O Racismo, a Cruz e o Cristão

O Racismo, a Cruz e o Cristão John Piper




Resenhas - O RACISMO, A CRUZ E O CRISTÃO


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Alisson 23/01/2022

Cristo é tudo em todos!
Nesta obra John Piper suscita, através da observação das Escrituras, diversos argumentos contrários ao Racismo. Ele mostra, através das palavras e ordenanças sancionada pelo próprio Deus, que o Racismo é pecado e ofende profundamente o Criador e seu plano de diversidade na criação. Piper também evoca outros autores para falar sobre as questões do racismo sistêmico mas também sobre a responsabilidade pessoal na causa anti racista. Ou seja, em sua visão o racismo tem de ser tratado tanto em ordem religiosa quanto secular. Os exemplos Bíblicos que fundamentam a existência do racismo são diversos. Dentre eles, ele expõe a ganância, por exemplo, para explicar como ela contribuiu para a exploração dos negros através da escravização. Todo o tipo de diferenciação, exploração, preconceito e racismo entre pessoas de etnias distintas- explica Piper- tem origem no pecado e, para esta reparação é necessário antes de tudo o reconhecimento de que Cristo é capaz de acabar com este pecado, através do nosso empenho e amor cristão, aqui na terra agindo na igreja e na sociedade. Por fim, para endossar a verdade de que Deus abomina o pecado do racismo, John Piper traz exemplos tais como quando Pedro comete o pecado do etnocentrismo( Gálatas 2: 11-14) ou quando, por exemplo o próprio Deus repreende Mirian e a castiga com lepra após ela se posicionar contra o casamento de Moisés com uma mulher etíope (Números 12).
comentários(0)comente



Bruna 16/03/2021

Eu tive duas experiências com essa leitura, a primeira vez que tive contato eu não tinha quase nenhuma referência de leituras sobre racismo, principalmente de autores negros, fiquei surpresa com algumas falas e referências tanto sobre o conceito do racismo como em postura anti-racista. Não me agradou na sua totalidade, mas eu não entendia exatamente o motivo disso. A segunda vez que tive o contato com esse livro foi quando eu já tinha lido livros bases sobre p racismo estrutural, como Fanon e Césarie, e pude perceber como a escrita do Piper é extremamente enviesada, brinca com extremos e não se aprofunda em absolutamente nenhuma questão básica sobre o que de fato é o racismo e o que ele provoca enquanto estrutura social. Não indico esse livro pra quem nunca teve leituras sólidas sobre racismo, o perigo é a pessoa comprar 100% das opiniões inseridas nele e se achar confortável e conhecedor do assunto só por ter essa experiência do assunto. Aos que tem curiosidade sobre o posicionamento de um homem cristão branco que viveu durante o apartheid, é super válido. Todas as observações do Piper, olhadas de forma pessoal e não sendo levada como verdade bíblica são valiosas.
comentários(0)comente



Ruan Souza 23/09/2020

Uma obra necessária para reflexão dos pensamentos da igreja acerca desse assunto que é tão importante e impactante em tantas vidas.
comentários(0)comente



AndradeFS.Ju 05/07/2020

O Racismo, a Cruz e o Cristão
O livro leva a refletir sobre o racismo e formas de combate efetivas. O próprio autor reflete sobre sua juventude racista e como ele foi transformado, ensinando assim o segredo para o extermínio de vil preconceito.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR