Letuza 08/09/2020
Uma delícia de leitura
Ondjaki, Ndulu Almeida, nasceu em Angola em 1977. É formado em sociologia e doutor em estudos africanos, e também é um escritor premiado e muito traduzido.
O livro A bicicleta que tinha bigodes, foi traduzido para mais de seis idiomas.
?
O livro, classificado como infanto-juvenil, é uma preciosidade para qualquer idade. A história é muito simples, mas os personagens, os diálogos, as interações são belíssimas.
?
A rádio nacional de Angola lança um concurso de redação para crianças e a melhor história levará como prêmio uma bicicleta colorida. O personagem narrador, um menino que mora em Luanda e tem como amigos Isaura e JorgeTemCalma, decide entrar no concurso. Entretanto eles não conseguem ter uma ideia para escrever a história. Entre brincadeiras e confabulações sobre o concurso, eles vivem algumas pequenas aventuras. Isaura tem um hábito criativo de dar nomes aos animais que a rodeiam. O cachorro Cãobral, os sapos Fidel e Raul, o gafanhoto Khadafi, o papagaio João Paulo III, que substituiu o segundo, o gato Ghandi. JorgeTemCalma, tem esse nome por seu temperamento um tanto ansioso. Na rua mora também outros personagens inusitados, mas é o Tio Rui quem alegra e instiga as crianças. Tio Rui, um velho escritor, tem um bigode grande e bem cuidado, e segundo as crianças, as palavras se escondem lá.
?
As crianças resolvem pedir ao Tio Rui que as ajude com a redação para o concurso. Tio Rui, com muita sabedoria e paciência, explica que não pode fazer isso pois a história deve ser deles. Depois de muitas artimanhas das crianças e de muitas tentativas de ?roubar? as ideias do Tio Rui, o menino narrador, decide escrever uma carta para o presidente de Angola, pedindo bicicletas para todas as crianças. Essa decisão pela carta nasce de uma frase de Tio Rui que explica que a vontade de ganhar a bicicleta era uma história. A história dele. O concurso é realizado e eles não ganham, mas as lições que aprenderam com Tio Rui valeram como prêmio. Apesar de que eles ainda sonham com a bicicleta.
?
O livro é de uma pureza, de uma sabedoria e de uma singeleza que não é possível mensurar. Além dos ensinamentos preciosos, as brincadeiras e as histórias das crianças e dos animais são divertidíssimos. Uma leitura única. Entrou para meus livros favoritos.