wolv_logan_x 05/07/2011
Fascinante e Estimulante
Não sou um profundo conhecedor da física, mas sempre fui fascinado por seu aspecto teórico, e procurei aumentar um pouco mais meu conhecimento sobre ele. Uma dificuldade que sempre tive foi a de assimilar alguns conceitos extremamente abstratos relacionados à mecânica quântica, pela falta de explicações que os tornassem mais compreensíveis para um leigo que não tem muito interesse em mergulhar no aspecto matemático das teorias.
Isto até alguns anos atrás, quando li O Ponto de Mutação, e fiquei fascinado pela forma como Fritjof Capra tornava mais fácil compreender elementos de uma dimensão que está tão distante de nossa percepção ordinária. E só pelo fato do autor tornar a experiência agradável já merece elogios.
Muitos podem discordar dos paralelos que Capra faz entre dois ramos tão distintos do conhecimento humano, mas não há como culpá-lo de não despertar o leitor o interesse de se aprofundar um pouco mais nos estudos das idéias que apresenta, sejam elas do lado científico e do lado místico da obra.
Depois de ler O Tao da Física fui logo providenciando a leitura do I Ching, traduzido e comentado por Richard Wilhelm, e corri atrás de novidades sobre os avanços dos últimos anos no que diz respeito à confirmação ou não de algumas das teorias que Fritjof Capra apresenta.
Muito do que ele escreveu pode ter perdido a validade duas décadas depois (a edição que li é de 1990), mas só pelo trabalho de divulgação científica, e pelo interesse que Capra desperta no leitor em continuar sua busca por novos conhecimentos, já torna a leitura válida.