Noites brancas

Noites brancas Fiódor Dostoiévski




Resenhas - Noites Brancas


5743 encontrados | exibindo 916 a 931
62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 |


*Day* 19/04/2024

SINGELO...
Singelo, doce e ao mesmo tempo triste.

Só não dei mais estrelas, pois vou reservá-las para a outra edição que estou lendo desse mesmo livro, embora tenha amado essa leitura e meu livro velhinho esteja cheio de marcações, vou deixar aqui somente as preferidas...

"Na verdade, quando estamos infelizes, sentimos com maior violência a infelicidade dos outros; o sentimento nao se destrói, concentra-se.... p.62"

"Meu Deus! Um minuto inteiro de felicidade! Afinal, não basta isso para encher a vida inteira de um homem?... p. 92"

Recomendo muito essa leitura ^_^
comentários(0)comente



swiftiebookworm 19/04/2024

O narrador é muito otário KKKKKKKK (igual eu :( que odio)
nao achei q ia me conecar tanto com literatura russa, uma coisa super fora da minha zona de conforto, mas eu amei e falou mto cmg
comentários(0)comente



Thalita 19/04/2024

Uma ilusão tão prazerosa, apesar de ser torturante...
Em apenas quatro noites, e em 8 hrs de leitura, consegui me irritar e me identificar com ambos personagens. E, no entanto, como eu posso ser tão parecida com eles? Se eles estão em papéis tão divergentes? Pois é, eu me perguntei isso durante todo o trajeto.
O desenvolvimento da história é coerente com a dos personagens, e faz com que, todas as emoções e sensações depositadas nas linhas, façam sentido, é sentido na carne!
Me perdi e me reencontrei diversas vezes que foi difícil fazer as contas.


!!!POSSÍVEL SPOILER NA FRASE A SEGUIR!!!


"Como os anos passam depressa! Que fizeste durante esse tempo? Chegaste realmente a viver ou não? Que frio faz neste mundo, basta que passem mais uns anos para que chegue a espantosa solidão, a trémula velhice que traz consigo a tristeza e a dor. O teu mundo fantástico há de perder então as suas cores, murcharão e morrerão os teus sonhos, e como as folhas amarelas que tombam das árvores, também eles se desprenderão de ti."
comentários(0)comente



Leticia.Ramos 19/04/2024

Dor e sofrimento
Odiei ter me identificado com a nastienka depois que teve seu coração partido e odiei mais ainda ter me identificado com o cara depois dela largar ele sem mais nem menos. Ótimo romance. avassalador e Triste. só não foi 5 porque o começo não me prendeu tanto.

?perguntas por onde andarão teus sonhos e meneando a cabeça dizes: "Como os anos voam!". E novamente te perguntas o que fizeste dos teus anos? Onde enterraste os teus melhores momentos? Viveste ou não? "Vejas, dizes a ti mes-mo, vejas como está esfriando. Anos passarão e com eles virá a sombria solidão, virá a velhice trépida acompanhada da bengala e em seguida a angústia e o desânimo. Teu mundo fantástico está empalidecendo, teus sonhos estão murchando, definhando e desprendem-se como as folhas amarelas das árvores...?

Essa aqui pegou forte em mim
comentários(0)comente



wAnnah_ 19/04/2024

O balde de água fria que eu não sabia que precisava!
Como descrever esse livro? Senhor, é surreal a forma que é possível se identificar com dois personagens muitos distintos ao mesmo tempo, e Dostoiévski sabe MUITO bem como fazer isso. A cada frase do protagonista eu me identificava e me assustava ao mesmo tempo, como pode um homem sofrer tanto mas ao mesmo tempo criar esperanças, sendo que no final elas vão ser em vão?

"Era como se de um momento para o outro todos se tivessem esquecido de mim, como se, no fundo, eu fosse completamente estranho para todos."

E que final foi esse! Eu fiquei sem chão! Será que nosso querido Dostoiévski nunca vai poder nos dar o luxo de termos um livro com um final feliz?! A forma como a Nástienhka deixou o protagonista do livro, mas ao mesmo tempo pediu para ele continuar sendo amigo dela e continuar amando ela, me deixou pasma! Sem reação! O livro faz a gente sentir na pele oque o protagonista passa. Sem palavras, Dostoiévski nunca erra.

"aquele raio de sol que de súbito surgiu por entre as nuvens, para logo depois voltar a esconder- se por detrás de outra ainda mais escura, anunciadora de chuva, de tal maneira que todas as coisas se tornaram ainda mais lôbregas e mais sombrias... Ou seria que os meus olhos divisaram o meu futuro e nele viram algo de árido e de triste, algo semelhante a mim mesmo, ao que eu sou agora, àquilo que serei dentro de quinze anos, neste mesmo quarto, igualmente só.."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabyyy_bezerra 20/04/2024

UAU
Dostoiévski explora a profundidade das emoções humanas e como elas podem desafiar nossa compreensão da realidade. Ele questiona se esses momentos de intensa emoção não são, na verdade, mais reais do que tudo o mais. Essa reflexão nos convida a repensar nossa percepção da realidade e considerar o papel das emoções e experiências intensas em nossa compreensão do mundo ao nosso redor e sobre a dualidade da vida e da realidade, questionando se a experiência humana é verdadeiramente uma manifestação concreta ou apenas uma ilusão. Ele desafia a percepção comum da realidade, levantando a questão de por que, em momentos de intensa emoção ou experiência, sentimos uma sensação tão vívida de realidade.
Fica como reflexão que momentos efêmeros e experiências curtas também possuem significados duradouros e conexões profundas, nem tudo que é significativo é eterno, breves momentos podem ter mais impacto que longos, tudo é subjetivo e depende da sensibilidade de cada indivíduo, experiências se mostram ilusórias e pouco concretas.
comentários(0)comente



