Totem e Tabu

Totem e Tabu Sigmund Freud




Resenhas - Totem e Tabu


38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Nazrat 07/02/2021

Reconstituindo o tabu
Nunca deixo de ficar admirado com a forma pela qual Freud concatena sua linha de raciocínio. Aqui não foi diferente. Há referências a autores que escreveram sobre o tema, são colocados os pontos a favor e os contrários, sua posição e, além disso, as possíveis controvérsias que poderiam surgir.

Desde a origem do tabu e o desdobramentos do seu conceito, até a questão da formação do totem e sua relação com o pai, origem de religião, realeza, sacrifícios, estrutura social, está tudo aqui. Para posterior releitura, inclusive.
comentários(0)comente



Rita.Juelg 31/01/2021

Bom pra quem gosta do tipo
Comecei a ler querendo me aventurar, mas chegou uma hora que eu não aguentava mais, não sou muito desse tipo de livro. Mas matei a curiosidade hahahah
comentários(0)comente



Marcus Oliver 18/06/2020

Traumatizante
Acho que ler Freud, em geral, é algo traumatizante, nunca imaginaria ou inferiria que a ideia de totens e tabus estavam tão arraigadas em nossa sociedade. Ler as palavras do mais famoso psicanalista foi um deleite. Nesta leitura entendi o que é totem e totemismo, tabu e como ocorre as relações e significações de tabu e também passei horas lendo sobre a questão de animismo. Porém a pérola e a mais bela teorias foi deixada para o final, quando reuniu tudo que foi explicado e aplicou a teoria psicanalista de Freud, foi lindo. Ele não deixa uma resposta definitiva, mas graças a ele o caminho começou a ser trilhado.
Leticia 18/06/2020minha estante
Dos textos culturais do Freud, esse é um dos meus preferidos.


Marcus Oliver 18/06/2020minha estante
Essa foi minha primeira leitura dele, gostei muito, espero fazer outras leituras dele.


Leticia 18/06/2020minha estante
Indico "O futuro de uma ilusão" e "Mal-estar na civilização", não são textos tão complexos, e seguem essa linha de discussões mais culturais.


Marcus Oliver 18/06/2020minha estante
Bacana, muito obrigado pelas indicações! ?




Adriana Scarpin 16/04/2014

Totem e Tabu é um Freud que vale a pena, acima de tudo um trabalho antropológico, Freud cita logo na introdução que seu estímulo para escrever tal livro foram as obras de Jung e Wundt, perpassando todo o livro com citações da obra de James Frazer, The Golden Bough que nos dá as linhas gerais do nascimento da sociedade patriarcal primitiva, onde o pai primevo gerou uma herança de totens e tabus através de seus filhos revoltados com a onipotência desse pai.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Kit 07/02/2021

Achei a escrita deste livro bem mais tranquila de entender do que a interpretação dos sonhos, que ainda não consegui concluir, achei interessante os textos presentes aqui, as comparações são bem pertinentes e consegui absorver bastante coisa para além do curso de psicologia.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernandes99 25/10/2022

Neste livro, Freud especula sobre a origem do pensamento religioso e da moralidade na sociedade através de um ensaio psicanalítico dos costumes de povos "primitivos". Para alguém não familiarizado com o pensamento de Freud (como eu), acredito ser esse um livro de compreensão não tão fácil. Mas, como ponto basilar de qualquer pensamento de Freud, a ideia central deste livro é a do clássico complexo de édipo. Por exemplo, a grande questão moral "não matarás", tem sua origem, segundo Freud, a partir do assassinato de um pai primitivo pelos seus filhos, que logo sentem uma culpa que é transmitida as gerações futuras.
comentários(0)comente



Ramon F. 01/05/2023

...
O vivo não se sentia a salvo da perseguição do morto enquanto não havia uma extensão de água a separar os dois. Por isso as pessoas gostavam de enterrar os mortos em ilhas, ou levavam-nos para o outro lado de um rio; as expressões ?aquém? e ?além? surgiram daí
comentários(0)comente



Filino 26/06/2023

Uma reflexão acerca da origem das sociedades - e os neuróticos
Nessa obra, Freud promove uma incursão num terreno diverso daquele próprio da Psicanálise - e ele mesmo adverte quanto a isso. Mas essa empreitada resulta numa interessante reflexão. O autor demonstra, partindo de relatos de sociedades "primitivas" (sobretudo Frazer e Wundt), como o totemismo constitui ponto fundamental para a constituição da sociedade e a sua ligação intrínseca com o tabu - e daí provêm os dois "crimes" mais combatidos, quais sejam, o assassinato e o incesto. Freud ainda vai se estribar na concepção de horda originária e, a partir do assassinato do pai, estabelece uma relação com o totem e o tabu. Paralelamente a isso, demonstra como esse processo guarda estreitas ligações com o neurótico - e ambos poderiam ser explicados pelo Complexo de Édipo (que, em última instância, como o autor afirma, estaria na raiz da religião, das artes, da sociedade). Até mesmo o próprio ato de devorar o animal sagrado trará grandes implicações no âmbito religioso - e até no Cristianismo. Mas isso não significa que o próprio Freud estabeleça uma relação de causa e efeito entre esses dois âmbitos (o particular e o social) - ele está cônscio das dificuldades e particularidades de cada um desses domínios. Mas a sua reflexão não deixa de ser rica e instigante a esse respeito.

A obra traz um excelente apanhado de práticas "primitivas" - um prato cheio não apenas para quem se interessa por psicologia ou psicanálise, mas também para quem envereda nas searas da antropologia, da religião e da teoria política. Um texto de referência.
comentários(0)comente



Luna e o caos 01/04/2020

Totem e tabu
Simplesmente fantástico, muito a se pensar a partir desse livro!!!
comentários(0)comente



Minomono 15/11/2024

Bom
Gostei muito dos temas tratados no livro. No início, fiquei com medo de ser uma linguagem muito difícil, muito técnica, mas não!, foi uma leitura de fácil acesso, as vezes tendo alguns conceitos que eu não conhecia mas nada que um vídeo no YouTube ou uma pesquisa no Google resolvessem!! Muito bom!!
comentários(0)comente



leo.sabino.7 09/03/2022

Título indispensável na coleção.
Freud disseca em 4 ensaios contidos nessa obra, a influência dos povos antigos em alguns costumes e religiões atualmente empregadas.
Totem e Tabu é uma obra complexa para quem está iniciando a ler Freud na minha opinião. Porém fora uma grata surpresa o quanto consegui captar a ideia contida no texto.
comentários(0)comente



isado8ra 09/01/2023

meu deus! ele é o cara mesmo.
não entendi tudo, mas li porque a prof vai trabalhar um dos capítulos e acabei lendo tudo... mas é bem interessante e traz muitas reflexões totalmente pertinentes atualmente sobre os tabus, repressões dentre inúmeras questões que envolvem a sexualidade.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

" Há muita semelhança entre a relação das crianças com os animais e a dos primitivos. A criança não mostra ainda nenhum traço da arrogância que leva o homem adulto civilizado a desenhar uma nítida fronteira entre a sua natureza e a dos outros animais."

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563560612
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR