Jonathan.Ferreira 04/04/2020
Obra sem protagonista - retrato da sociedade
Li este livro a mais de 15 anos e resolvi rele-lo , livro curto com a estória muito envolvente, recomendo a leitura para qualquer idade. Quando li da primeira vez era criança e fiquei maravilhado com a árvore que dava dinheiro e me imaginei na história, hoje relendo o livro a perspectiva foi totalmente outro, isso é muito legal, lembrava em do contexto mas não me lembrava do comportamento social.
SOBRE O LIVRO
O livro retrata a história de uma pequena sociedade que de repente se viu abastarda de dinheiro que começou a brotar em arvores em seus quintais.
Mediante isso, podemos ver como se dá a inflação, onde as pessoas com muito dinheiro começam a super valorizar produtos, e comprar de tudo sem necessidade nenhuma, assim qualquer produto que apreça no mercado é supervalorizado onde pessoas acabam oferecendo valores exorbitantes para a sua aquisição.
Após o dinheiro se tornar tão insignificante, e não haver mais produtos no mercado, o pessoal parte para a prática do escambo, dando em troca aquilo que possui em demasia em face de outro produtos que lhe são úteis.
Além dessa demonstração, no livro é possível notar práticas capitalistas uma vez que a cidade é tomada por turistas, e o comércio começa crescer, e várias pessoas abandonam o emprego e passam a empreender pois a situação se torna muito favorável para tal, até que o turismo local deixa de existir e pessoas se desesperam por não haver forma de pagar as dívidas contraídas para implementação do próprio negócio. Povo sem planejamento, enquanto está dando dinheiro, acreditam que sempre vai ser assim, o livro retrata duas vezes a mesma situação.
For fim, o livro mostra o poder da coletividade quando estão unidas em um mesmo objetivo e conseguem recuperar a cidade que estava à ruínas.