Isabela.Wapenik 25/08/2024
Poderia ser incrível, mas é moral atrás de moral
Para quem assisstiu aos filmes e gostou deles, continuem só assistindo aos filmes. Não é que o livro seja ruim,na escrita é muito boa, mas sendo uma adulta, com pensamentos modernos, se torna difícil pra caramba abstrair da consciência moral que é imposta em cada capítulo do livro, especialmente quando chegamos na parte de Good Wives.
A escrita é doce, rápida de acompanhar e super fluída. Os personagens são todos fáceis de amar e ofiar ao mesmo tempo. Cito aqui os personagens da Marmee, Amy e Baher. Tem capítulos que as lições d emoral que eles querem passar são totalmente enviezadas, mente fechada e não aceitam nada além do que eles pensam. Isso se torna um saco porquê mata a personalidade revolucionária dos persoangens com quem eles interagem. E como essa parte dura metade do livro, é triste ver que ele melhora depois disso. Não posso dizer se é uma melhoria boa ou ruim, porquê os personagens se moldaram a essa moral e tiveram seu final feliz, mas gostaria que não tivesse ocorrido da forma como ocorreu.
A melhor personagem é a Jo, que tinha todas as motivações revolucionárias da história. A Meg é um bom contraponto, visto que ela buaca pela vida "tradicional" que a Jo tanto despreza, e que ainda serve como um bom parâmetro feminista dentro da história. A Beth estava ali para ser a santa fo grupo, que nunca fez nada de errado e nunca viveu de verdade também. E tenho pena da Amy, que começou insuportávele foi a única que ganhou oque queria, sem precisar passar pelas provações que suas irmã passara. Eu tinha uma impressão ruim dela devido aos filmes, mas aqui ela só é a outra. Faltou um desenvolvimento melhor para ela e principalmente do reladionamento dela com o Laurie, que de tão rápido que foi, não parece verdadeiro. O professor Baher foi um bom acréscimo à vida da Jo quando ele parou de criticar ela. Ainda que a escrita que ela fizesse fosse comercial e mesquinha, ele poderia ter se aproximado do assunto de maneira melhor e que incentivasse ela a escrever de "verdade".
O final claramente é de novel, completamente influenciado pelos editores da época. É um final medíocre, mas okay pela proposta bagunçada dessa reta final. Claro que há momentos emocionates na história, mas passar por isso de novo seria tortuoso e improdutivo. Se fosse criança, talvez teria gostado mais. Enfim, é um livro ok. Recomendo para quem não assitiu aos filmes. E se você for bastante pra frentex, boa sorte, vai ser bombaarrás de bomba.