Vanessa Meiser 14/06/2012http://balaiodelivros.blogspot.com/Eu tenho tido muita sorte ultimamente com minhas leituras, os últimos cinco livros que li foram um melhor do que outro para a minha felicidade. Letícia e os Medalhões de Lungore foi uma viagem expetacular pelo mundo da fantasia.
O livro começa na Itália no Século XVIII contando a história de Lungore, um jovem mago muito bondoso e poderoso que mora com sua família no Castelo de Mondeglieri. Lungore tem um grande inimigo muito invejoso chamado Galancor que por conta de sua ira atravessa séculos em busca dos Medalhões de Lungore que se encontrados garantem um poder desmedido.
Este é o primeiro volume da série escrita por Alexandre Estereiro Nascimento e que já tem quatro livros escritos.
Já na época atual, o livro nos conta a história de Letícia, Nick e Laila.
Letícia é uma jovem menina muito meiguinha e carinhosa com sua família. Seus pais estão viajando e durante as férias ela vai passear na casa da avó na cidade onde desde pequena Letícia passa as férias. É lá que mora seu amigo Nick, um jovem aspirante a cantor muito talentoso que não tem uma boa relação com seus pais por ser o filho do meio e acreditar que sua família dá mais atenção ao irmão mais velho e ao mais novo, não sobrando nada para ele.
Letícia e Nick estão caminhando pela rua quando ele muito espantado vê um casarão velho e afirma que este casarão não estava ali naquele terreno à minutinhos atrás, Letícia acha que o amigo enlouqueceu já que a casa é tão velha que com certeza já deveria estar ali há muitas décadas. Só que quando estão parados em frente à tal casa, um carro se aproxima e um menino chamado Clóves desce e começa a provocar Nick até que os dois acabam brigando e Nick fica machucado. Junto com Clóves estava Laila, uma menina muito legal e que simpatiza muito com Nick. Misteriosamente a porta do casarão se abre saindo de lá um pequeno caozinho e põe pra correr Cloves e seus amigos, ficando Laila para ajudar Nick e Letícia.
O trio se espanta ao verem uma senhora muito estranha parada na porta da casa os chamando para entrar, meio desconfiados os três entram e a senhora - Sra. Ventríglio - trata logo de medicar os ferimentos de Nick. O nome do cachorrinho é Cochinha e ele e a Sra. Ventríglio rapidamente ganham a afeição dos três jovens. Nick é o que mais reluta em dar credibilidade à eles, mas inevitavelmente perante à doçura da senhora se rende os mistérios que envolvem à dupla e o velho casarão.
A grande aventura começa mesmo quando a Sra. Ventríglio convida os três jovens para irem até o porão procurar algo que ela não diz para eles o que é. Letícia, Nick e Laila saem então à procura no meio de caixas e mais caixas de algo que lhes chame a atenção até que Letícia acha um medalhão que chama muito a sua atenção. Sra Ventríglio fica radiante por Letícia ter encontrado o medalhão que segundo ela somente uma pessoa totalmente pura de coração poderia tocar.
Depois de o medalhão ter sido encontrado, os três amigos, mais Cochinha e mais um chato de um Leflin chamado Angus (Leflin é uma especie de Elfo) que praticamente mora no porão da casa, partem para uma grande aventura em busca de outros medalhões que estão perdidos em locais e épocas diferentes.