Ana 10/02/2021Onde está a obscuridade?Jude é o santo padroeiro das causas perdidas, e junto com o apelido de "obscuro" dá pra ter uma ideia do que encontraremos no romance.
Essas duas dicas do título não foram suficientes para me preparar para a desolação absoluta retratada no livro. Mais de uma vez, senti um nó na garganta e uma vez senti que não conseguia continuar lendo. Foi muito triste ver a esperança e a ambição esmagadas. Mas a vida não é justa e nem sempre tem um final feliz.
Dito isso, este romance trata de temas que
parecem tão novos. Hardy escreve sobre o abismo social que existe entre a classe média em ascensão e as classes mais ricas. O moralismo extremo da sociedade e da religião que obriga as pessoas a se conformarem.
Embora o título do romance tenha o nome de Jude, a personagem mais intrigante do livro é Sue Bridehead. Sue é descrita como sendo assexuada, um ser puramente intelectual no romance. Ela é aquela que desafia as convenções, questiona as regras da religião, questiona a instituição do casamento. Se não for por seus temas relevantes ou sua escrita agradável, Jude, o obscuro vale a pena ser lido por causa de Sue.