Sah Imperia 31/08/2020
Eu queria cumprir uma certa meta e eu precisava de um livro mais curtinho,então peguei "O Profeta",que tem apenas 128 páginas e essa edição da L&PM tem uma diagramação enorme.Eu não sabia absolutamente nada sobre esse livro e acabei me surpreendendo muito com a leitura!
Essa obra conta sobre um homem ambulante chamado Mustafá,que está atualmente com o povo de Orfalese.Esse povo sente uma admiração muito grande por este homem,que está partindo para sua terra de origem.Antes que Mustafá se vá,perguntas sobre a vida são feitas à ele. Essa sinopse é bem simples,mas as lições que são dadas nesse livro são inexplicáveis e imensuráveis! Por mais que eu não concorde com certas coisas que são ditas por ele,a maioria das frases são extremamente lindas e poéticas,tendo um peso muito grande e que nos faz refletir sobre várias coisas da nossa vida. Ao longo da narrativa,você vai entendendo o motivo do título ser "O Profeta",e o final é um pouco aberto mas me agradou muito.
Esse foi meu primeiro contato com um autor árabe ( Khalil era libanês),e é muito interessante reparar nas diferenças dos valores do Ocidente e do Oriente.Foi uma experiência nova e ímpar,e eu convido você ,que está lendo essa resenha, à adentrar nessa narrativa e refletir sobre as lições que são dadas nesse livro.
Apesar de ter pouco mais de cem páginas,essa obra tem uma profundidade muito maior do que muito livros que são considerados calhamaços.Foi uma leitura inspiradora,uma leitura na qual eu me emocionei muito e que agregou muito na minha vida,mudando a minha maneira de pensar e de agir.Recomedo muito a leitura e deixo aqui a minha frase favorita dessa obra prima:" E que consigais manter vosso coração maravilhado com os milagres diários da vossa vida, que vossa dor não pareça menos maravilhosa que a vossa alegria".