrativa também, para quem gosta de romance e os dramas que ele trás esse livro é perfeito, é tudo muito sentimental, intenso e caloroso. A segunda personagem que nos é apresentado é Nástienka, uma moça apaixonada e que vive na esperança de reencontrar seu amor que lhe proteu voltar depois de um ano, Nástienka e o sonhador se encontram e seguem juntos com uma amizade, apesar do protagonista sentir algo a mais, o plot no final do livro nada mais é que algo real, que acontece nos dias atuais, gostei da sinceridade e da franqueza dos pensamentos finais do protagonista e acredito que por ser um leitura clássica e antiga pode haver algum receio em ler, porém não é uma leitura complexa, pelo contrário é de fácil entendimento, recomento muito!!
comentários(0)comente



madientrelinhas 11/11/2024

Para os solitários sonhadores...
"Noites Brancas" é um romance curto, mas repleto de emoções. A leitura é fluida e prende desde a primeira página, misturando momentos encantadores e tristes de maneira intensa e envolvente a cada parágrafo.
A escrita de Dostoiévski é sensível e muito tocante; ele transmite os sentimentos do protagonista com tanta delicadeza que faz o leitor se identificar com suas expectativas de uma vida melhor e de encontrar o amor. A história ainda traz reviravoltas emocionantes, que misturam alegria e tristeza de forma surpreendente.
É um livro ideal para quem deseja se emocionar e refletir sobre a solidão e os sonhos que todos carregamos.

?Meu Deus! Um momento inteiro de júbilo! Não será isto o bastante para uma vida inteira???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Niely.Souza 11/11/2024

Ótima experiência
Foi ótimo começar minha aventura pela obra deste renomado autor russo com esta novela acompanhada de outros contos da edição
comentários(0)comente



Niely.Souza 11/11/2024

Enfim deixei o medo de ler o russo D?
Começar por essa novela foi uma ótima dica que recebi durante um desafio de 2024 do perfil literário #Livrada e meu Deus QUE BOA DECISÃO. super mergulhei na história e isso extinguiu meu receio em ler obras deste russo consagrado.
comentários(0)comente



5719 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |