Cintia 16/04/2024
Excelente
"Maus" é uma obra do quadrinista Art Spiegelman, que narra a história de seu pai, um sobrevivente do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A história é contada de forma única, com os judeus representados como ratos, os nazistas como gatos e outras nacionalidades como outros animais, criando uma metáfora visual poderosa.
É meu primeiro livro cinco estrelas do ano e fiquei muito tocada lendo essa história, confesso que demorei para ler, pois tinha muito que absorver, depois que eu lia eu ficava pensativa, ruminando a história, pois é um livro que aborda muitos temas, bem além do holocausto.
O autor explora o presente e ao voltar ao passado explica o porquê o pai dele tem as atitudes atuais, pois reflete em tudo que ele passou, tudo que ele sofreu. Cada detalhe do sofrimento do Vladek é narrado, não nos é poupado nada, em vários momentos fiquei muito aflita com a narrativa.
A relação dele com o pai é bastante explorada, mostra de forma crua como tudo isso mexe com o autor, por ele não ter tido essa vivência do pai, ele sente que não faz parte daquilo. Também a forma que o Vladek é mostrado para nós, sem filtros, com falas racistas, a mesquinharia, enfim, a coragem do autor de expor tudo de forma nua e crua, me deixou muito impactada e abismada.