Carol 18/12/2022
Que a classe governante trema diante da revolução comunista.
Para aqueles que disseram que esse livro é um delírio, como tem coragem de mentir na cara dura?!
O manifesto comunista foi uma previsão dos homens de antes sobre os homens de agora. Vivemos para trabalhar, nos iludimos com o #sextou e com a ideia absurda de que trabalhando sem parar, dormindo 4h por dia, levando uma mamitinha e tendo intervalo de 15min vamos ser bilionários. Spoiler: não vamos.
Além do novo trabalho em casa, que é mais uma ilusão criada para fingir que trabalhadores tem autonomia sobre algo, não tem. Você fica ansioso, procrastina, se sabota, tem burnout, mas "Olha! Veja o lado bom, você tá se lascando em casa!" enquanto o chefe do chefe do chefe do seu chefe tá vendo a copa no Catar.
(Esse é o efeito de uma pessoa que acabou de ler Manifesto Comunista e só confirmou todas as ideias de sociedade que eu tinha antes de ler.)
Cara, sério, leia. E enquanto lê os parágrafos pense no mundo atual, pense nas coisas que você já leu, viveu e viu. É impossível, impossível, você ler e achar que é totalmente fora da realidade.
Porque é exatamente a realidade, crua e cruel que fingem não ver e fazem os outros não verem.
Karl e Engels viram o futuro, viram o agora, e não erraram nem um pouco.
Em poucas linhas eles são diretos e claros sobre o que pensam de tudo, da época deles. Peca apenas no tamanho, poderia ser maior e com participação de outros autores (que eles citam nos últimos capítulos).
Por isso 4,5. Mas amei.
"De todas as classes que se põem frente a frente hoje com a burguesia, somente o proletariado é uma classe realmente revolucionária." ?