Carol Amaro 15/11/2020Checklist de historiadoraVamos lá! Sombra da Noite é um livro de passagem, liga o início ao fim, e como sempre acontece, me dá uma certa impaciência.
Diana e Matthew voltaram no tempo e estão morando no período elisabetano, em 1591. Então temos muitos personagens novos, muita descrição de lugares, costumes, vestuários e etc.
Eu adoro história e esse período em especial, então para mim não foi ruim ler sobre tudo isso. Porém, mais uma vez o ritmo da história é prejudicado e o foco nos poderes da Diana e outros mistérios é relegado pro terço final do livro.
Minha sensação foi que a autora (que é historiadora) escreveu esse livro com um checklist de tudo ela gostaria de contar sobre o período, e daí foi criando as passagens em cima disso.
Claro, tem coisas importantes acontecendo. Conhecer o Phillip foi sensacional, morri de ódio dele no início, mas depois amei de paixão. O pequeno Jack é uma pestinha cativante e Gallowglass um "sobrinho" maravilhoso.
Gostei desse conceito meio "Dark" de mudanças do passado terem impacto no futuro conhecido e por isso já era previsto q essas mudanças acontecessem. É uma forma interessante de explicar certas coisas, mas tenho impressão q vai ficar uma pontas soltas pelo caminho.
A passagem com o pai da Diana é linda, pena que tão curta e já quase no final.
E por falar em final, que foi isso?
Aff, descobrir que o Marcos e Phoebe já estão juntos e tb sobre a Emily foi bizarro. Podia ter gastado parte do livro escrevendo mais sobre o que estava acontecendo no presente.
Bom, mesmo não concordando com algumas coisa, não posso negar que me envolvi e gostei do livro. É complexo, bonito e emocionante. Talvez muito detalhado e lento para alguns, mas posso dizer que mesmo sendo tão diferente, me conquistou.
Ah, sim! Odeio Kit! Desnecessário. ¬¬