Dune

Dune Frank Herbert




Resenhas - Dune


46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Isabelle248 07/11/2021

Longo, mas interessante
Gostei bastante. O livro não termina com uma resolução do problema, me lembrou um pouco Fundação de Asimov, mas com mais ação. A história é complexa, mas muito interessante. Pretendo ler os outros.
comentários(0)comente



Paulo.Netto 30/10/2021

Provavelmente entre as melhores ficcções científicas de todos os tempos
História extremamente interessante, onde a ficção científica muito bem elaborada, detalhada e verossímil, parece na verdade ter o propósito de servir de pano de fundo para o desenrolar de uma trama política, embrenhada de sutilezas, traições e disputas de poder. A história vai apresentando diversas facções, todas as princípio envoltas em muito mistério, que estimulam uma curiosidade para aprender mais sobre as motivações, costumes, culturas relacionadas a esses grupos.

Na minha primeira leitura tive dificuldade de entendimento (em grande parte por ser a versão em inglês e estar tendo dificuldade com o vocabulário) e acabei abandonando depois de ler um quarto do livro. Com a adaptação mais recente para o cinema ficou mais fácil ter ideias para imaginar os cenários descritos do livro, e dessa vez li do começo ao fim quase como uma obsessão. História muito interessante mesmo e, para aqueles que tiverem gostado do livro, ainda tem a vantagem de existirem vários outros livros que continuam e expandem a história que se inicia em Duna, escritos pelo próprio autor e, posteriormente, por seu filho também.
comentários(0)comente



Joseph 19/10/2021

Um mundo novo!
Mundo político e complexo. Cheio de profecias e ramificações sobre o futuro. Com sua linguagem e costumes próprios.
comentários(0)comente



Marco 07/10/2021

Extremely valuable for its ideas, but still flawed
Overall Dune is a great book for the ideas it shares with the reader. It explores in depth what a balanced existence between nature and human would (or should) be like while showing what happens when men do no respect nature and explore it with no regards. It is also impossible not to see all the influence this book has had on the works of fantasy and science-fiction along the years. Be it star wars, star trek, back to the future or a song of ice and fire to cite a few, Frank Herbert's was there all along to show them the way. The down side of the whole thing is, for me at least, definitely character development and pace of the story. At times it seems like Herbert was so focused on the ecological, philosophical, sociological and religious aspects of it that he didn't developed the characters all that well. I was unable to sympathize about the vast majority of the cast. In fact I feel like the among the very few charismatic characters are the Fremen people as a whole, and the planet Arrakis' own ecosystem. Another aspect that I didn't enjoy was the final part of the third act. Everything seemed immensely hasted and the end given to some characters was extremely hurried and at times even stupid. it felt like some of them were just completely disregarded by the author as he wanted to have the plot finish right and there. For those reasons I give this book a light 4 stars. Hoping the sequels will improve where this book slipped.
Joseph 19/10/2021minha estante
I felt the same way




Marina 02/08/2021

Eu esperava mais, mas foi bom mesmo assim
Resolvi ler Duna devido ao filme Denis Villeneuve. Por conta de toda hype ao redor do filme, fiquei com elevadas expectativas para o livro também.

O universo construído pelo autor é bem diferente, o que é bem legal. Contudo, por conta disso em alguns momentos eu me senti perdida. Também, não me apeguei a maior parte dos personagens. Nem o Paul, nem a Chani, nem a Jessica. O que eu mais gostei foi o Duque Leto.

De qualquer forma, é um livro que vale a ler. Confesso que esperava mais, mas foi bom ler mesmo assim.
comentários(0)comente



Bee 27/01/2021

Até agora o melhor livro que li esse ano, esperava uma leitura parada e cansativa, porém me surpreendi com a dinâmica da escrita, após ler o início, o livro te leva a querer ler cada vez mais rápido.
Mel 01/11/2021minha estante
é muito difícil de ler em inglês?


Bee 01/11/2021minha estante
eu achei um pouco complicadinho sim, algumas partes tive que procurar o contexto todo pra entender




Anderson 14/01/2021

Construção de mundo muito boa, mas só
Impressionante construção de mundo e interessantes comentários sobre religião, mas de resto o livro não me pegou. Os personagens são um tanto superficiais e aqueles monólogos interiores são um bem pobres. Além disso, alguns aspectos datados (a homofobia gritante) me incomodaram bastante. Vale ler pra quem procura uma história de aventura sem grandes surpresas.
comentários(0)comente



Andre 26/09/2020

Eu sei que esse livro é bem popular, se eu não me engano é o livro de ficção científica mais vendido, mas infelizmente não foi pra mim.
O plot principalmente eu achei bem tedioso, não conseguiu me prender, a construção do mundo é legal mas o autor joga muita coisa do nada sem dar explicação, me senti um pouco perdido.
Como eu disse acho que só não é do meu gosto mesmo, reconheço a importância e a grandeza de Duna
comentários(0)comente



Dominique.Auler 23/04/2020

Uma obra verdadeiramente merecedora de sua importância. Uma ótima leitura desde o início, Dune toma proporções épicas no desenvolver de sua trama.

