Floradas na Serra

Floradas na Serra Dinah Silveira de Queiroz




Resenhas - Floradas na Serra


46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Rita 05/03/2023

História comovedora.
Escrita pautada por sentimentos muito fortes, descrições sensitivas e falas expressivas que tornam este livro uma obra exemplar.
A sofreguidão com que os personagens vivem é arrebatadora e são essas emoções extremas que se transferem para o leitor, sendo lhe impossível não sentir empatia e compaixão ao longo do trajeto dos protagonistas.

"Duram pouco, mas são lindas!"
"Eles me chamam... Mas, que será de mim se eu olhar para trás?"
comentários(0)comente



Fimbrethil Call 03/10/2009

Bonito
Bonito esse livro, que com muita delicadeza conta como era o tratamento das pessoas com tuberculose em meados do século XX, quando a maior chance de cura era em Campos do Jordão, onde havia mais ar puro. Muito bonito mesmo.
comentários(0)comente



Campa0 01/05/2024

Bom
Esse livro é interessante como uma parte vivenciada na história do país,quando enfrentou uma epidemia de tuberculose. Se passa em Campos de Jordão,onde sendo uma cidade montanhosa e fria, os doentes eram levados para se tratarem no ar frio montanhoso, que acreditava-se necessário no processo de cura. Basicamente é uma história sobre mulheres, suas paixões alegrias e dores. A escrita não é difícil. Não achei a história fluida, não tem grandes plot twist...e sobre a rotina é amizade das moças doentes, vivendo na pensão. Entretanto, não é um livro q se devora. Vale a pena, por retratar os fatos reais da epidemia de tuberculose no Brasil. Aliás, não só no Brasil, pois quem leu A montanha Mágica, a história se passa exatamente na montanha, com personagens vivendo nos Sanatórios para se tratarem. Resumindo, eu gostei de Floradas, mas achei um pouco cansativa a leitura.
comentários(0)comente



Katherine 17/12/2016

Além da tuberculose
Livro denso e até pesado. Embora a doença (tuberculose) seja uma das protagonistas desta história, às vezes até esquecemos que as personagens são doentes, tamanha profundidade de suas relações, que ultrapassam suas condições físicas. Há algumas passagens bastante impactantes. A amizade entre as meninas da pensão, me lembra bastante o livro As meninas, de Lygia Fagundes Telles.
O desfecho é um grande ponto de interrogação.
comentários(0)comente



Clara T 06/04/2024

Juventude Marcada pela Doença
Depois de toda a pandemia que passamos, considerando o que foi a peste negra, a gripe espanhola, foram tantas as crises por conta de epidemias que deveríamos estar acostumados.
Neste livro temos a narrativa do ponto de vista de Elza, que foi levada pela mãe para ficar em uma pensão em Campos do Jordão para tentar se recuperar de tuberculose. A doença era pouco conhecida em termos de tratamento, mas atingia uma parcela significativa da população. E em toda região serrana no Brasil foram surgindo os sanatórios para tratamentos da doença. Em sua maioria os doentes eram levados para estes locais e só saíam recuperados ou mortos. Era tão grande a procura que foram surgindo pensões que recebiam doentes e acompanhamento de médicos, mas quase todo morador acabava aceitando hóspedes em tratamento já que mesmo os sanatórios ficavam lotados.
Na rotina dos personagens havia muito repouso, as visitas diárias do médico, as caminhadas na redondeza. Apesar de evitar falar sobre os tratamentos, a maioria dos pacientes conviviam apenas com outros pacientes.
A distância da família e a sensação de estar vivendo uma outra vida permanecem nestas personagens. Por serem muito jovens, Belinha a mais nova está prestes a completar 15 anos, apesar da boa condição que as permite ficarem hospedadas na pensão e receber o tratamento "em casa" elas vivem uma vida bem simples e com algumas privações. A saúde é realmente um fator debilitante. Percebemos isso diante da expectativa da festa de Belinha que termina de forma trágica. As cartas são a forma utilizada para se manter de volta em seu mundo. Para Letícia, parece não fazer sentido voltar à vida que tinha antes. Para Lucília, não há motivos para estar em outro lugar. Mas as meninas reagem de forma diferente. Letícia é obediente e se esforça para cumprir o tratamento por conta dos elogios que venha a receber do médico. Já Lucília prefere viver a vida como se não estivesse doente já que não tem a expectativa de ficar boa.
Elza é o meio termo. Tenta não se distanciar do seu objetivo de voltar para casa e para o noivo, mas ao mesmo tempo aceita os galanteios de Flávio, um artista que vive em tratamento.
As meninas acabam por conhecer outros pacientes, uns que se recuperam e voltam para casa, e outros que são obrigadas a se despedirem no cemitério.
É curiosa a forma como a autora tenta representar o processo de amadurecimento das personagens diante do ambiente desconhecido. Situações corriqueiras não deixam de estar presentes.
A linha que tece a história é o sentimento de amizade.
comentários(0)comente



