J. B. 23/11/2023
O MELHOR LIVRO SOBRE O RANGER TEX WILLER
"Tex Willer: A História da Minha Vida" é uma autobiografia ficcional ditada pelo próprio Willer para um jornalista. Antes de falar do livro vou tecer uma breve descrição do personagem principal, o Texas Ranger Tex Willer, é um dos principais personagens de HQs do território italiano, criado no dia 30 de setembro de 1948, pela dupla Aurelio Gallepini e Giovanni Luigi Bonelli, na história "Il Totem Misterioso" (no Brasil batizada de O Totem Misterioso).
Atualmente Tex vem sendo publicado, com sucesso, em diversos países do mundo. No prefácio do livro Sérgio Bonelli, filho de Giovanni Luigi Bonelli e que até o seu falecimento, no dia 26 de setembro de 2011, trabalhou como roteirista e editor de Tex, disse que essa obra era quase um retorno aos tempos mais ingênuos da década de 1950, onde crianças escreviam para a editora achando que estavam escrevendo para o próprio Tex. Com a decisão de realizar o projeto desde livro a editora queria voltar a esse tempo, imaginando que o Ranger realmente tivesse existido e que houvesse feito um relato escrito sobre sua vida e aventuras.
Escrito pelo autor Mauro Boselli, que já vem escrevendo HQs do Ranger há vários anos, essa autobiografia ficcional nos mostra o jornalista Jack Granger procurando o famoso Willer, para isso ele se dirige até os Montes Navajos, onde na aldeia central da reserva, finalmente encontra Tex, que além de ser o agente indígena da nação Navajo, é também seu chefe, sob a alcunha de Águia da Noite.
Inicialmente ele se mostra-se relutante em contar sua vida ao jornalista e, principalmente, em deixa-lo escrever sobre ela, no entanto, por ter simpatizado com o Jack, volta atrás em sua decisão e começa a narrar suas aventuras.
Boa parte do livro cobre momentos que hoje, passados muitos anos nas histórias em quadrinhos, não são tão comentados ou relembrados, como por exemplo sua juventude e o início de sua vida como um dos mais perigosos Texas Ranger. Nesse livro vemos o personagem principal narrando suas primeiras andanças pelo oeste americano, começando por sua juventude trágica, a partir do momento em que o jovem Willer, vingando a morte do seu pai e irmão, foi forçado a viver às margens da lei, tendo sua cabeça posta a premio em vários territórios, passando pelo período onde se tornou um herói no México, seu ingresso nos Texas Rangers e o benéfico encontro com Kit Carson, do qual nasceu uma amizade e parceira de longa data.
Passamos pela Guerra Civil Americana e pelo aventuroso casamento com a doce Lilyth, com quem teve seu único filho, chamado pelos brancos de Kit Willer e pelo povo indígena de Pequeno Falcão, cujo padrinho foi o Carson, sem esquecer os fatos que mais influenciaram a sua vida, como a morte trágica da sua esposa índia, os encontros com Montales e Jim Brandon, além de contar sua primeira aventura com seu irmão de sangue, o navajo Jack Tigre.
Vemos também como ele se torna chefe da aldeia e finaliza com a vingança de um dos momentos mais marcantes de sua vida, o assassinato da sua amada. Grandes vilões das HQs do herói não ficaram de fora, tais como o inescrupuloso Steve Dickart, que passaria a usar o nome de Mefisto e Mitla a diablera, uma feiticeira capaz de transformar homens em monstros.
O inicio de sua amizade com o cientista, químico, historiador e apaixonado por qualquer coisa que tenha a ver com o oculto, o paranormal e a magia, conhecido como El Morisco e seu fiel mordomo de origem asteca, Eusébio, responsável por recepcionar os Pards, com uma generosa porção de batatas fritas, acompanhadas por um bife de um palmo de espessura e muita cerveja, sempre que eles precisam da ajuda de Morisco.
Porém, não espere no livro a descrição de belas paisagens, análises profundas de personagens. Nele Tex narra sua vida tão rápido quanto sacava seus colts.
Além de ter uma bela história esse livro nos trás lindas ilustrações inéditas que trazem para a obra um clima ainda maior do western americano, que podem ser vistas em cada capítulo, elas retratam alguns acontecimentos da vida de Tex, e foram desenhadas pelo ilustrador e quadrinista italiano Fabio Civitelli.
Civitelli é o responsável pela arte de algumas das melhores HQs do personagem, que se disponibilizou em desenha-las como se tivessem sido feitas por um ilustrador do final do século XIX, tal empreitada acabou por nos oferecer um conjunto de reproduções muito agradável e encantador, como se pode constatar nas ilustrações utilizadas nesse review.
A única falha nessa obra é o fato dela ser curta, na minha opinião esse livro comportaria, facilmente, o triplo das 208 páginas que possui.
Enfim Tex Willer: A História da Minha Vida se mostra uma leitura que, ao mesmo tempo que é divertida, é também empolgante, ela consegui causar, principalmente para os fãs de longa data do personagem, uma sensação de saudosa nostalgia, nos remetendo a um tempo em que brincávamos de cowboys e índios, passávamos as tardes de sábado assistindo western e nos deliciávamos com as aventuras de Tex e seus Pards.