Mrs. Dalloway

Mrs. Dalloway Virginia Woolf




Resenhas - Mrs. Dalloway


1478 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Daniela 23/10/2023

Fluxo de consciência
Ler Virginia Woolf, assim como ler Clarice Lispector, é uma experiência que envolve uma mistura de confusão. Devo confessar que esse tipo de escrita não me atrai particularmente. Em "Mrs. Dalloway", Woolf adota um estilo conhecido como fluxo de consciência, explorando os pensamentos de personagens com pontos de vista distintos. Isso faz com que os leitores, acostumados com as estruturas narrativas mais convencionais de começo, meio e fim, tenham que fazer um esforço inicial para se adaptar à escrita de Woolf e, assim, conseguir acompanhar todos os acontecimentos.

No entanto, isso é apenas um detalhe. Na minha perspectiva em relação ao livro, não sinto que a abordagem da escrita tenha sido o principal motivo para minha falta de apreço pela leitura. O que verdadeiramente não me agradou foi a história em si. Não consegui me conectar com os personagens, e muitos deles pareciam carentes de profundidade. Enquanto percebi que Dalloway era uma mulher com pensamentos profundos internamente, sua aparência externa me parecia esnobe e superficial. Além disso, alguns eventos intensos envolvendo outros personagens não pareciam contribuir significativamente para o enredo principal, deixando uma sensação de vazio e insignificância ao abordar esses elementos.

O livro se revelou monótono e excessivamente detalhado em assuntos que não tinham relevância para a trama. Contudo, devo mencionar que encontrei algumas frases e partes interessantes na obra. Portanto, não considero a leitura como algo em vão ou de que me arrependa, mas não é uma obra que eu recomendaria a todos.
comentários(0)comente



Mion 22/10/2023

Livro muito interessante para se pegar itens da epoca pós - 1a Guerra que nao costumamos observar e pensar.
Mas foi um livro dificil de ler.
Embora cada item revolucionário da autora para a época e seus costumes era percebido como um divisor de aguas.

A complexidade das personagens femininas deixa bem claro pq a autora é reconhecidamente como uma autora feminista.

Se eu nao tivesse lido, tenho certeza que continuaria com umas visões mais simplistas da época dela e suas mulheres. Ou ao menos, de suas ideias.
comentários(0)comente



Maria16577 21/10/2023

Maravilhoso. Um daqueles "slice of life" que poderiam tomar lugar em qualquer ponto da vida dos vários personagens, mas tão bem escrito e inspirado que faz parecer que a vida de todos eles culmina naquele ponto, toda sua personalidade e trajetórias expressas em um espaço de poucas horas de narrativa.
comentários(0)comente



masta.doc 21/10/2023

Pessoas ansiosas se identificam, pessoas com TOC enlouquecem
Se você não gosta de uma leitura não-linear, é melhor não ler. Virgínia Woolf salta da neurose de um personagem para o outro, poucos raciocínios se concluem.

Tudo se passa no período de um dia, alguns personagens com seus terrores cotidianos e simples, mas como todos os nossos pequenos problemas, na nossa cabeça viram monstros de sete cabeças; outros com problemas que no curso de uma decisão podem mudar vidas.

O pano de fundo é a vida da pequena nobreza Inglesa, pessoas que se preocupam muito com a própria imagem (com raras exceções) perante uma sociedade que ainda está remendando as feridas dos horrores sofridos na Primeira Guerra Mundial.
comentários(0)comente



favplacecth 21/10/2023

Apesar de poética, a escrita e o fluxo da história pode ser muito confusa e nada fluida.

As coisas acontecem de uma forma muito rápida, inclusive as passagens de um personagem para o outro o que dificultou a minha conexão com alguns deles, especialmente com o Septimus, que francamente eu gostaria de ter sentido um pouco mais.

Pensei em abandonar, mas queria saber se no final, Mrs Dalloway se renderia ao seu antigo amor (Petter) ou ficaria com Richard, minha maior questão dentro do livro não foi respondida, o que fez minha leitura ser um pouquinho frustrada.