Hel 09/06/2018

Livro de Contrastes
Este é um livro sobre a morte e ao mesmo tempo sobre a vida. Quando finalmente, depois de uma árdua busca nas bibliotecas, o tive em minhas mãos, fui lendo ora chocada, ora fascinada, pois a linguagem de Dinah Silveira de Queirós é bela e lírica e ao mesmo tempo não nos poupa do lado mais pesado da doença. Nos anos 30, quando a tuberculose ainda não havia sido erradicada (ou quase) no Brasil, a jovem Elza é obrigada a abandonar sua famíia e seu noivo para se tratar em Campos do Jordão. De início ela dá a impressão de uma pessoa antipática, mimada até, pois a aparência saudável de outras pessoas lhe parece uma afronta ao seu estado. Mas em pouco tempo, com a convivência com as outras pensionistas e, de um modo geral, os outros habitantes em torno, ela vai percebendo que, onde há tanta morte as pessoas muitas vezes se apegam mais à vida; há festas, passeios na serra, visitas e até namoricos, planos sobre "o que eu vou fazer quando sair daqui". A partir de certo ponto, Elza vai perdendo um pouco o papel de protagonista e dando mais espaço para os outros personagens e seus dramas particulares. A autora não deixa de lado a crítica social, salientada na diferença entre os pacientes que podem pagar um lugarzinho numa pensão e os que são alojados em barracos miseráveis por famílias desesperadas por qualquer troquinho, mesmo arriscando ser contaminadas. E as alfinetadas no machismo; há o drama da empregada Firmiana, chutada pela patroa e pelo pai, depois que fica grávida, e ainda se acha culpada pela sua situação; a neurótica Cecília, que tem, ou melhor, força um caso com um rabugento escritor e mesmo o dilema de Elza. Na pensão, ela descobriu uma liberdade que não tinha antes, de passeios e namoros com o pintor Flávio, paciente do sanatório próximo; se ela se curar, terá de voltar para a vidinha de antes, cercada pelos familiares e para o noivado com um amigo de infância.
comentários(0)comente



carlineeeee 12/01/2024

Um pouco decepcionada com o enredo, sinceramente, mas a atmosfera do livro é exatamente o que eu imaginei
achei os últimos capítulos bem corridos, parece que a autora ficou com preguiça de escrever
comentários(0)comente



Moises Celestino 23/08/2020

"Revisão do Livro"
"Floradas na Serra", contém leitura simples e tocante, cujo texto, muito bem elaborado por Dinah Silveira de Queiroz, consagrada romancista brasileira. Teve adaptação memorável para o cinema, em 1954, que resultou num filme melodramático, mas muito bonito, por sinal. No elenco principal, a diva Cacilda Becker e o também talentoso e prematuramente falecido ator Jardel Filho. Voltando ao romance, recomendo a releitura aos fãs da nossa literatura.
comentários(0)comente



Sarita Helena 03/03/2022

Gostei do livro, estava bem empolgada com a leitura, mas não era tudo o que esperava.
A relação de amizade das moças muito bonita e suas histórias são muito emocionantes.
Está foi minha segunda experiência com audiolivros, definitivamente não é pra mim. Me incomodou as interpretações, prefiro quando é apenas lido, como por exemplo a leitura da Alexa.
Quem sabe futuramente eu leia o livro físico e mude minhas impressões.
comentários(0)comente



Vinicius357 05/08/2023

?Eu não quero olhar para trás?
"Todos aqui vieram com as mesmas esperanças e agora ali estão, misteriosos e obscuros, atrás da cortina de ciprestes.? - Incerta sobre seu futuro, Elza reflete sobre aqueles que não resistiram e sucumbiram a doença.