Um dos maiores marcos da ficção científica, com personagens envolventes, tramas elaboradas, emoções intensas e mensagens fortes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maitê 14/03/2019

Esperava uma jornada do herói, como em muitos sagas famosas, mas apesar de ser exatamente isso, ao mesmo tempo subverte o gênero.
Não temos alguém pegando na nossa mão e nos mostrando esse universo recém descoberto pelo herói. Somos jogados nesse mundo, sem nenhuma ajuda, enquanto nosso herói vive sua grande jornada.
Mas logo fica claro que ele não é um herói comum, ele não precisa de um Hagrid para te mostrar o caminho, por que ele de alguma forma, já conhece tudo o que é necessário e o que nem imaginamos ser possível. E o seu grande inimigo que precisa ser derrotado, é ele mesmo.
O livro é quase poético, algo que eu não esperava de um livro de ficção cientifica. Mas esse não qualquer um livro.
Mel 01/11/2021minha estante
vc achou complicado de ler em inglês?


Maitê 01/11/2021minha estante
Eu tenho muita prática em ler em inglês então talvez não seja a pessoa mais adequada a dizer do nível de dificuldades.Eu não achei complicado, mas é um livro denso, como qualquer outro de fantasia onde se é apresentado um novo universo


Mel 01/11/2021minha estante
entendi!! eu moro nos eua faz pouco tempo e já li muitos livros em inglês, então acho que não tem problema ne?




Diego Nei 04/09/2015

Mais do que parece
Além de ser um conto de ficção científica muito bem escrito, o livro traz um comentário muito elaborado sobre política, religião e ecologia. Frank Herbert consegue criar um universo complexo, mas simples de se acompanhar. #mustread
comentários(0)comente



Leandro 06/03/2013

One Of The Greatest Science Fiction Novels Of All Time
The Dune series is a modern epic in its own right. I haven't read all the books just yet (just 4 so far). Still it's one of the most complete and detailed saga I've ever come in contact with. It's one of the greatest science fiction novels of all time. Frank Herbert did an amazing job. I still do not know if the story is set in our own Universe (humans - Earth)--in this case would it be in a really distant past or future? I don't know--or if Frank Herbert has created a whole new Universe. I like the latter one better, for it takes a real master to come up with all the aspects of a new environment, society, economy, politics, technology, culture and social values and extrapolate them in full detail and weave a story around them. You know what "they" say "the spice MUST flow!"
comentários(0)comente



Lucas 25/11/2012

Dune
Quando comecei a ler Dune, de Frank Herbert, vi uma citação de Arthur C. Clarke na contra capa que dizia que Dune é o Senhor dos Anéis do sci-fi, algo do tipo. Fiquei animado pra ler mas não deixei aquilo influenciar minha opinião sobre a história. Na leitura percebi que Clarke tem certa razão.
Dune é um livro profundo, baseado num planeta parte de um grande Império. Esse Império não é descrito e detalhado, a mitologia de plano de fundo é obscura, mas a realidade que o autor traz a Arrakis, o planeta chamado de Dune é incrível, visto principalmente no povo nativo, os Fremem. O livro é permeado do começo ao fim pelos costumes e cultura Fremem, que enriquecem extremamente o livro e dão ao planeta de areia uma verossimilhança incrível.
O personagem central, Paul Atreides, não é o herói clássico conforme descrito por Joseph Campbell, apesar de aparentemente seguir os passos básicos na jornada. Vê-se posteriormente que ele foi de certa forma "criado", mas isso de maneira alguma tira a grandiosidade do conto, ao contrário, a aumenta.
Os membros da sociedade Imperial também enriquecem a história, os soldados imperiais chamados Sardaukar, a CHOAM que explora a melange (especiária, que na verdade é uma droga viciante, que gera grande lucro ao Império), os contrabandistas, e os mais fascinantes, as Bene Gesserit e os Mentat. Para não me alongar não vou descrevê-los, mas como o livro foi lançado em 65 e vendo as capacidades e habilidas dos dois grupos não posso deixar de pensar que Gene Rodenberry se inspirou neles, e misturando ambos deu origem aos Vulcanos! T'Pau com certeza era inspirada numa Reverend Mother!
A família rival, os Harkonenns, achei mais envolvidos no esquema das coisas do que realmente maus no sentido clássico do bem contra o mau. No livro todos os personagens e facções são mais cinzas do que brancas ou pretas, o que também me agrada.
Em resumo, grande livro, realmente uma obra-prima do Sci-fi, e escrito por um autor que tem um estilo bastante sofisticado se comparado a outros do gênero, o que torna a experiência literária mais satisfatória!
comentários(0)comente



Gontijo 11/02/2012

EXCELENTE!
Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores romances de ficção científica que já li em toda minha vida. Frank Herbert consegue abordar questões como política, guerra, amor, traições, ecologia, geologia... tudo num romance só. Fala sobre a vida de Paul Atreides, que tem a sua vida transformada pra sempre quando se muda de seu fértil planeta Caladan para o Desértico planeta Arrakis, também conhecido como Duna. Apesar de desértico, ele é rico em Especiaria, a matéria-prima que move todas as relações comerciais do universo. A especiaria é uma alusão ao petróleo (mais ou menos). Todos no universo querem dominar Arrakis para serem detentores do maior produtor de Especiaria. Contudo há um povo nativo, os Fremen, que tem motivos maiores do que a ganância para protegerem seu planeta. Excelente livro.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR