spoiler visualizarVanetti 21/11/2021
Expandir a mente e derrubar velhos paradigmas
Lançado em 1935, o livro Cartas de uma morta é o único escrito pelo espírito daquela que foi, aqui na Terra, a mãe do médium Chico Xavier. Ele, o livro, possui uma característica muito interessante. É formado por 124 capítulos curtíssimos (alguns com menos de uma página) e complementares de modo que a leitura se torna contínua e instigante. Escrito em linguagem simples (se comparado aos livros escritos pelo espírito Emmanuel, por exemplo), o livro apresenta relatos da evolução de D. Maria João de Deus no plano espiritual desde os primeiros dias de seu desencarne até o trabalho de assistência em que passou a se dedicar após “reaprender” as características de sua nova vida no além-túmulo.
É um livro para ler com a mente aberta. Pois, vai nos colocar para refletir sobre nossas crenças a respeito da vida e da morte. Muitas das quais plantadas em nosso subconsciente, em grande parte, pelas doutrinas religiosas que aqui se apresentam. Como ela mesma descreve no capítulo 79: “Nós, os religiosos, não acharemos o que nos prometiam as nossas igrejas, ...”. Quero, aqui, permitir-me um relato pessoal. Fui criado, desde tenra idade, entre duas correntes religiosas opostas, porém, complementares sob diversos aspectos. A religião católica romana e uma religião zen-budista de forte influência xintoísta. Nesse sentido, questões espirituais sempre estiveram muito presentes em minha vida. A contraposição entre essas duas correntes religiosas, no que tange a vida espiritual, sempre me fez tecer longas reflexões sobre a vida, a morte, os espíritos e, é claro, a vida em outros mundos. De modo que a leitura do livro da mãe de Chico Xavier é um divisor de águas. De maneira despretensiosa, nos apresenta uma realidade invisível aos olhos carnais rica de formas e de níveis de evolução e que coloca a nossa querida Terra à guisa de escola espiritual de nível primário.
Se podemos ou não acreditar nas “Cartas de uma morta”? Isso depende do nível de expansão de consciência de cada um. Mas, vale o benefício da dúvida. Nos capítulos finais, em que D. Maria João de Deus relata sua excursão ao Planeta Marte, sempre acompanhada do seu instrutor espiritual, ela descreve, já em 1935, uma característica geofísica marciana que só foi atestada pela ciência humana em 2021. Trata-se da água existente no interior do planeta vermelho. No capítulo 116, ela relata: “As águas são muito mais raras. (...). Afirmou-me o protetor que grande parte das águas desse planeta desapareceram nas infiltrações do solo, combinando-se com elementos químicos das rochas, (...)”. Em março de 2021, um estudo conduzido pela doutoranda do Instituto de Tecnologia da Califórnia Eva Sheller publicado no periódico científico Science em 16/03/2021 sugere que, em torno de 30% a 99% da água de Marte tenha se perdido na crosta do planeta e atualmente pode estar retida dentro de minerais na crosta marciana. Como Chico Xavier poderia ter sabido dessa característica a quase 100 anos? Lembrando que, na época, os aparelhos ópticos humanos de observação cósmica eram infinitesimamente inferiores aos atuais e que a tecnologia espacial oficial humana era quase inexistente, que não havia a transmissão instantânea de conhecimento mundial que há hoje através da internet; como poderia um jovem de 25 anos do interior de Minas Gerais que mal completara o ensino médio, obter tal informação?
Em filosofia, a ignorância é, em sentido genérico, a atitude daquele que, não sabendo utilizar suas capacidades racionais, engana-se quanto ao conhecimento tomando por verdade uma falsa realidade. Desde as ondas do rádio até o moderno wifi, já conseguimos aceitar como reais muitas coisas que os olhos não enxergam. Quanto à realidade espiritual, acredito que a dificuldade da nossa sociedade em aceitar, estudar e conviver se dá mais por causa do medo do desconhecido do que pela descrença. Afinal, já disse Shakespeare em 1600 d.C.: “Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia”.
site: https://www.facebook.com/groups/1551020334967412