Rommer 31/03/2017
O Império é você
O príncipe Pedro, aos 18 anos, se apaixonou por uma jovem francesa de origem humilde. Sua mãe, Carlota Joaquina, uma mulher desagradável, de péssimo temperamento (que combinava com a péssima aparência) e orgulho exagerado, ficou contra o romance, e fez de tudo para impedir que o romance continuasse.
Graças a Carlota, o romance não durou, e a jovem deixou o Rio de Janeiro. Alguns anos depois, devido ao árduo trabalho do marquês de Marialva em Viena, Dom João VI conseguiu uma jovem e culta princesa, do berço mais dourado da época, para se casar com seu filho Pedro. A princesa era Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, que não foi considera bonita por Marialva, nem tão pouco feia. Tendo sido educada numa das famílias mais poderosas da Europa, era inteligente, culta, mas também era gentil e generosa, ou seja, um modelo de princesa européia. De início, Leopoldina, iludida pelo marquês, acreditava que a corte Portuguesa no Brasil possuía tanto conforto quanto o restante das cortes na Europa, que o Brasil era um paraíso e que seu futuro marido era um exemplo de príncipe. Porém, ao se deparar com a realidade no decorrer dos anos de casamento, lamentou seu triste destino, guardando seus lamentos para si ou dividindo-os com sua família em Viena.
Quando Dom João VI e Carlota Joaquina retornaram com a corte para Portugal, Pedro e Leopoldina permaneceram no Brasil, para desgosto da princesa grávida, onde posteriormente se tornariam Imperador e Imperatriz, e com a ajuda de José Bonifácio, lutaram pela independência brasileira.
A administração de uma jovem nação independente dava muito trabalho, mas não era apenas isso que ocupava a mente do imperador. Pedro sempre teve vários casos com diversas mulheres, porém, na época da independência, ele havia começado um caso que ajudaria a abalar sua credibilidade com os brasileiros. Essa sua notória amante era Domitíla, a marquesa de Santos, com quem ele manteria um romance durante vários anos, expondo Leopoldina a uma série de humilhações, que comprometeriam sua saúde, provocando sua morte prematura aos trinta e poucos anos.