Carla.Parreira 14/10/2023
O desaparecimento do universo
?
Eis um pouco da leitura: qualquer coisa que pareça ter uma forma é simbólica. Esse é o significado real do segundo mandamento, ?Vós não deveis ter diante de vós nenhum ídolo?. A maioria dos estudiosos da Bíblia sempre considera esse mandamento em particular como um mistério. Por que Deus não iria querer nenhuma imagem Dele? Moises pensou que a idéia era se livrar da idolatria pagã. O real significado é que você não deveria fazer nenhuma imagem de Deus, porque Deus não tem imagem.
O ato sexual físico não chega nem perto do êxtase incrível do Céu. Ele é apenas uma pobre imitação da união com Deus. O que você chama desse lado e do outro lado, são apenas dois lados da mesma moeda ilusória. Tudo isso é o universo da percepção. Quando seu corpo parece parar e morrer, sua mente continua funcionando. Quando você faz uma transição de um lado para o outro, seja dessa vida para o pós vida, ou para um corpo novamente, é como sair de um cinema e entrar em outro diferente. Exceto que esses filmes são mais como os filmes de realidade virtual que as pessoas terão no futuro, onde tudo vai parecer completamente real, até mesmo se o tocarmos. A história de Jesus contada na bíblia é como um filme baseado em história real donde se acrescenta um monte de invenção ou dedução suposta como aparentemente real.
O mito do Jardim do Éden tem tudo a ver com a história do filho pródigo. Deus não baniu você do paraíso, e Ele não é responsável de qualquer modo, aspecto ou forma por sua experiência de estar à parte Dele. O Filho não foi expulso de casa; ele era inocente e inconseqüente o bastante para pensar que poderia partir e viver melhor por conta própria. Experimentando a escassez, o Filho tentou suprir essa falta juntando-se a outro cidadão daquele país. Isso é simbólico de tentar encontrar soluções para seus problemas em algum lugar fora de você, invariavelmente envolvendo alguma forma de relacionamento especial.
Essas tentativas sem fim e sem esperança de achar uma solução através de uma busca externa vão continuar até que você se torne como o Filho pródigo quando ele caiu em si. Então, o Filho percebeu que a única resposta significativa para seu problema era voltar para a casa do seu Pai, e fazer isso se tornou mais importante para ele do que qualquer outra coisa no mundo. A história é metafórica. O Amor de Deus corre para encontrar Seu Filho. Deus sabe que Seu Filho é inocente para sempre, porque Ele é Seu Filho. Nada do que parece acontecer pode jamais mudar esse fato. O Filho pródigo agora está retornando à vida. Ele não está mais perdido em sonhos de escassez, destruição e morte.
Está na hora de festejar. Sua mente inconsciente, - da qual vocês se esqueceram completamente, ou não seria inconsciente ? está sob o domínio de um sistema de pensamentos doentio que é compartilhado tanto no nível coletivo quanto individual, por todos que vêm para o universo falso ? ou eles nem teriam vindo para cá em primeiro lugar. Até então, suas crenças ocultas vão continuar a dominá-los e a reivindicá-los de maneira pré-determinada. O mundo está apenas encenando um cenário simbólico no qual cada um aqui concordou em participar antes de parecer ter chegado. Seus bons momentos no mundo são bons apenas se comparados com os maus.
Você um dia vai aprender que tudo isso é um truque, que sua percepção ? algo que você valoriza imensamente ? está simplesmente mentindo para você. Você não ouviria ao seu sistema de pensamentos inconsciente se ele não se escondesse e mentisse para você, porque ele é aparentemente tão desprezível, e ouvi-lo é tão doloroso, que você fugiria se realmente pudesse examiná-lo. Você ouviu que a verdade o libertará. Isso é verdadeiro, mas ninguém lhe diz o que é a verdade. Você ouviu que o Reino do Céu está dentro de você. Isso também é verdade, mas ninguém lhe diz como chegar lá. Existem professores que vão tentar lhe dizer que a vida não é uma sala de aulas, e que você não está aqui para aprender lições, mas simplesmente para experimentar a verdade que já está dentro de você. Eles estão enganados.
