Nayana 16/08/2021Magia e tempestadeConceito de comédia não é o mesmo que usamos hoje, mas é considerada uma comédia por ser uma história que acaba bem. Algumas pessoas dizem que o monólogo ao fim de "A Tempestade" seria o adeus do Shakespeare e essa sua ultima peça, mas não é consenso..
Eu achei a trama principal meio confusa, meio sem enredo de fato, mas faz sentido com o caos de uma tempestade. Gostei da personagem Ariel, que seria um espírito atendente de Próspero (um grande mago), mas nada que tenho me chamado tanta atenção. Ariel é como um servo dele por ter sido salva de dentro de uma arvore, aprisionada por uma bruxa que habitava a ilha em que se passa a maior parte da historia.
A tempestade em si foi por conta da magia de Próspero (duque de Milão), quem também venceu a bruxa da ilha e livrado a todos. Há alguns incômodos a respeito do filho da bruxa, Caliban, que por mais que quisesse se livrar da mãe, na teoria seria herdeiro do controle da ilha.. Caliban ainda se interessa pela filha adolescente de Próspero e tenta estuprá-la, despertando uma grande raiva em Próspero.
O que me confundiu mais são todas as pessoas que Próspero reúne no navio para naufragar na tempestade. Toda a artimanha eu entendi como algo para casar a filha com alguém de poder, mas a ilha meio que se divide em dois grupos que não sabem da existência do outro grupo (que acreditam ter morrido no naufrágio), então a história se confunde algumas vezes pelos muitos personagens. Ao sair da ilha com seu plano dando certo, todos de volta pra Itália, Caliban fica para trás na ilha, o que sob certa interpretação também foi um final feliz.
"Nós somos todos feitos da matéria que são feitos os sonhos". Toda a tempestade mais parece de fato um sonho, mas isso tem a ver com a aura de magia e controle de Próspero em tudo na história. Tempestades de fato trazem um pouco essa sensação, de caos, de incontrolável, de sonho...
"Traição e sorte."
"Tudo é favorável à vida, menos os meios para viver."
"Raras vezes o sono visita a tristeza e, quando o faz, é um consolo."
"Ai de mim, que o temporal vem se desabando de novo."
"Eu, mais do que tudo e além de qualquer limite, amo, prezo e adoro você."
"Sou uma boba, chorando por aquilo que me faz feliz."
"Belo encontro, de duas raras afeições."
"Mil vezes adeus, mil vezes suspiro eu."