Lili Machado 17/05/2013A conclusão da saga, através da batalha entre o bem e o mal.Son é o quarto e último livro juvenil de Lois Lowry, da série que inclui O doador, Gathering Blue, e Messenger.
A conclusão da saga, através da batalha entre o bem e o mal.
Son é a estória de Claire, a mãe de Gabe, o menino de O Doador.
É escrito em 3 partes, vividas em 3 comunidades diferentes: Antes, Durante e Depois.
Antes, acontece no mesmo local e tempo de O Doador, onde Claire é uma mãe doadora, cuja responsabilidade principal é gerar bebês. O livro conta a estória de um ponto de vista diferente: o de Claire. Claire foi destinada a ser mãe, aos 12 anos; e no começo do livro, está grávida. Ela dá a luz a seu primeiro filho, aos 14 anos, mas alguma coisa dá errada e ela tem de fazer uma cesariana. Por conta das complicações do parto, muda de função, para trabalhar com criação de peixes. Ela, porém, continua a tentar conseguir informações sobre seu bebê, e descobre que seu filho era um menino, chamado 36. Ninguém da comunidade oferece ajuda nem compartilha de sua tristeza (ou de qualquer outra emoção). Claire descobre que a creche é perto de onde ela trabalha vai até lá e acha o 36. Ela começa a trabalhar como voluntária na creche, onde lida com o menino e estreita seus laços de amor materno ela nunca tinha tomado as tais pílulas que eliminam as emoções, para todos os habitantes da sociedade porque ficara grávida muito cedo. 36 é Gabriel (Gabe), e não consegue dormir bem. Fica mais tempo que as outras crianças na creche, em contato constante com Claire. O cuidador que o leva para casa, é o pai de Jonas (também de o Doador), pois como a criança não se adaptou bem, será sacrificada. Sabendo disso, quando Jonas foge, levando Gabe com ele, ela se desespera e sai á sua procura, num barco, durante uma tempestade.
Durante, é a parte em que Claire é resgatada das águas, quando chega numa pequena vila. Ela não se lembra de nada, e só recupera a memória, quando vê uma amiga dar a luz a uma criança, descobrindo que tinha um filho e que tem de encontrá-lo. Para sair da vila, ela aprende a escalar as montanhas, para fugir e cair no oceano perigoso. Passa anos se exercitando e fortalecendo seu corpo, com a ajuda de Einar, por quem ela se apaixona. Ela aceita trocar sua juventude pela possibilidade de encontrar seu filho, com um acordo com o Mercador (de Messenger) um elemento sobrenatural.
Depois, no fim do livro, Gabe está crescendo na mesma vila onde se passa Messenger. Kira e Jonas estão casados e Jonas lidera a comunidade. Gabe descobre que uma mulher idosa o olha com atenção (é Claire). Ele tem o dom da empatia, de entender a perspectiva do outro. Quando Claire está para morrer, ela conta a verdade para Jonas, que, a principio, não acredita em Claire, mas se convence quando ela começa a falar sobre suas memórias compartilhadas, e entende a malignidade dessa verdade. Claire está morrendo, e Jonas conta a Gabe que ela era sua mãe. Gabe compreende que o Mercador deve ser morto, pois se alimenta de sofrimento.
Então, ... agora só lendo o livro...
O tema principal de Son, é a escolha entre fazer o que é certo e o que é fácil, porém errado. Como qualquer leitor de contos de fadas já sabe, seguir os desejos do coração é sempre um caminho para o sofrimento, seja qual for a beleza das intenções.
Nas 3 sociedades, porém, descobrimos que o amor é o que define o ser humano.