Nós matamos o Cão Tinhoso!

Nós matamos o Cão Tinhoso! Luís Bernardo Honwana
Luís Bernardo Honwana
Luís Bernardo Honwana
Luís Bernardo Honwana




Resenhas - Nós matamos o cão-tinhoso


325 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Bruno 19/11/2024

Livro africano do século XX
Deveria ser introduzido um sistema de avaliação no ensino escolar sobre livros de literatura africana de língua portuguesa para o povo brasileiro reconhecer de forma mais clara a influência da África na formação do Brasil, e o seu legado para as futuras gerações.

Amanhã é dia da consciência negra, e nesta véspera conclui esta obra aclamada pelo público literário internacional. Livro africano do século XX de autoria de Luís Bernardo Honwana, recomendo.
comentários(0)comente



-Asmodeus- 18/11/2024

Dina
Particularmente, eu gostei. Sei que. Muita gente acha esse livro meh, mas gente, já li tanta merda (trono de vidro, por exemplo), e esse livro está longe de ser ruim. Pode não ser do seu estilo, mas a crítica é ótima e eu sinceramente acho esse um bom livro de contos. Contos moçambicanos que toca no colonialismo, no racismo, na passividade diante do colonizador, as crianças e a infância, a mulheridade e a exploração. Um livro muito bom. Meu conto preferido foi Dina, achei bastante profundo... Tive que ler esse livro pra escola e pra fuvest, e acho uma importante leitura. Leitura essa que é muito tranquila e leve, ainda que os temas sejam mais sérios, é fácil de ler assim que você pega o ritmo do português moçambicano. Incrível pra conhecer a cultura dos nossos brothers lá da África, suas línguas nativas e suas questões, tão parecidas com as nossas... Muito bom livro.
comentários(0)comente



Gabriel.Carbinatti 17/11/2024

.
Um livro bom, apresenta vários pontos de vista sobre os africanos e realmente mostrando a ideia de oprimido e opressor, colonizado e colonizador durante o livro
O conto que dá nome ao livro é bem agonizante e extremamente frustente e te traz uma agonia tal como pode imaginar sendo a do colonizado....
enfim é um livro bom e acho que foi claro a deixar essa relação nas páginas
comentários(0)comente



gukjjjkk 14/11/2024

Nhinguitimo
De um autor moçambicano, que foi militante da FRELIMO, Nós matamos o Cão Tinhoso é um livro com uma série de contos pesados que retratam a vida de um país colonizado e suas consequências. Luís Honwana fez uma obra autêntica e triste, em alguns contos até num certo tipo de eufemismo - o próprio Nós matamos o Cão Tinhoso. Obrigado FUVEST por pedir essa obra fantástica e rica.
comentários(0)comente



llla.u.ra 04/11/2024

??
?Pois olha: foi para mostrar que o que os homens fazem, é apenas obra de homens... Que o que os homens fazem é feito por mãos iguais, mãos de pessoas que se tiverem juízo sabem que antes de serem qualquer outra coisa são homens. Deve ter sido a pensar assim que Ele fez com que as mãos dos pretos fossem iguais às mãos dos homens que dão graças a Deus por não serem pretos?
comentários(0)comente



MoonLostStars 04/11/2024

Eu comecei a ler por conta do vestibular da FUVEST.
No começo achei que seria chato o livro... mas lendo ele pareceu ficar melhor.
Porém, em meu gosto pessoal, não leria novamente.
Talvez se eu lesse de outra maneira ou em outra época da minha vida eu entendesse melhor.
Acho ótimo o que o livro quer denunciar da questão que o país estava vivendo.
E isso acho que é a parte principal do livro. Mas para mim, o livro em si é meio difícil de entender.
comentários(0)comente



Manokks 01/11/2024

Novamente venho aqui dizer que é muito difícil resenhar e dar nota pra um livro de contos, pq por exemplo eu gostei muito do conto nos matamos o cao tinhoso mas Nhinguitimo eu nem entendi direito, mas enfim né é legal mas não sei se esse eu recomendo sem ser pra vestibular mesmo
comentários(0)comente



Okcat ðº 01/11/2024

Sem palavras, simplesmente incrível
O livro é um conjunto de contos e cada história te toca de um jeito.
Eu não tenho palavras pra descrever como me senti lendo esse livro, só consigo dizer que ele é incrível em todos os aspectos e é impossível não se sentir impactado depois de ler cada história.
comentários(0)comente



Julia4024 24/10/2024

Nós matamos o cão tinhoso
é um conto bem triste, mas passa uma historia que se aplica a nossa sociedade! podemos aplicar a história do cão tinhoso na nossa vida. O cão tinhoso era forte, mas ela excluido e maltratado, apenas a isalra fazia carinho nele, o final é triste mas vale a pena ler!
comentários(0)comente



Ana 23/10/2024

Palpável
Escrita muito esperta e sensível. Apesar de não ser familiar a muitas coisas apresentadas, senti uma conexão forte com as realidades e os sentimentos narrados nos contos. Com certeza merece 5 estrelas em termos de qualidade, mas minha avaliação se propõe a ser subjetiva somente. Recomendo!
comentários(0)comente



dodoraswift 20/10/2024

Não me pegou tanto
Se não fosse para a escola eu não leria, mas não chega a ser uma leitura cansativa.

Tem contos muito bons ao mesmo tempo que tem um conto que eu não entendi nada (não estou de maneira nenhuma culpando o autor).

Mas eu realmente gostei de como ele retratou a violência colonial e a impotência dos personagens perante esse abuso.

Definitivamente não seria um livro que eu indicaria para todos, mas tem contos bons sim.
comentários(0)comente



Lara 20/10/2024

Muito bom
Contos curtos, mas de uma sensibilidade extensa e profunda. A cada história você se se te mais tocado, mais abraçado aos personagens... Vale a pena a leitura
comentários(0)comente



Cristian76 16/10/2024

É muito superestimado
É um livro legal, vários contos onde já vimos em muitos outros livros, mas o que os outros conseguiram, para mim, este não conseguiu... Me entreter. Os contos são curtos e ainda assim, longos demais no sentido de arrastado, por pouco não desisti dele no início.
comentários(0)comente



Juju Do Pix 14/10/2024

Tiro no peito
Uma ótima recomendação da FUVEST, merece mais reconhecimento! ???

"Nós Matamos o Cão Tinhoso" é um livro que não tem muito o que dizer sobre, ele é cru, bem direto ao ponto. O livro introduz a gente a uma série de contos sobre a vida em Moçambique durante a época do colonialismo, e cada conto mostra uma parte da realidade na época, que era cruel

O conto principal, 'Nós Matamos o Cão Tinhoso', é logo um balde de água fria para começar, o conto - como todos os outros - é uma denúncia de como o povo de Moçambique era tratado pelos colonizadores, em alguns contos a visão é mais metafórica, em outros, é uma visão nua e sincera, que traz um choque muito grande durante a leitura ?

Cada conto tem seu ponto destaque, e todos possuem a leitura fácil porém dura que pertence ao livro, e isso que traz destaque pro livro, além da importância do seu tema, leiam!
comentários(0)comente



Maria 12/10/2024

Nós matamos o cão tinhoso!
Eu AMEI esse livro. Tem vários contos, mostrando a vida dos moçambiquenses enqnt eram colonizados por Portugal. Li por conta de vestibular, mas se tivesse ouvido falar por fora teria lido msm assim, pq eu amei, muito bom.
comentários(0)comente



325 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR