Programa da Revolução Socialista

Programa da Revolução Socialista Karl Marx
Friedrich Engels




Resenhas - Manifesto do Partido Comunista


1361 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


aryyss 11/10/2024

Leitura interessante
Posso resumir a minha visão sobre com: muitas coisas que concordo e muitas coisas que discordo
acho que consegui ter uma visão mais clara sobre o comunismo agora.
comentários(0)comente



_.Alleeh._ 09/10/2024

Apesar de ter se passado quase dois séculos desde que o texto foi publicado pela primeira vez, a sociedade atual não difere muito da época. É claro que vivemos em outra dimensão sociológica, com lutas e revoluções que deram origem à nossa atual tecnologia e globalização. Ter a divisão de classe como percepção de mundo é suficiente para que haja luta e revolução, caso contrário, ainda hoje estaríamos divididos entre proletários e burgueses. No entanto, hoje em dia, temos percepções de trabalhos muito diferentes da época, onde nem mesmo é preciso se ter um patrão para conseguir seu sustento. O Manifesto Comunista é, ainda hoje, uma leitura trivial para que possamos entender a realidade econômica, política e social atuais.
comentários(0)comente



Thiago 07/10/2024

Relevante
Achava q era relevante ler esse livro, tendo em vista a relevância dele pro pensamento político nos últimos 200 anos.

Bem inovador pra época, mas não me impactou tanto. Acho que porque grande parte das ideias contidas no livro, hoje, já foram mastigadas e difundidas por diversos outros meios, já tendo chegado a mim.

Enfim, leitura histórica interessante, e documento importante pra entender os principais ânimos principiologicos do comunismo, só não acredito que esteja tão de acordo com as pautas modernas dos comunas. Não sei, não fui pesquisar.

Enfim, vale a pena.
comentários(0)comente



Nathássia 07/10/2024

Leitura obrigatória
Leitura obrigatória para aqueles que se propõem a estudar as ciências humanas e sociais. Uma boa introdução ao pensamento de Marx, esta obra é relevante demais para não ser lida. Importante não deixar de ler os prefácios, que redimensionam a obra ao passar das décadas.
comentários(0)comente



MariahJR 06/10/2024

Camaradas, o livro por nós é produzido, portanto é nosso!
Simplesmente o tipo de livro que se lê por curiosidade e acaba se impressionando com a genialidade do autor, temos algumas divergências de pensamento, mas não deixa de ser impressionante o seu modo de pensar.
Marcela.Linkoski 06/10/2024minha estante
MARIAH KAKSKSKSKAKSSK NAO CREIO




Cássio Pinheiro 03/10/2024

Essencial
O Manifesto do Partido Comunista é um panfleto escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. Considerado um texto fundamental para quem deseja compreender o comunismo, o livro utiliza uma linguagem simples e acessível, o que era intencional por parte de Engels e Marx. Se você está começando a se radicalizar ou quer entender o comunismo desde suas bases, essa obra é essencial e a mais recomendada.

O segundo capítulo, intitulado "Proletários e Comunistas", foi o que mais me chamou a atenção. Nele, Marx e Engels aproximam o trabalhador dos comunistas, explicando que os comunistas não são diferentes dos proletários. Ambos lutam por melhores condições de vida para a classe trabalhadora. Entre as principais propostas, estão a abolição da propriedade privada dos meios de produção, visto que a propriedade capitalista é a fonte de exploração do proletariado, e uma reforma no sistema educacional, já que o modelo burguês de educação serve para perpetuar essa exploração.

Além disso, Marx e Engels destacam que o movimento comunista é internacional. Os comunistas defendem a solidariedade entre os trabalhadores de todos os países, rejeitando qualquer forma de nacionalismo que beneficie uma classe dominante em detrimento do proletariado de outra nação.

Em um mundo cada vez mais controlado pela burguesia, a revolução comunista surge como a única esperança em meio a tanta desigualdade e exploração.

"Que as classes dominantes tremam ante a revolução comunista. Os proletários nada têm a perder com ela além dos seus grilhões. Têm, sim, um mundo a ganhar."

site: letterboxd.com/cassiopinheir - backloggd.com/u/cassiopinheir
comentários(0)comente



Amanda.Santos 28/09/2024

Senti falta de algo
Não fica claro no manifesto o objetivo do mesmo. Entendo as reclamações mas sem um objetivo claro soou como apenas reclamações
comentários(0)comente



Bruno 27/09/2024

Manifesto Comunista
É difícil ter uma opinião só confiando e repetindo o que os outros falam, afinal de contas todos carregam em sua capacidade de interpretar os próprios ideais e viezes (por vezes inconscientes). Ao mesmo tempo é muito difícil ler direto da fonte sobre um tema e confiar apenas nos meus conhecimentos atuais e capacidade de interpretar para formar todos uma opinião.

Ler o Manifesto Comunista deveria ser leitura obrigatória nas escolas, não como forma de doutrinação, mas sim como forma de armar as mentes a lerem e tirarem suas próprias conclusões. Para auxiliar a identificar quem mente, exagera, extrapola ou descontextualiza seus textos em benefício próprio, seja para defender ou atacar ideias.

É um livro relevante demais para não ser lido, nem que você discorde de cada palavra escrita.

A reflexão que mais me chamou atenção foi no prefácio de Sabrina Fernandes, que discorre sobre o fator inclusivo dos meios atuais não resolver o problema da desigualdade, mas sim aumentar a eficiência do próprio sistema. De forma muito mais rara e com menor probabilidade, pessoas que nasceram "no meio do nada" podem virar milionárias no modelo atual, mas isso não muda o fato que muito provavelmente elas vão tratar os que nasceram nas mesmas condições que ela da mesma forma que seus parem, nem muda o fato que a diferença estatística entre os que pertencem à classe A e F permanece inalterado.
comentários(0)comente



Kira 25/09/2024

Uma explosão mental, sinto que precisarei ler dezenas de vezes em busca de entender mais profundamente tudo que foi explicado
comentários(0)comente



Mary360 22/09/2024

Esse é um livro muito interessante pois trata das bases do comunismo.
Muitos que se dizem comunistas e atacam os conservadores nunca leram esse manifesto......

Quem de nós não ama sua família? Não a tem como um pilar em sua vida? Pois bem, Marx disse que é necessário abolir a família, nada de casamento e os filhos deverão ser criados em abrigos sob a tutela do Estado! Há..... todos órfãos então!

Quem nessa vida não luta para ter sua casa própria, seu cantinho de felicidade? E não é justo que no fim da vida deixemos para nossos filhos pensando que poderíamos amenizar talvez a dificuldade deles na compra desse bem, ou venderem e com o dinheiro usarem para algo que lhes ajude?
Pois bem, o comunismo não nos permite ter bens materiais e muito menos deixar herança!

Mas o trabalho será obrigatório e todos receberão a mesma miséria necessária para a manutenção da triste sobrevivência..... nos tirarão a esperança de com o trabalho um dia alcancemos a prosperidade porque ela não mais existirá......

Para mim esse é o pior de tudo, tirar a esperança que temos de uma vida melhor, a esperança é que nos dá a força para a vida.
Karl Marx diz que o capitalismo só enxugou as classes sociais opressoras que já havia no mundo desde sempre..... pensando por esse lado, todos temos mesmo que trabalhar e lutar na vida, porém hoje, com o capitalismo temos essa esperança de melhora de vida se lutarmos com vontade e de fato vemos muitos de nosso convívio ascendendo socialmente.
Em eras passadas isso não era possível e ele acaba por explicar isso.

E o direito a religião? Jamais poderemos adorar o que não vemos..... adoração somente ao partido. Se vc é espírita, esquece..... cristão? Nem pensar! Budista? Pra quê isso amigo? Vamos adorar nossos ditadores no comando, aquele Estado que se mete em tudo em nossa vida, que decide tudo....

E se isso não for uma religião que se vive e se mata por ele eu não sei o que é!

Então..... para mim o capitalismo continua sendo o melhor sistema, e é claro que só trouxe aqui uma opinião rasa da questão
Sou comunista? Não!
comentários(0)comente



JoAo366 20/09/2024

Elementar
"[a Burguesia] Desapiedadamente, rompeu os laços feudais heterogêneos que ligavam o homem aos seus 'superiores naturais' e não deixou restar vínculo algum entre um homem e outro além do interesse pessoal estéril, além do 'pagamento em dinheiro' desprovido de qualquer sentimento".
comentários(0)comente



btrzdario 19/09/2024

?
Sabe muito vovô karl marx, o bagulho é dar bica na fuça e soco na costela de burguês safado mesmo ??
comentários(0)comente



Condé 16/09/2024

Desatualizado para o século XXI
Blábláblá utópico baseado claramente na ditadura.
Fim da família e eliminação da propriedade privada. Lição aplicada e testada de insucesso
comentários(0)comente



Izabela.Souza 11/09/2024

?Os proletariados não tem nada a perder se não suas cadeias?
Muito triste pensar em como nossa própria classe está cada vez mais comprando o discurso burguês meritocrático. ?Só a uma única coisa mais forte do que o medo, a esperança?. Vende-se o discurso da ascensão social meritocrática, do esforço do ?guerreiro?. Apegam-se a um preto favelado que consegue virar milionário. Enchem-se de esperança, mas ignoram os milhares que não conseguem sair da favela e nunca conseguirão. Votam e enchem a boca para manter o sistema opressor. Enquanto a burguesia - e a própria classe trabalhadora- conseguirem manter nossa classe separada por identitarismos e concepções ideológicas que fazem não nos reconhecermos enquanto apenas uma classe -trabalhadora- continuaremos em nossas cadeias.
comentários(0)comente



americonovais29021968 11/09/2024

🤬 #$%!& VIREI COMUNISTA SEM QUERER
APÓS SER CONVERTIDO LENDO PAULO FREIRE FUI LER MARX PRA REALMENTE VER COMO OS ESQUERDISTAS SAO BURROS MAS ACABEI VIRANDO COMUNISTA. TRABALHADORES DE TODO MUNDO, UNIVIOS!!!

"MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA", ESCRITO POR KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS, É UM DOCUMENTO FUNDAMENTAL QUE DEFENDE A REVOLUÇÃO PROLETÁRIA E A ABOLIÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS. PUBLICADO EM 1848, O MANIFESTO ANALISA A LUTA DE CLASSES COMO O MOTOR DA HISTÓRIA E EXORTA OS TRABALHADORES A SE UNIREM CONTRA O SISTEMA CAPITALISTA. O TEXTO EXPÕE AS CONTRADIÇÕES DO CAPITALISMO E PROPÕE A CRIAÇÃO DE UMA SOCIEDADE SEM CLASSES ATRAVÉS DA REVOLUÇÃO. É UMA OBRA INFLUENTE QUE FORMULOU AS BASES DO MOVIMENTO COMUNISTA.
americonovais29021968 11/09/2024minha estante
CENSUROU O PALAVRAO QUE ESCREVI. EU TINHA ESCRITO PUTA QUE PARIU




1361 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR