Lucas.Mezzari 20/05/2024
A história da humanidade é a historia da luta de classes
A frase do título diz muito sobre o livro, uma análise cirúrgica da história da humanidade, em que temos Burgueses contra o Clero e ascendendo como classe dominante, ou nos países futuros a classe Trabalhadora contra a Burguesia e Nobreza, também ascendendo como classe dominante...
Bom, como o nome do livro diz, é um Manifesto, uma carta pro povo, então não é algo super elaborado ou profundo. Dada essas condições, ele exprime muito bem a ideia da burguesia como classe dominante, o socialismo pequeno-burguês resumido brevemente, o papel dos socialistas, enfim, ainda falta muita coisa pra ser uma obra nota 10 de Marx, visto que existem outras que exprimem melhor o pensamento comunista.
Mas então por quê 5 estrelas se é muito ambíguo ou meio aberto? Bem, como eu disse, o objetivo não é ser um livro super aprofundado, sendo assim não podemos dizer que é a obra mais importante de Marx, e nem falar que sabe de Marx porquê leu o Manifesto, como se eu tivesse lido uma carta de 2 páginas de Platão e dizer que sei sobre sua filosofia.
Como um Manifesto/Carta, ele funciona muito bem, porém não deve ser tratado como a Bíblia dos Comunistas ou sequer algo muito bem aprofundado, então leia apenas para ver se tem interesse sobre a análise marxista da história e do capitalismo, e não para se basear em algo bem fundamentado.