Sua vida é muito como uma sala de aulas, e, se você não aprender suas lições, não vai experimentar a verdade que está dentro de você. Quando Jesus disse que era o caminho, a verdade e a vida, queria dizer que deveríamos seguir seu exemplo, não acreditar nele pessoalmente. A religião ou a espiritualidade na qual você acredita não determina o quanto você é espiritualmente avançado em termos da sua consciência.
A razão disso ser verdadeiro é porque existem quatro posturas principais de aprendizado que você vai atravessar durante seu retorno a Deus. Todos vão passar pelas quatro, e todos que progridem, ocasional e inesperadamente, pulam de uma para a outra. Cada nível traz com ele pensamentos diferentes e experiências resultantes, e você vai interpretar a mesma escritura de maneira diferente, dependendo de em qual postura de aprendizado estiver engajado no momento. Primeiro vamos falar da dualidade. Deus, que é totalmente real, parece distante e ilusório. O mundo, que é realmente ilusório, parece imediato e real. Então, Deus é considerando como sendo tanto misericordioso quanto colérico. Ele é tanto amoroso quanto assassino, aparentemente dependendo do humor em que Ele estiver no momento.
Essa pode ser uma boa descrição do conflito de uma mente dualista, mas dificilmente é uma descrição de Deus. A próxima atitude de aprendizado pela qual você vai passar durante seu retorno a Deus é, algumas vezes, citada com semidualismo. Ela poderia ser descrita como uma forma mais gentil e suave de dualismo, porque certas idéias verdadeiras começaram a ser aceitas pela mente. Então, agora chegamos ao assunto do não-dualismo. Mantenha em mente que quer estejamos falando sobre uma atitude de aprendizado ou uma visão espiritual, nós sempre estamos nos referindo a um estado mental ? uma atitude interna e não algo que é visto com os olhos do corpo no mundo. O som não é um som até que você o ouça, da mesma forma que uma onda de energia não parece ser matéria até que você a veja ou a toque. Para resumir uma longa história, deveria ser evidente à partir disso que são necessárias duas pessoas para dançar um tango. Para que algo possa interagir, é necessária a dualidade. Na verdade, sem a dualidade não a nada com o que interagir.
Não pode haver nada em um espelho sem uma imagem que pareça oposta a ele, ligada a um observador para vê-la. Entretanto, existe mais um degrau necessário, onde a mente que é a criadora da ilusão escolhe completamente contra si mesma à favor de Deus. Uma das coisas que precisa perceber é que não apenas o universo não existe, mas que você não existe em qualquer nível diferente do puro espírito. Isso é algo que praticamente ninguém quer aprender. Isso é aterrorizante para todas as pessoas, em um nível inconsciente, porque significa a renúncia de qualquer individualidade ou identidade pessoal, agora e para sempre. É com sua atitude mental que se deve preocupar, e não com o que você parece fazer. Um dia, você verá qualquer coisa que você faz para viver como uma ilusão para apoiá-lo na ilusão, sem realmente apoiar a ilusão.
Mas, um dia, teremos que quebrar esse puro nãodualismo em dois níveis. Deus não poderia criar nada que não seja perfeito, ou Ele não seria perfeito. A lógica disso é imaculada. Uma vez que obviamente não existe nada nesse mundo que seja perfeito e eterno, Jesus foi capaz de ver o mundo pelo que ele era ? nada. Mas ele também sabia que o mundo tinha aparecido por uma razão, e que ele era um truque para manter as pessoas afastadas da verdade de Deus e de Seu Reino. Lembre-se, se você acreditar que Deus tem algo a ver com o universo da percepção e da mudança, ou se você acreditar que a mente que criou esse mundo tem algo a ver com Deus, vai sabotar o processo e dominar a habilidade de ouvir apenas à Voz do Espírito Santo. Como você pode desistir da suas criações errôneas se acreditar que elas são a Vontade de Deus? Então, quando Jesus fez afirmações como, ?De mim mesmo nada posso fazer?, e ?Eu e o Pai somos um?, ele não estava clamando nenhum tipo de especialismo para si mesmo.
Na verdade, ele estava abrindo mão de qualquer especialismo, individualismo, ou autoridade, e aceitando sua verdadeira força ? o poder de Deus. Seu Amor, como o amor de Deus, era total, impessoal, não-seletivo e totalmente inclusivo. Ele tratava todos igualmente, do rabino à prostituta. Ele não era um corpo. Ele não era mais um ser humano. Ele tinha passado pelo buraco da agulha. Ele tinha reivindicado seu lugar com Deus como puro espírito. Isso é puro não-dualismo: uma atitude que, junto com o Espírito Santo, vai levá-lo ao que você é. Você e Jesus são a mesma coisa. Todos nós somos. Uma das coisas irônicas ? e isso é algo que algumas pessoas não entendem ? era que Jesus se considerava totalmente dependente de Deus, e, ainda assim, essa dependência não era fraqueza, como o mundo geralmente vê a dependência.
Ao invés disso, o resultado era um estado de força psicológica inacreditável. Coisas que iriam apavorar pessoas fortes não significavam nada para ele, porque todas eram nada para ele. O medo não era uma parte dele. Sua atitude era a mesma como se você estivesse tendo um sonho enquanto estava adormecido na sua cama na última noite, exceto que estaria absolutamente consciente do fato de estar dormindo. E, sabendo que estava dormindo, você também saberia que absolutamente nada no sonho poderia machucá-lo, porque nada daquilo era verdade; você perceberia que estava apenas observando imagens simbólicas, incluindo as pessoas, que não estavam realmente lá. Mas se você não sabe interpretar os significados simbólicos de um sonho, então de nada adianta saber que está apenas sonhando. Entretanto, ele também disse que chegaria o tempo em que o Espírito Santo iria ensinar todas as coisas às pessoas.
Você sempre pode ser ensinado a olhar para o sonho com um padrão de pensamento mais inteligente, em uma tentativa de trazer algo mais, diferente ou melhor. Mas Jesus estava completamente fora do sonho. Ele não estava defendendo uma maneira de tornar a ilusão melhor, pois isso pode fazer com que você se sinta temporariamente melhor, mas você ainda estará construindo sua casa sobre a areia. Sair do sonho implica em não julgar: e nisso consiste dizer que o sofrimento e a alegria são iguais. Eles só deixarão se ser a mesma coisa se você os dividir em coisas diferentes. Você pensa que o universo está evoluindo para a perfeição. Essa idéia é falsa.
O universo é estabelecido para parecer que está fazendo isso, mas ele realmente está apenas girando em seu eixo, repetindo o mesmo padrão vezes sem conta, de formas diferentes. Isso é uma armadilha na qual você ficará preso. Há dois mil anos, muitos do nosso povo queriam que Jesus fosse um tipo de messias majestoso, ao invés de um messias sacerdotal. Mas ele ficava feliz em apenas compartilhar a verdade com as pessoas, e em dar a elas sua experiência. O Amor de Deus era sua única preocupação. Nesse instante, você acredita que certas coisas têm que acontecer no mundo para você ser feliz. Conforme você atingir a paz de Deus, o resultado finalmente será a habilidade de reclamar seu estado natural de alegria não importando o que pareça estar acontecendo no mundo.
Renuncie ao mundo e aos seus caminhos. Faça com que eles sejam sem sentido para você. O senso de separação de Deus é a única falta que realmente precisas corrigir. Qualquer coisa que seja verdadeira é eterna, e não pode mudar nem ser mudada. O espírito é, portanto, inalterável porque já é perfeito, mas a mente pode eleger a que escolhe servir. O único limite imposto à sua escolha é que não pode servir a dois senhores. Na verdade, seu sistema de crenças inconsciente é mantido no lugar por não se olhar para ele. A realidade é invisível e qualquer coisa que possa ser percebida ou observada de qualquer forma, mesmo medida cientificamente, é uma ilusão ? exatamente o oposto do que o mundo pensa.
