leportom 16/04/2022
Livro necessário!
Com o começo do mestrado tive que me dedicar mais a leituras que agregassem na minha capacidade de crítica e claro que me armassem teoricamente sobre a temática da minha pesquisa.
A obra de André Cechin ?Natureza como limite da economia? traz os conceitos teóricos de uma nova abordagem econômica, uma economia complexa. Algo que promete uma junção entre ecologia, biologia, e economia. Passando muito LONGE de um determinismo biológico Cechin recupera o que Georgescu-Roegen propõe em sua época, um rompimento com a teoria neoclássica mecanicista e ainda aborda um decrescimento econômico.
Para Roegen é impossível conciliar a ecologia e abordagens complexas dentro da ideologia mecânica e fechada da economia neoclássica, e ainda mais improvável um concílio entre ?sustentabilidade?, crescimento econômico e desenvolvimento como dado hoje na sociedades industriais capitalistas. Para o autor desenvolvimento sustentável, nessas condições, é apenas um oxímoro, uma inovação retórica.
Georgescu-Roegen, resgatado e traduzido por Cechin compreende uma abordagem completamente nova de ecologia junto da economia. Recomendo a leitura dele e de outras obras de Georgescu para aqueles que desejam se apropriar de uma nova teoria economia e de um rompimento de paradigmas.