Julia Tomazin 24/04/2024
Me faltam palavras para descrever plenamente o amor que sinto por este livro!
Adorável Heroína, de Michael Hingson e Susy Flory - O livro conta a história real e fascinante de Michael Hingson, homem cego que escapou do World Trade Center (WTC) no dia 11 de setembro de 2001, junto com sua cão-guia, Roselle, após descerem, juntos, 78 andares de escada.
Michael era gerente de vendas em uma empresa situada no WTC quando o ataque aconteceu. Ele ouviu um estouro, barulho de vidro estilhaçado, sentiu um forte cheiro de gasolina de avião e, em seguida, percebeu várias pessoas reunindo-se em torno dele e de sua cão-guia. Foi nesse momento em que ele decidiu confiar na sua companheira e não entrar em pânico.
No decorrer do livro, ele descreve as horas de horror que passaram tentando escapar do fogo, da fumaça e da poeira. Sem saber o que, de fato, havia acontecido, Michael destaca que não teria conseguindo sobreviver sem o foco e calma de sua cão-guia. Roselle foi uma das responsáveis por salvar não só seu dono, como muitos outros que os seguiram durante a saída do prédio.
A leitura é fluida, mas extremamente emocionante. A descrição é impecável, ao ponto de você sentir todas as emoções junto com o autor. É uma narrativa que deixa marcas no leitor. E mais, a história trata fortemente sobre a deficiência visual e percebe-se que as dificuldades passadas pelo autor aconteceram, na maioria das vezes, pelo preconceito da pessoas e não por sua deficiência em si. O livro mostra a amizade e a confiança entre um homem cego e seu cão e, como a relação dos dois deu esperança a várias vítimas que também estavam lutando para sobreviver.
“Independentemente do que vier a acontecer, independentemente se vamos viver ou morrer, estamos juntos nisso. E, se não sairmos vivos, espero que continuemos juntos, com minha mão na guia de Roselle. Eu nunca vou deixá-la.”
Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==