Mesmo enquanto você ainda parece estar em um corpo, é possível alcançar a invulnerabilidade psicológica. Portanto, não busques mudar o mundo, mas escolhe mudar a tua mente sobre o mundo. Não há afirmação que o mundo tenha mais medo de ouvir do que essa: Eu não sei o que sou e, portanto, não sei o que estou fazendo, onde estou ou como olhar para o mundo ou para mim mesmo. Entretanto, é aprendendo isso que nasce a salvação. E O Que tu és te falará de Si Mesmo. Sua mente adormecida-na-roda não sabe disso, mas ela vai despertar no equivalente a um instante cósmico. Isso é assim porque a Voz por Deus e pelo Céu, à qual vamos nos referir como o Espírito Santo, ainda está com você para lembrá-lo da verdade, e chamá-lo para retornar. Essa memória à prova de falhas sobre o que você realmente é nunca pode ser perdida, fazendo com que o despertar para a realidade do Céu seja completamente inevitável. Você ainda não percebe que devido ao poder espantoso da mente, certas escolhas feitas por você poderiam acabar com a aparente separação ? e poderia ter feito isso a qualquer momento. Isso não significa que será fácil nesse momento, mas realmente significa que você é capaz de alcançar isso ? com alguma ajuda.
A idéia da separação, assim como suas decisões subseqüentes, são coisas que não interessam nem um pouco a Deus. Os eventos em um sonho não têm conseqüências, simplesmente porque não estão realmente acontecendo. Embora tudo isso pareça muito real e freqüentemente terrível para você, seu universo não é nada além de um pensamento inútil e mal feito ? e a energia não é nada além do pensamento projetado. Sua mente precisa ser treinada para ser dominada pelos pensamentos do Espírito Santo, ao invés de por seu ego. Isso requer a habilidade de tomar decisões que reflitam os pensamentos do Espírito Santo ao invés do seu próprio. Tu estás em casa em Deus, sonhando com o exílio, mas perfeitamente capaz de despertar para a realidade. A verdadeira união não acontece no nível do corpo, mas sim da mente. A primeira divisão da mente é a consciência individualizada. Acreditando na separação, na ilusão dessa individualidade e na dualidade, ocorre a segunda divisão da mente: a crença da escolha, bem como da interpretação pelo ego (falsa) ou pelo espírito santo (real).
A terceira divisão acontece quando escolhemos através do ego. Uma vez que você escolha o ego e provoque a terceira divisão, é o Espírito Santo que passa a ser apenas uma memória. Você agora está totalmente identificado com o ego. Entretanto, sendo holográfica pela graça de Deus, mesmo quando a mente parece se dividir, cada parte ainda mantém as características do todo ? então, você nunca realmente pode estar perdido. Tanto o ego quanto o Espírito Santo ainda podem ser encontrados em cada mente; é apenas que o Espírito Santo está sendo abafado pela voz do ego porque é isso o que você escolhe escutar ? e o que você realmente é está sendo empurrado para fora da sua consciência.
Nós dissemos antes que você pode ter esquecido a verdade, mas que ela ainda está lá ? escondida na sua mente. Por causa do poder da mente, você precisa apreciar o poder de sua própria crença. Foi sua crença na idéia de que podia ser separado de Deus ? seu ato de levá-la a sério ? que pareceu dar a ele tanto poder e realismo. Você também tem que perceber que, pelo fato de ter criado a dualidade decidindo ser um perceptor, tudo que você percebe vai incluir características que parecem ser opostas àquelas das quais você aparentemente se separou. O Céu, embora esteja além de todas as palavras, tem esse tipo de características: Ele é Amor perfeito, informe, imutável, abstrato, eterno, inocente, total, abundante, e completo. Ele é realidade; ele é vida.
Voltando ao nosso pequeno drama da criação indevida, a voz do ego em sua mente lhe disse algumas coisas sobre sua condição, e também sobre Deus que simplesmente não são verdadeiras. Você aceitou isso em parte porque gosta da idéia de ser um indivíduo com uma vontade aparentemente separada ? mesmo que isso não seja realmente possível. Levando à sério a separação e a voz do ego, isso se traduziu, dentro da sua mente aparentemente separada, como um pecado contra Deus. Agora, se você pecou, isso significa que é culpado e, nesse nível metafórico, você sente isso. Sendo o degenerado culpado que pensa que é, você pensa que vai ser punido, imensamente. Até mesmo no nível desse mundo, um psicólogo iria explicar a você que a culpa inconscientemente requer punição ? e, se você realmente pensar sobre isso, vai ver que explica muitas coisas. No nível metafórico, estamos falando sobre como você sinceramente acredita que está para ser atacado e punido pelo Próprio Deus!
A mente trans-temporal, não-espacial, aparentemente separada é um estado paralisante de medo por causa de uma punição que você acredita estar vindo de Deus. Então, o ego o convence de que você precisa de uma defesa, sem se importar de mencionar que a defesa que ele oferece é destinada a assegurar sua própria sobrevivência através da sua individualidade. Na verdade, se você olhar para as últimas cinco sílabas da palavra individualidade vai ver que elas significam dualidade. Essa não é apenas uma coincidência semântica. A voz do ego fala com você como se fosse sua amiga e estivesse buscando seus melhores interesses. Sempre que respondes ao teu ego, vais experimentar culpa e temer punição. O ego é bem literalmente um pensamento amedrontador. Por mais ridícula que possa ser a idéia de atacar a Deus para a mente sã, nunca te esqueças de que o ego não é são.
A criação do cosmos é sua proteção (em forma de projeção da mente) contra Deus, seu esconderijo ingênuo. A criação do universo foi a quarta divisão da mente. Esse universo, o mundo, e seu corpo dão forma a uma estrutura de defesa na qual você se esconde do seu pecado imaginário, da sua culpa e do medo conseqüente da vingança de Deus. O ego tem um método firmemente posicionado pra lidar com esse pecado, culpa e medo agora inconscientes ? projetando-os nos outros. As pessoas continuam reencarnando por causa dessa culpa e medo inconscientes que estão em suas mente. Se a culpa for curada, e não tiver esse medo oculto, então, não terá qualquer necessidade de um corpo, do mundo, ou até mesmo do universo. Você não sabe disso, mas tem muito medo do que esqueceu ou dissociou. É por isso que realmente não quer olhar para essas coisas.
Por causa do medo oculto, você vai ter uma tremenda resistência em se aproximar do seu inconsciente. O ego secretamente quer que você se sinta culpado por pensar que se separou de Deus, mas isso não é verdade ? apesar de todas as aparências e experiências em contrário. Um dos objetivos de tudo isso é treinar sua mente para que chegue o momento quando, ao invés de julgar automaticamente você perdoe automaticamente. Os benefícios para sua mente vindos de um hábito desses são imensuráveis. A paz real é encontrada em desfazer o ego, não em encobri-lo. O segundo dos quatro obstáculos para a paz é a crença em que o corpo é valioso pelo que oferece. Isso está diretamente relacionado à sua atração pela culpa e pela dor. Você tem que entender que se sente atraído por todo o sistema do ego.
Você confundiu dor com prazer. Você é inconscientemente atraído pelo pecado, culpa, medo, dor e sofrimento. Isso não o torna diferente de nenhuma outra pessoa exceto que você será uma das pessoas que está consciente disso ? então, você pode observar isso, perdoar e, finalmente, ficar livre disso. A maioria das pessoas não sabe que busca secretamente o que vai puni-las de alguma forma ? não em todas as áreas da sua vida, mas sempre de alguma forma. O ego colocou pessoas e grupos de pessoas uns contra os outros em todo o roteiro da história do universo ? garantindo a encenação da separação em relacionamentos individuais da mesma forma. Apenas quando todos tiverem despertado do sonho, o pensamento da separação terá terminado.
Para trazer isso à tona, o ego criou relacionamentos especiais. O amor agora é seletivo, e portanto, não é realmente amor, mas passa por ele. Quando parece entrar em uma encarnação, você é imediatamente uma parte de algum tipo de família ? o que significa que você não é parte de outras famílias, classes econômicas, culturas, grupos étnicos e países. Você já é diferente dos outros de muitas maneiras. Existem até competições entre famílias, partes das famílias, e indivíduos dentro das famílias. O que causou o sonho-pesadelo é a culpa ? e a necessidade de escapar dela. Olhe para o ego sem julgamento ou medo. Ele não é real, então, não é algo a se temer.
Mas ele é algo a se perdoar. Portanto, para perdoar a si mesmo e aos outros também, você precisa querer olhar para as maneiras através das quais você usa as pessoas e as elimina em sua mente. Isso não é realmente você, mas é uma parte do sistema que você inconscientemente pensa ser você. Deus não criou e nem reconhece a separação, isso é obra nossa, e disso deriva nossa culpa tola, a qual nem se quer existe para Deus. A natureza do ego é o ódio em forma de auto-ódio. O ego mantém você convencido de que examinar a hediondez da culpa é o equivalente da morte. A maneira de sair disso é a alternativa do Espírito Santo, Eu superior ou Essência (como quiser chamar) ? a lei do perdão. A única forma de perdoar o que está dentro é perdoar o que parece estar fora. Quando você se junta ao perdão do Espírito Santo, o ego não é páreo para você. Em algum nível, o ego sabe disso ? e está sempre temendo por sua pretensa existência.
E você também, mas apenas quando se identifica com o ego ao invés de com o Espírito Santo. Mergulhe-se na frase ?Deus (ou o amor) não guarda mágoas?. Tudo o que você tem que fazer é mudar sua mente sobre o mundo. O mundo que você vê certamente pode ser odioso de vez em quando, mas, incrivelmente, ele é na verdade a salvação de um destino aparentemente pior ? a culpa em sua própria mente sobre a qual você nem mesmo sabe nada. A morte não é escapatória, pois enquanto houver culpa e medo inconsciente, haverá reencarnação (o que não passa de sonhos-pesadelos ilusórios). O verdadeiro perdão é a escapatória.
Milagres são hábitos de perdão constantemente executado. Tu não podes dissipar a culpa fazendo com que ela seja real e depois expiando-a. Esse é o plano do ego, que ele oferece ao invés de dissipá-la. O ego crê na expiação através do ataque (a tentativa de exterminar os defeitos), estando totalmente comprometido com a noção insana de que o ataque é salvação. No ensinamento do ego, portanto, não há como escapar da culpa. Pois o ataque faz com que a culpa seja real e se ela é real, não há nenhum caminho para superá-la. O mundo não precisa do perdão de Deus; as pessoas precisam perdoar a si mesmas, perdoando as imagens que vêem. Deus não perdoa porque Ele nunca condenou.
Aqueles que perdoam estão portanto liberando a si mesmos das ilusões. E o perdão se faz possível reconhecendo que a culpa nunca existiu. É preciso urgente viver perdão! Em relação ao plano do ego, seus problemas aparentemente múltiplos aparecem nesse mundo em uma tentativa de fazer você reagir ? se sentir mal, culpado, irritado, derrotado, aborrecido, amedrontado, inferior, auto-consciente, chateado, solitário, ou superior e condescendente.
Tudo isso é algum tipo de julgamento, não importando a forma. Assim que você faz esse julgamento, dá validade ao mundo do ego, e reforça a realidade aparente da separação, e tudo o que vem com ela. Tudo o que acontece é projeção da idéia ilusória de separação. Embora a verdade possa ser simples e consistente, seu ego não é ? e ele precisa ser desfeito gradualmente. Seres humanos não passam de robôs guiados e comandados pelo ego, o qual pré-determina o destino.
Suas decisões não são realmente tomadas por você aqui. Elas foram tomadas em um nível totalmente diferente, quando você concordou com o plano do ego, e a única maneira de escapar desse balaio de gatos é voltar à sua mente certa e escolher a interpretação alternativa do Espírito Santo sobre o que você vê, ao invés da interpretação do seu ego, que mantém você preso ao roteiro. Poderia ser útil a você se lembrar de que tudo isso é apenas uma gravação se repetindo. Até mesmo é possível viver a mesma vida muitas vezes, com um conjunto diferente de resultados terrenos.
Novamente, nada disso vai levá-lo onde você realmente quer estar. Apenas vai mantê-lo preso aqui, tentando alcançar a felicidade temporária. Você não será um robô tão logo entre em contato com seu poder de escolha pelo perdão. O sacrifício é um atributo do ego, e não tem nada a ver com Deus. Muitos crêem que Jesus veio tirar os pecados do mundo, mas a mensagem e missão dele era unicamente tirar a ilusória culpa egóica do pecado da separação irreal de Deus. Nunca se esqueça que seu medo de perder sua identidade individual vai provocar resistência, algumas vezes uma resistência séria, à prática do perdão. As ilusões precisam ser perdoadas no nível onde são experenciadas. Para você, isso significa viver uma vida normal e interagir com a sociedade perdoando a todos.
Tudo o que você fizer ao mundo (e isso inclui os outros) somente é feito com ou contra si mesmo. Não temos que aperfeiçoar a vida ou nós mesmos, mas sim nos despertar do que pensamos ser a vida ou o que pensamos que somos nós. Ao invés de fortalecer a nós mesmos para vencer conflitos, devemos apenas viver em paz. Dentro do sistema de pensamento do Espírito Santo, a resposta apropriada a qualquer situação é sempre amor, diferente do ego que gera ódio, raiva e medo. Daí ?espírito santo? pode ser inclusive trocado por ?amor?. Tudo o que você tem que fazer é se lembrar que não existe ninguém lá fora para julgálo, e o que você é não pode ser afetado pelo que o mundo pensa. Esse é o significado de ?voltar a outra face?.
O corpo não sente, os olhos não vêem e o cérebro não interpreta nada, apenas a mente do ego faz tudo isso. Pode-se dizer que o amor de Deus (dentro da ilusão do ego) é chamado de perdão. Aquele que não quer perdoar tem que julgar, pois tem que justificar o seu fracasso em perdoar. Sonhos e paixões são realmente falsos ídolos ? um substituto para Deus e o Céu. Dizer que tu queres a paz de Deus com real intenção é renunciar a todos os sonhos. A mensagem da crucificação tem sido interpretada pelo mundo como uma mensagem de sacrifício. Essa não é a lição que Jesus pretendia que fosse. A mensagem que a crucificação pretendia ensinar era a de que não é necessário que se perceba nenhuma forma de agressão na perseguição, porque não podes ser perseguido. Se respondes com raiva, não podes deixar de estar te igualando ao que é destrutível e, portanto, considerando a ti mesmo de forma insana. Qualquer tipo de aborrecimento, de um desconforto leve a um ataque de raiva, é um sinal de aviso. Isso diz a você que sua culpa oculta está se levantando dos recessos da sua mente inconsciente e está vindo à superfície. Pense sobre esse desconforto como a culpa que precisa ser liberada perdoando o símbolo que você associa a ela. O propósito do tempo é perdoar. Essa é a única resposta viável à vida.
Aja de acordo com isso, criança de Deus. Você não tem que tentar ser amoroso. Se você perdoar, então, o amor é revelado naturalmente, porque é isso o que você é. O milagre do perdão também afeta outros lugares e períodos, incluindo suas vidas passadas e futuras. O julgamento dos outros sobre você é realmente seu próprio auto-julgamento que está sendo visto fora de você. Eles nem mesmo estão lá. Lembre-se de que é útil estar vigilante contra as surpresas do ego. Quando você despertar de verdade, o que antes parecia ser real, agora será reconhecido como o sonho tolo que realmente é. Então, ele é esquecido, ou, pelo menos, mostrado como sem sentido. Existem sonhos que você teve na última noite dos quais não se lembra. Sua vida atual e todas as outras vão desaparecer, e, quando todos chegarem ao mesmo estágio de iluminação, o universo vai desaparecer ? deixando apenas o Universo de Deus do Céu.
A iluminação acontece durante uma de suas vidas ilusórias. O corpo é deixado de lado de uma vez por todas apenas depois que a mente desperta do sonho. A Unicidade é simplesmente a idéia de que Deus é. E no Que Ele É, Ele abrange todas as coisas. A revelação não é recíproca. Procede de Deus para ti, mas não de ti para Deus. O romance é uma tentativa vã de preencher um vazio imaginário ? um buraco que realmente não existe, mas que você experimenta como um resultado da separação. Se o seu coração estiver em Deus, então, você já está em casa. Renuncie ao mundo, não fisicamente, mas mentalmente. Toda cura é resultado de algum tipo de perdão, e todo perdão leva à auto-cura. A dor não é um processo físico. Ela é um processo mental (espiritual).
Quando uma doença é erradicada, ela simplesmente cria outra. Isso dá a ilusão de progresso e de esperança, enquanto mascara o fato de que as pessoas têm mais mortes horríveis do que nunca por causa de doenças. Uma vez que as mentes são unidas, as orações podem ajudar temporariamente ? mas, elas não são a cura em si mesmas. Apenas o perdão verdadeiro pode remover a culpa inconsciente da mente. Não se guie pelos resultados que você possa ou não ver no nível da forma. Mesmo que a cura não possa ser vista no corpo irreal, quando o perdão é ativado, a cura é efetuada no nível mental.
A verdade é que a história da sua vida ? e é apenas uma história ? já foi escrita. Você não pode mudar o roteiro do ego; tudo o que você pode fazer é mudar para a interpretação do Espírito Santo ? a qual, como nós enfatizamos, é o Seu roteiro. O roteiro é um exemplo de auto pré-determinação, com o qual você concordou em um nível diferente, e não é o caso de você ser uma vítima. O que você pensa ser o passado é um acontecimento ilusório que está se passando exatamente agora, mas sua mente dividiu essas imagens para fazer com que se parecessem com o tempo. Entretanto, toda a coisa aconteceu de uma vez e já terminou. Não importa quais artifícios o ego coloque no seu caminho, apenas perdoe e deixe viver. Não se importe em controlar o que vive ou pensa que vai viver, apenas se importe em como vai sentir perante cada vivência. É sacrifício abrir mão da dor? Algum adulto se ressente quando desiste dos brinquedos de criança?
Uma pessoa, cuja visão já vislumbrou a face de Cristo, por acaso olha para trás com saudade de um matadouro? Ninguém que tenha escapado do mundo e de todos os seus males olha de volta para ele com condenação. Mas, não pode deixar de se regozijar por estar livre de todo o sacrifício que os valores do mundo exigiam dele. Tem fé apenas nesta única coisa e será o suficiente: a Vontade de Deus é que estejas no Céu e nada pode manter-te longe do Céu ou o Céu longe de ti. As tuas mais estranhas percepções equivocadas, as tuas imaginações esquisitas, os teus mais negros pesadelos, nada significam. Eles não prevalecerão contra a paz que é a Vontade de Deus para ti. Qualquer desejo vem da ilusão da separação, pois em Deus não carecemos nada. Lembrando, todo desejo é mera lembrança do senso de que estamos separados de Deus e somente o perdão pode suprir qualquer desejo. Deus é eterno e imutável.
Já o universo é ilusório e inconstante. Se a sua segurança física ou emocional estiver no universo (no dinheiro, emprego, família ou o que for), cedo ou tarde a fonte ilusória será perdida, ou seja, surgirá escassez, desemprego, separação, doença, etc. Deus não age no mundo, mas unicamente na mente. Você pode descobrir que seus objetivos vão mudar como resultado da inspiração e orientação que você recebe ao praticar o perdão. A morte é simbólica da sua separação ilusória de Deus. O que acontece quando alguém que você ama parece morrer? De repente, vocês estão separados.
Você parece perdê-lo, exatamente como pareceu perder Deus. Mas isso não é verdade. Você realmente não pode perdê-lo mais do que pode perder Deus. Vocês são inseparáveis. A ?realidade? da morte está firmemente enraizada na crença segundo a qual o Filho de Deus é um corpo. E se Deus tivesse criado corpos, a morte certamente seria real. Mas Deus não seria amoroso. Não há nenhum ponto no qual o contraste entre a percepção do mundo real e a do mundo das ilusões se torne mais evidente. A Segunda Vinda de Cristo não significa nada mais do que o fim do domínio do ego e a cura da mente. Não há ordem de dificuldade em milagres. Um não é mais ?difícil? nem ?maior? do que o outro. Um leve aborrecimento não é diferente de um ódio ou pesar tremendo.
A idéia de níveis foi feita por você. Lembrar-se da verdade pode trazer-lhe paz, não importando qual evento ou pessoa esteja sendo perdoado. Uma vez que você se lembre da verdade, estará fazendo seu trabalho. Algumas vezes, seu sonho parece muito bom, mas, então, sem aviso, ele se torna um pesadelo. Isso é o restabelecimento da separação de Deus. Entretanto, nem o mal nem o bem que parecem precedê-lo são verdadeiros. Contrastes e diferenças são recursos de ensino necessários, pois através deles aprendes o que evitar e o que buscar. Quando tiveres aprendido isso, acharás a resposta que faz com que a necessidade de diferenças desapareça.