Ana Clara 23/07/2023
Como sou curiosa, antes de começar a ler esse livro, vim aqui no skoob ver as avaliações e me surpreendi quando vi que a versão em português é resumida e não chega a ter nem 200 páginas, cortando muita coisa da história. Então, fui atrás da leitura original em inglês e ainda bem que fiz isso, pois, que história simplesmente maravilhosa!
No segundo livro da série Lincoln Rhyme, a história já começa com a explosão de um avião cujo voo tinha como objetivo levar uma carga. Nesse acidente, morrem o piloto e o copiloto. Piloto esse, que era marido de Percey Clay, e juntos, eram donos de uma companhia de aviação.
Quando Rhyme é acionado para dar início às investigações, descobre que na verdade Percey Clay, seu marido e mais um amigo foram testemunhas de um crime e por isso, um assassino de aluguel foi contratado para matá-los. O marido já havia sido morto, e agora o assassino vai atrás de Percey e seu amigo, não medindo esforços para alcançar seu objetivo.
O assassino em questão, chamando de Dançarino da Morte, já era conhecido da polícia de New York. Extremamente inteligente e sagaz, o criminoso nunca foi pego pelos outros assassinatos que já havia cometido, pois não deixava pistas que revelassem sua identidade. Em um dos seus crimes, matou 2 técnicos da perícia e por isso, era questão de vingança e honra que com essa investigação eles não só descobrissem quem ele era, mas também o prendessem.
Numa tentativa de capturar o homicida, a polícia e o bandido se envolvem em um jogo de gato e rato, onde um está sempre a um passo do outro, enganando o adversário com truques e armadilhas.
Em O Colecionador de Ossos vimos como Rhyme e Amelia se conheceram, nessa história vimos como a relação deles se desenvolve, e eu achei sutil e fofa. Como já conhecia os demais personagens que também apareceram no primeiro livro, foi mais fácil acompanhá-los sem me perder.
Em relação ao enredo, achei muito melhor que O Colecionador de Ossos. No início a história estava bem parada mas quando as coisas de fato começaram a acontecer, simplesmente não conseguia largar a leitura. Tem muito mais ação que o primeiro livro, cenas muito mais tensas e que me deixavam apreensiva ao mesmo tempo que queria saber mais! Mas eu tiro o chapéu pro Jeffery com o plost twist, porque eu nunca, nunca iria imaginar essa reviravolta. Arrisco a dizer que até agora, foi um dos melhores plost twists que já li.
Sinceramente, um dos melhores livros do gênero que já tive a oportunidade de ler. Felizmente li a versão original completa, cheia de detalhes que com certeza acrescentaram muito à narrativa e fui surpreendida positivamente. Ansiosa pra começar o próximo livro da série!