Ana Santos 29/03/2020
Conselhos, orientações e reflexões.
O livro “O Profeta” conta a história de um viajante que depois de passar doze anos na cidade de Orfalese precisa voltar a sua terra natal. E antes da sua partida os habitantes perguntaram ao viajante alguns temas relativos à vida.
“O Profeto” foi escrito por Khalil Gibran, pela editora L&PM, com 128 páginas, no início do livro informações biográficas do escritor e nas páginas finais encontramos opções de leitura com gêneros diferentes.
Al Mustafá permaneceu em Orfalese antes de completar 12 anos, até chegar o momento da sua partida de volta a sua terra natal.
Na sua despedida, percebemos que o povo de Orfalese o amava e o queria por perto, e não longe como aconteceria em breve. As palavras direcionadas a Al Mustafá eram as mais belas que uma pessoa poderia ouvir e presenciar, mas seu momento chegou e precisou partir. Mas antes de partir, o povo não se intimidou e decidiu fazer muitas indagações com temas do cotidiano como o amor, paixão, trabalho, dor, filhos... e a cada pergunta, e sempre uma resposta que iria de encontro com as necessidades, conflitos e dúvidas dos habitantes de Orfalese, pois foi uma pergunta atrás da outra.
Percebemos uma leitura capaz de nos tirar da nossa zona de conforto, mesmo sendo temas do nosso cotidiano, mas que o seu diferencial está na maneira como nos é apresentado, através de reflexões e filosofias.
Uma obra que todas as pessoas deveriam ler, pois consegue nos fazer pensar e refletir sobre os temas mais banais e cotidianos da vida. Um livro que sem perceber consegue nos ajudar e auxiliar em muitas dúvidas, incompreensões e conflitos.
Na verdade, nos dá uma nova visão sobre estes temas.