Rafaela.Fuchs 20/04/2024

Plot
Um livro muito interessante principalmente pra iniciar com leitura do dostoiévski
demonstra altas expectativas e quebra delas e o sentimento que nos resta
ele mostra como deixamos de viver e só sonhamos com ideias inalcançáveis e quando acontece algo a euforia toma conta da nossa pessoa e se não atingir o que idealizamos teremos uma quebra de expectativa grande
acho que o livro foi mais voltado para as emoções ou ilusão ou até mesmo solidão o que eh muito bom de explorar e ler para entendermos como funciona e lidar com essa parte da essência humana

?Apenas sentia, em todo corpo, um fardo se desprendia da minha alma.?
?
?Sou um sonhador., Tem uma vida tão um pouco movimentada que momentos assim como este, agora, considero tão raros que não posso deixar de repetir-los em meus devaneios?
vivemos de modo ocioso, lento, apático, na visão dele, todos nós somos insatisfeitos com o nosso destino, nós infligimos com nossa vida!?

?A pessoa se engana e, mesmo contra a própria vontade, acredita que uma paixão verdadeira, autêntica, agita sua alma, acredita que existe algo vivo e palpável em seus devaneios rarefeitos?
eu mesmo me amaldiçoei, porque, depois minhas noites fantásticos, já me ocorrem momentos e seriedade, que são horríveis. ?

?Meus sonhos eram tristes, embora antes tão pouco fossem melhores, porém sentia que, de algum modo, viver parecia mais leve, mas tranquilo, que não havia esse pensamento negro que agora se prenda a mim, que não havia esses remorsos de consciência, remorso sombrio deprimente, que agora não me dão sossego, nem de dia nem de noite.?

Um minuto inteiro de felicidade! Acaso isso é pouco, mesmo para uma vida humana inteira??
comentários(0)comente



analimajp 21/04/2024

Estou destroçada.
Senhor amado, esse livro foi um soco bem no meio da minha cara.
Esse pobre homem só tinha amor para oferecer.
comentários(0)comente



Morgan2 21/04/2024

Noites Brancas
O livro é agradável tanto pela sua história como a escrita, apesar que pode ser meio confuso para quem não é acostumado, por conta de palavras que não são facilmente vistas no cotidiano, mas não é difícil de se compreenderam, você consegue entender as coisas que ele quis dizer enquanto vai lendo.
Dentro da história ele demonstra personagens muito humanos, e isso foi algo que me agradou muito. A relação entre o sonhador e a Nastienhka é muito humana, é encantador ver personagens que lidam com as coisas de uma forma realística, onde nem sempre eles amam de volta, ou até mesmo acabam agindo como se amassem pois não sabem distinguir seus sentimentos da forma certa. A forma que a Nastienhka foi construída é incrível, pois dá para se ver uma personagem muito humana que comete erros. O sonhador também é alguém agradável, tendo ações extremamente belas quando se trata do amor, deixando a Nastienhka amar outra pessoa livremente e apoiando isso, pois se ele realmente a ama, ele apenas quer o bem dela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maxine. 23/04/2024

"Sou um sonhador, mal conheço a vida real, e um momento como este é tão raro de ser conseguido por mim, que me seria absolutamente impossível não continuar a evocá-lo sempre em meus sonhos."
comentários(0)comente



Loyde.Hellen 23/04/2024

Noites Brancas conta a história de um homem solitário (cujo nome não é mencionado) e Nástienka. Em um de seus passeios noturnos ele conhece Nástienka, uma amizade surge entre os dois e eles começam a se encontrar para conversar.
Tudo se passa em quatro noites, durante as quais descobrimos que ela ama um antigo inquilino de sua avó e está a espera dele e também que o narrador acaba de apaixonando por ela.
Nesse ponto achei que já sabia o que iria acontecer, mas de repente houve uma reviravolta.
Foi meu primeiro contato com a literatura russa e pretendo ler outras obras de Dostoyevsky.
comentários(0)comente



Ray 23/04/2024

Bem, vamos no início...
Nunca tinha lido nada de Dostoiévski, esse foi meu primeiro conto com o autor. Imaginava também que esse livro seria meio difícil de ler por manter a essência da escrita, palavras mais "rebuscadas"(mas estava enganada.)

O livro desenrola a história do sonhador, Nástienka e o inquilino. (Não quero falar muito pra não dar spoiler kk)
Mas o livro é um romance muito gostoso de ler, simples e com alguns reflexões feitas pelos personagens. Fiquei brava com Nástienka (e acho que todos que leram tiverem o mesmo sentimento kk) mas por fim compreendi que seu coração precisava ser daquele que ela amava verdadeiramente, seria terrível se casar apenas por pena.
Minhas considerações finais são: leia! O livro vale a pena.
Ps: li o livro em um dia.
comentários(0)comente



mrnwbooks 23/04/2024

Noites Brancas 4,0/5,0
O que eu mais gostei desse livro de cara, são as reflexões do autor por meio do protagonista. Gosto bastante disso em Dostoievski e não é a primeira obra que leio de sua autoria, mas é a primeira obra que leio por lazer (no meu skoob só tem livros lidos por lazer) e gostei bastante.

Sou suspeita para falar. Adoro filosofia e a forma com que o autor descama a sociedade é muito interessante.

Mo início, é retratado como o personagem era sozinho, mas tinha a esperança de sempre conhecer alguém. E, quando ele finalmente conhece, são poucos os dias que ficam juntos e logo suas asas de sonhador são cortadas, retratando um mundo desesperançoso e monótono.
comentários(0)comente



5743 encontrados | exibindo 916 a 931
62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 |