Vou tentar outros livros da autora, mas esse definitivamente não me pegou.
comentários(0)comente



lyrkiv 20/10/2023

Septimus você merecia mais
Esse é o tipo de livro que você tem que dedicar a leitura somente nele, separar um dias só pra ele. É fundamental que você tenha uma atenção bem maior, se não qualquer deslize ja era, não flui e você se perde (por exemplo na troca de "pov" dos personagens, não tinha um aviso prévio, me pegou de surpresa várias vezes kkkk).
Mas resumidamente, que obra linda, o jeito que a Woolf narra os pensamentos do personagens, a forma que ela se aprofunda em cada mínimo datelhe me deixou pasma. A capacidade que ela tem de deixar o simples mais complexo, descrever sentimentos de uma forma tão clara, fiquei maravilhada, de verdade.
E pelo título da resenha, se o livro fosse mais centrado no Septimus, seria muito interessante.
É isso beijo.
comentários(0)comente



leti st james 20/10/2023

Did it matter then, she asked herself, walking towards Bond Street, did it matter that she must inevitably cease completely? All this must go on without her; did she resent it; or did it not become consoling to believe that death ended absolutely?
comentários(0)comente



Dudysmk_ 20/10/2023

Nível hard
Muito difícil de ler, demorei muito pq queria entender.
A forma como a autora escreveu sem capítulos, e com uma narração através dos pensamentos dos personagens te faz se perder e muitas vezes não saber qual personagem tá pensando.
É um livro bom porém difícil de ler.
comentários(0)comente



Mychelly.Vasques 19/10/2023

...
é uma leitura muito difícil e bem desafiante, a parte mais complicada, e diga-se de passagem mais genial também, foi o fato de não ter capítulos, é uma coisa só. é bem difícil seguir a linha de raciocínio, as vezes eu me perdia, não sabia sobre quem ou quem estava narrando, é bem difícil acompanhar, definitivamente não é uma leitura para qualquer um. não era o que eu esperava, mas isso é majoritariamente culpa minha, talvez eu aprecie mais a leitura lendo uma segunda, sabendo como funciona dessa vez.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



kkkkkaren 14/10/2023

[?] mesmo com sua ausência, tudo isto vai continuar; [?] havia consolo em ver na morte o fim de tudo?
comentários(0)comente



Dafny2 13/10/2023

Virgínia
É muito difícil acompanhar o raciocínio da autora, os pensamentos e falas de cada personagem presente na história. É uma leitura muito difícil mas que me deixou bem intrigada, interessada.
comentários(0)comente



Gabi.Rodrigues 11/10/2023

Incrível.
Como um livro consegue ser tão sensacional e complexo ao mesmo tempo? Um livro com uma leitura super difícil, já que ele não é dividido em capítulos e narra (por meio de fluxo de consciência) o dia tanto de Clarissa Dalloway, como o de outras pessoas que fazem parte do convívio da protagonista.

É um livro que demorei para ler, mas que vale muito a pena a experiência. É uma filosofia, uma história que traz questões de uma Inglaterra pós Primeira Guerra Mundial, narrando também sobre questões da sexualidade, saúde mental, conflitos familiares, a vida e a morte... Enfim, a sensibilidade com a qual Virginia Woolf transmite os sentimentos dos personagens no papel é uma experiência única e magnífica.
comentários(0)comente



Heitor 09/10/2023

A história de Clarissa e Septimus
Mrs. Dalloway é um daqueles Romances com R maiúsculo. as coisas ordinárias da vida formam o museu dos homens; e aqui, a partir do momento que Clarissa declara que ela mesma compraria as flores para a festa que daria naquele dia, somos impelidos a acompanhar as profundezas de uma vida através do caráter ordinário do dia-a-dia de cada vítima. Clarissa e Septimus, além de serem as figuras centrais da trama, são o reflexo de uma época e a esperança das próximas gerações. a obra esbanja personalidade estilística e acaba por te arrebatar na prosa dos dramas. leiam Mrs. Dalloway; aprendam a enxergar o mundo com seus próprios olhos.
comentários(0)comente



Raquel.Furchinetti 09/10/2023

Suplício!
Sei que é uma obra famosa de uma autora badalada, mas para mim foi um suplício de leitura. Só não foi mais porque o livro não é tão longo. Entendo a questão da novidade do fluxo de consciência na época e de seu uso, mas tem gente demais, pensamentos demais. E parece perturbado demais como foi infelizmente a autora. Alguns pontos que valem a pena: são as discussões das reminiscências dos tempos de quando eles eram jovens versus o tempo quando mais velhos e o que houve em relação ao que se esperava em suas vidas. Também destaco a interessante do tempo pós-guerra e da aparição de novidades como carro e avião, o que para nós já é tão comum. Enfim, o livro vale pelo começo e pelo final. O meio é uma viagem bem chata de acompanhar.
comentários(0)comente



1478 encontrados | exibindo 316 a 331
22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR