@vcdisselivros 05/10/2022Nem tudo o que brilha é ouro?A vida é um livro gigante com muitas páginas. Meu pai me ensinou a virar a página. Como ele costumava dizer: 'Vire a página! Chore se precisar, mas continue jogando!'"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
° Se assim como eu, você pegou o livro após ver o trailer do filme, pensando que seria sobre o assassinato de Maurizio Gucci não se engane, as mais de quinhentas páginas contam a história do Clã Gucci, desde a fundação lá por 1950;
° Por mais que seja renomada, a história da Gucci é marcada por escândalos familiares, o que ofusca um pouco o brilho e o glamour da marca;
° O interessante é ler nas páginas os altos e baixos, vendo de perto os motivos da ascensão, do declínio e do ressurgimento da marca;
° A autora, Sara Gay Forden, deixa claro que foi feita uma ampla pesquisa para a construção da obra, apresentando uma pesquisa impecável sobre a marca, a família e seus envolvidos.
POR FIM
Embora acima eu elogie a pesquisa da autora, em alguns momentos a mesma se torna repetitiva, pois a informação encontrada em um capítulo pode ser vista no outro.
Sempre que um novo nome surge na história, ela traz uma pequena biografia da pessoa, o que também deixa o conteúdo maçante. Não preciso saber tudo sobre essa pessoa, a função dela para entender o contexto, exemplo, advogado de tal parte, me basta como informação, então pode-se dizer que alguns leitores vão sentir que pecou pelo excesso.
Fora isso é tudo muito fascinante, o livro tira da zona de conforto, a história organizada de modo linear facilita a compreensão de modo que não nos perdemos entre as muitas e muitas pessoas da família e da empresa.
Você não precisa gostar de moda para ler, mas é bom ter um pequeno interesse para entender as muitas grifes que aparecem ao longo das páginas, bem como seus estilistas e coleções. Nem tudo é luxo, temos longas páginas com batalhas judiciais e barracos de arrancar sangue no tapa.
O assassinato e o julgamento estão presentes, mas diferente do que é divulgado, não são o ponto alto da obra. Claro que o ato em si de interromper a vida de uma pessoa impacta e gera revolta, porém não se apegue tanto pois o caso aparece no primeiro capítulo e em somente mais uns três próximos do final.
?A verdadeira sabedoria é aquilo que podemos fazer com as verdadeiras riquezas do mundo - além de algumas que podemos negociar ou gerenciar-, as riquezas da vida, juventude, amizade, amor. Estas são as riquezas que devemos prezar e guardar sempre" ? Rodolfo Gucci