Gustavo Lima 22/11/2015
Um depoimento sobre as ideias de Mises.
"Mises e a Escola Austríaca" é um depoimento do congressista americano Ron Paul, escrito de um modo extremamente resumido. Trata-se da apresentação de alguns pontos característicos da Escola Austríaca de Economia, enunciados pelo economista Ludwig Von Mises, que Paul considera importantes e que influenciaram de forma marcante sua visão pessoal da política e da economia atuais.
Entre esses pontos encontra-se a confiança na Escola Austríaca como fornecedora das ferramentas conceituais mais eficazes para explicar o comportamento da economia no mundo, como a teoria do valor subjetivo, a importância da moeda como mercadoria, as conseqüências da expansão da moeda e do crédito, a ocorrência dos ciclos econômicos, como o intervencionismo conduz ao nacionalismo e às guerras etc. No final do livro, Ron Paul critica o utilitarismo de Mises em favor da ideia dos direitos naturais por acreditar que o utilitarismo serve melhor ao intervencionista do que ao libertário.
Li esse livro para ter uma noção geral da Escola Austríaca, tema do qual sou aprendiz no momento, mas como esse livro é apenas um depoimento, em minha opinião, é aquele que tipo de livro serve melhor àqueles que querem saber o que uma pessoa pensa de outra (no caso, o que Ron Paul pensa de Mises) do que àqueles que querem aprender conceitos-chave da Escola Austríaca. Com esse livro, quem está iniciando nesse assunto vai até saber alguns desses conceitos importantes, só que sem compreender a fundo o significado deles.