Eny e o Grande Bordel Brasileiro

Eny e o Grande Bordel Brasileiro Lucius De Mello




Resenhas - Eny e o Grande Bordel Brasileiro


7 encontrados | exibindo 1 a 7


FerPaes 30/12/2009

Eny e o Grande Bordel Brasileiro
Quem gosta de história brasileira? Mas não aquelas história já batida do descobrimento do Brasil, das capitanias? Pois então, o livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro é uma ótima pedida.

Quem nunca ouviu falar em Eny? Se este é o seu caso, irei fazer uma pequena apresentação desta cortesã do século passado.

Eny: Nascida em São Paulo, logo fugiu de casa e se tornou prostituta. Passou por diversas cidades como Rio de Janeiro e no Sul do Brasil. Veio atracar suas trouxas aqui em Bauru, sim a cidade em que moro.

Logo começou a trabalhar nas casas de tolerância aqui na cidade. Juntou uma graninha e abriu a sua própria casa. Aí começou a surgir seu império que foi visitado por presidentes da república, diversas personalidades nacionais (muitas você irá reconhecer e que continuam na ativa) além de muitas pessoas da alta sociedade do estado de São Paulo.

É uma viagem na história do Brasil. Uma história que você não vai encontrar em nenhum outro livro de colégio.

O Jornalista Lucius de Melo (que também morou em Bauru) vai a fundo desta meretriz que fez parte da história brasileira e descreve como ela conseguiu construir um império e o perdeu antes da sua miserável morte.

Um livro gostoso de ler, intrigante e inteligente.

Na época do seu lançamento, saíram críticas muito boas nos jornais, encontrei esta publicada no jornal Folha de São Paulo e esta reportagem no mesmo jornal.

E o engraçado nesta história toda, é que mesmo após a morte da prostituta, ela ainda é falada por muitos aqui na cidade com um certo carinho, não pelos seus dotes promíscuos, mas grande parte pelas suas ações benévolentes.

Sua famosa Eny’s Bar está até hoje praticamente abandonada no trevo entre as rodovias Marechal Rondon e Comandante João Ribeiro de Barros, sua famosa piscina está em fase de tombamento e o restante da casa segue na perspectiva de ser demolida nos próximos anos para a construção de um mega-empreendimento no local. Será que a morte desta cafetinha está finalmente chegando?

Se depender deste livro e das histórias contadas nele, a cafetinha mais famosa do Brasil ainda vai sobreviver na memória dos que viveram naquela época e no das gerações pós-eny.
comentários(0)comente



Vanessa Vieira 09/08/2015

Eny e o Grande Bordel Brasileiro - Lucius de Mello
O livro Eny e o Grande Bordel Brasileiro, do escritor e jornalista Lucius de Mello, nos conta a história verídica de Eny Cezarino, uma das maiores cortesãs brasileiras. A obra narra desde a infância até os dias finais de Eny, traçando sua trajetória de forma rica e detalhada, em um misto de romance e drama, o que tornou o enredo intrigante e incrivelmente interessante. Mais do que um relato sobre uma das maiores cafetinas do Brasil, a trama nos mostra eventos históricos e políticos que ocorreram na virada dos séculos XIX e XX e acontecimentos que marcaram toda uma época.

A história se inicia na Itália, mais precisamente nos vinhedos de Salerno e percorre a cidade de Bauru, no interior de São Paulo, onde Eny fez sua fama e carreira. Contrariando o desejo de seus pais - que sonhavam vê-la casada com um coronel e se tornando uma fina dama da sociedade - Eny se tornou a proprietária de um dos mais famosos bordéis do Brasil, visitado por ilustres personalidades e que teve o seu auge entre as décadas de 60 e 70.

Baseando-se em relatos, entrevistas e reportagens de jornais e revistas. Lucius de Mello nos traz uma biografia romanceada e repleta de detalhes sobre uma cafetina que marcou toda uma geração e a sua famosa "Casa da Eny", palco de belas garotas e frequentado por artistas, empresários, políticos, religiosos, dentre outras personalidades.

Conhecemos, logo de início, a história da avó de Eny, Rosa Maria, uma mulher bem religiosa e que passou por boas e poucas, tanto no Brasil quanto na Itália. Logo após, vislumbramos a infância e a juventude de Eny, auxiliando os seus pais com a entrega de marmitas. Nota-se que a jovem sempre foi bem desinibida e ambiciosa e que nunca gostou de se contentar com pouco, fato este que acabou lhe transformando em uma prostituta. Mesmo tendo os seus ganhos rigidamente monitorados pelo cafetão, Eny guardava as parcas economias em caixas de sabonetes e sonhava com o dia em que teria o seu próprio casarão.

Eny e o Grande Bordel Brasileiro foi um livro que mesmo não fazendo o meu estilo literário, me deixou bastante interessada desde o seu lançamento. O que levaria uma garota de classe média e de boa estrutura familiar a se transformar em prostituta e tornar-se uma das maiores cortesãs do Brasil? Foi justamente em busca desta resposta que me arrisquei a sair da minha "zona de conforto literária" e embarcar nesta leitura intrigante e intrincada que, felizmente, supriu todas as minhas expectativas. Narrado em terceira pessoa, de forma detalhada e por vezes, bem despojada, a obra de Lucius de Mello se mostrou um relato verídico não só sobre a prostituição em si, como também ao que concerne a política e a fatos históricos do Brasil.

A ambição de Eny é uma de suas características mais acentuadas e que fizeram parte de sua vida desde jovem. Ela não se sentia feliz ajudando os pais na entrega de marmitas e, quando resolveu ir trabalhar como operária em uma fábrica de chocolates, continuou bastante insatisfeita. Eny queria uma vida glamourosa, regada a luxo e mordomia. Dona de uma beleza exuberante, sempre chamou a atenção do sexo oposto devido aos seus atributos físicos e resolveu usar isso ao seu favor. Sempre se relacionou com os bons partidos do bairro onde morava e, em uma bela noite, recebeu uma proposta que de imediato lhe agradou. Eny, então, resolveu fugir de casa e embarcar no mundo da prostituição, que pareceu lhe proporcionar tudo aquilo que queria, ou seja, a cobiça dos homens e "dinheiro fácil". Após algum tempo, a jovem acabou por nutrir o desejo de ser dona do seu próprio bordel e acabou investindo piamente nisso. A "Casa da Eny", na interiorana cidade paulista de Bauru, lhe rendeu fama e fortuna, além de ter em seu núcleo mulheres belíssimas e peculiares, conhecidas por seus "corpos violão" e de ser frequentada por inúmeras celebridades, dentre elas, o poeta Vinícius de Moraes e o ex-Presidente da República, Getúlio Vargas, dentre outras personalidades de peso. Desprezada por muitos devido a profissão que exercia, Eny foi uma mulher que ajudou bastante sua família e que realizou várias obras de caridade, sempre prezando o anonimato em suas doações. Apesar de sua vida de sexo pago, a cafetina era um tanto romântica - tendo a sua história de amor ao lado de Maurício - e sempre foi amante de rosas vermelhas, que recebia aos milhares dos amigos e aliados.

Em síntese, Eny e o Grande Bordel Brasileiro nos traz não só o relato a respeito da prostituição e de uma das cafetinas mais populares da história brasileira, como também nos revela os tratados culturais e políticos entre as décadas de 50 até 80 do Brasil, com uma riqueza minuciosa de detalhes. A vida de alcova retratada na obra de Lucius de Mello nos mostra não só a história de Eny como também de suas meninas, ilustrada com fotos, bilhetes e relatos concisos sobre a trajetória delas. A capa do livro é muito bonita e retrata bem a essência da obra e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺


site: http://www.newsnessa.com/2015/08/resenha-eny-e-o-grande-bordel.html
comentários(0)comente



Carolcali 08/06/2020

Muito interessante
Não lembro de como cheguei a este livro, porém fiquei surpresa por nunca ter ouvido falar da Eny. Incrível ver a história de uma mulher que, nos anos 50, devide se tornar prostituta mesmo tendo outras opções de vida e com família estruturada. Após construir seu império, foi interessante ver os famosos que passaram por lá e como o jogo político acontecia naquele espaço. Eny morreu pobre, mesmo tendo sito muito rica e durante toda sua vida ajudou muitas pessoas.
comentários(0)comente



Diego 12/06/2020

Me surpreendeu. Não esperava nada deste livro. Aquele livro que o conteúdo é melhor que a capa. Romance histórico misturado com biografia. Excelente!
comentários(0)comente



Brasil Vermelho 06/03/2022

Não é sobre o Bordel
Livro não era o que eu procurava
Queria saber a história do Bordel, esse como personagem principal. Como em "O Iluminado".

Nada é dito sobre o Bordel, nem de Eny como prostituta. Tudo inventado, nenhum diálogo existiu, maçante.

Pra escrever esse livro é igual eu te falar que: "tem uma moça chamada Eny, ela era prostituta e criou um Bordel em Bauru, que era o maior e mais famoso. Que vinha muitos políticos e militares e jogadores de futebol no bordel"

Pronto, agora escreve um livros de 500 páginas com isso
Juliana.Mell 02/07/2022minha estante
Esse livro O ILUMINADO é de qual autor?




Fer Kaczynski 18/10/2017

Curioso e interessante
Gosto muito de livros que contam fatos reais, principalmente se forem brasileiros. Assisti na TV várias reportagens abordando este tema, sobre prostituição país afora, principalmente envolvendo gente importante e abastada, entre eles, várias famosas que começaram sua vida artística nesse famoso bordel, onde por exemplo, Hebe Camargo e Elke Maravilha iniciaram suas vidas profissionais, segundo rumores.


site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/09/resenha-eny-e-o-grande-bordel.html
comentários(0)comente



Sil Bazzi 11/06/2024

O livro tem 294 páginas e não 256 como está informado.
É uma história verídica romanceada, o que torna a leitura muito agradável e fluída.
Além das fotos que o livro contém, tbem pesquisei os lugares citados e há bastante informações na internet.
Assisti entrevistas com o autor, jornalistas e historiadores.
É muito interessante ver os relatos de homens e mulheres que vivenciaram esta época, que trabalharam com Eny, foram seus clientes ou apenas foram testemunhas dos acontecimentos. Homens tem um sorriso no rosto, mulheres me parecem saudosas e divertidas, há tbem as amargas. Alguns se contradizem, principalmente qto à narrativa de que Eny tenha influenciado na política e recebeu o presidente do país em seu estabelecimento.
É uma história de muita luta, de um empreendedorismo de sucesso, glamour e decadência. No entanto, o autor não nos poupa do lado degradante da história, numa época em que não se usavam preservativos.
A hipocrisia relatada é tal qual a que presenciamos hoje.
Encontrei muitos nomes famosos no livro...ecos de um passado.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR