@thereader2408 27/12/2021Quando Shakespeare faz uma tempestade é porque o negócio vai ficar sério"A bordo de um navio no mar: ouve-se ruído de uma tempestade, trovões e raios." Mas essa não é qualquer Tempestade, é a peça de encerramento da carreira de um dos maiores gênios da literatura, O Bardo. Sua obra inclui 38 peças, 154 sonetos, dois poemas narrativos, e alguns versos de autoria incerta. Suas peças foram traduzidas para as principais línguas e são as mais encenadas no mundo.
Na verdade, "A tempestade" pode não ter sido sua última peça, assim como grande parte de sua biografia, essa informação não é 100% (dizem que “Henrique VIII” foi a última). A peça vai tratar de vingança, poder, liberdade, controle, romance e magia. Inicia com um navio em meio a uma tempestade onde estão todos os desafetos de Próspero o duque exilado de Milão. Na ilha, Prospero é um mago que mora sua filha Miranda, o espírito Ariel, o escravo Caliban e muitos livros mágicos. Próspero esperou 12 anos por essa tempestade.
A peça é uma alegoria às Grandes Navegações, e é possível que o ensaio de Montaigne “Canibais” acerca do Novo Mundo tenha sido fonte de inspiração ao Bardo. Esse ensaio, traduzido para o inglês em 1603 analisa os costumes da tribo dos Tupinambás. Lembrando que o nome de um dos personagens da peça, Caliban, é um anagrama de “canibal”. Outras referências importantes a peça são "Nova Atlântis" de Platão e a "Utopia" de Thomas More.
Em geral, os títulos das peças de Shakespeare são os nome dos personagens, como Hamlet, Othello, Macbeth, Rei Lear, etc.., por tanto o título desse peça merece atenção, até porque tempestades são recorrente na obras do poeta e indicam tragédia iminente. Em suas tragédias sempre ocorre uma tempestade em algum momento. Lear, após ser rejeitado enlouquece enquanto vaga em uma tempestade. Em Macbeth um assassinato ocorre aos sons dos raios e de uma tempestade. O navio de Hamlet quase naufrafa em meio a uma tempestade no seu retorno a Dinamarca. Em Othello, uma tempestade marca o momento em que Desdemona e Othello desembarcam no Chipre.
A tempestade, além de ser apontada como o encerramento da carreira de Shakespeare, pode ser a expressão literária do complexo retrato da relação entre o artista e sua arte.
@thereader2408