O livro nos traz um retrato histórico do Brasil com relação aos tratamentos da tuberculose em meados do século XX, onde alguns dos métodos consistia no repouso e a viver nos ?climas das montanhas?, ou como indica o título: nas ?serras?. Nesta obras é possível observar os impactos da tuberculose na vida dos doentes, familiares e na sociedade.

A história ocorre na cidade de Campos do Jordão, com a chegada de Elza, uma jovem que recentemente foi diagnosticada com tuberculose, ela migra para a pensão de dona Sofia, a fim de realizar o tratamento que era mais recomendado na época.

Alguns temas que irão permear a narrativa são a tristeza, a solidão, a paixão, a doença, a saudade e o luto.

É possível também identificarmos o racismo e as condições insalubres de trabalho, quando observamos as dificuldades enfrentadas por Firmiana, uma mulher preta que trabalhava na pensão, mesmo sendo alguém saudável ela acabava tendo que conviver com pessoas doentes, sem nenhuma medida de prevenção, por não haver oportunidades era o emprego que ela tinha de se submeter.
comentários(0)comente



Nica 17/11/2022

Tem que se preparar psicologicamente
É um livro super bom, bem intenso. É a realidade de 4 meninas, por grande parte do livro, que estão se tratando da tuberculose no interior. É extremamente detalhista com os sintomas, com o que as personagens sentem, chorei em várias vezes e me senti muito mal quando terminei.
É um livro muito bom, historicamente localizado tem um valor maior, mas não leria de novo.
comentários(0)comente



Karla 08/03/2021

Nostalgia
Muitas palavras podem se relacionar à historia que "Floradas na serra" nos conta: isolamento, medo, solidão, preconceito, esperança, amor, amizade.... Mas, uma em particular, acredito que consegue reunir todas as demais. Essa palavra é "Nostalgia". Lembranças de um tempo em que se tinha saúde perfeita, lembranças de pessoas queridas que ficaram para trás, lembranças de un amor à espera...
A relação entre Elza, Lucília, Letícia e Belinha marca a vida das quatro meninas de forma pungente. Os dramas narrados pela autora são essenciais para o crescimento delas, seja para a cura ou não. Mas o que fica é a amizade.
Senti falta de um final mais definido, queria saber mais, o que aconteceu depois?
Mas é um romance delicioso de ser lido. Um tema complicado, mas escrito de maneira muito sensível e agradável.
comentários(0)comente



Rafaella Britto 27/01/2018

Relembrar Dinah Silveira de Queiroz
A história brasileira é rica da presença de mulheres que deixaram sua marca nas páginas de nossa memória: na literatura, destacamos as figuras de Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst. Entretanto, outro nome merece destaque entre as autoras reverenciadas: Dinah Silveira de Queiroz.

Embora esquecida em nossos dias, Dinah Silveira de Queiroz foi a segunda mulher a receber o título de imortal pela Academia Brasileira de Letras. A escritora paulista foi internacionalmente laureada já em sua estreia com Floradas na Serra. O romance foi levado às telas em 1955 pela Vera Cruz, estrelando a dama do teatro Cacilda Becker em seu segundo – e último – filme.

Análise completa em:

site: http://www.imperioretro.com/2017/04/floradas-na-serra-relembrar-cacilda.html
comentários(0)comente



GiuLaganá 02/07/2023

Floradas de sentimentos
Para quem conhece Campos do Jordão, o livro é ainda mais interessante, pois descreve como era a rotina da cidade nos tempos em que muitas pessoas nela viviam para se isolar, em busca da cura da tuberculose.
As idas e vindas de curados e doentes, as melhoras e pioras, a morte e a vida.
Amores e amizades que se formam em meio à solidão.
comentários(0)comente



sheila_ 22/07/2009

Muito legal. Depois que li esse livro, fiquei com vontade de conhecer Campos do Jordão.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR