Fernanda631 05/07/2023
Mermaid
Mermaid foi escrito por Carolyn Turgeon.
O livro é uma releitura do conto de fadas original escrito pelo prestigiado Sr. Hans Christian Anderson e adaptado ao público infantil pela disney, no clássico: a pequena sereia! Todo mundo já ouviu a história da linda princesa que se apaixonou por um príncipe e recorreu a bruxa dos oceanos para ter pernas e viver no mundo terrestre. No entanto, para isso, ela deve sacrificar seu bem mais precioso: a voz.
“Mermaid – Uma reviravolta no conto original”, de Carolyn Turgeon, é exatamente o que o título óbvio insinua: uma adaptação da história de 1837, originalmente escrita pelo dinamarquês Hans Christian Andersen.
Na versão de Carolyn há duas protagonistas: a sereia Lenia e a princesa Margrethe. Os capítulos se intercalam entre o ponto de vista de cada uma. Lenia é a personagem na qual já somos familiarizadas; a sereia que sonha em se tornar humana e que acaba se apaixonando pelo humano que salva de um naufrágio. A novidade fica por conta de Margrethe, a princesa que assiste ao salvamento e também acaba se apaixonando pelo mesmo homem – que, por sua vez, é um príncipe, filho do maior inimigo de seu pai.
O livro acompanha um reino medieval que infelizmente vive indícios de uma guerra entre o Norte o Sul. Pensando nisso e para proteger sua filha, a princesa Marghrethe, também chamada de Mira ou Marte (pelos íntimos), o rei envia sua descendente para um convento nos arredores do fim do mundo para que ela seja protegida e escondida, já que sua identidade era mantida em segredo.
Em certa manhã sombria, a princesa em suas vestes falsas de Irmã, se depara com algo inusitado. Num segundo mágico ela olha para o mar e vê algo mágico. Uma sereia trazendo em seus braços um homem. E através dos poderes mágicos de sereia, a princesa sente que deve ir ajudá-lo. E ela o salva de ser afogado e morto pelo frio cortante.
Naquele momento, ambas foram tocadas por um amor incondicional pelo homem. A Sereia Lenia vê naquele humano a chance de ter uma alma e conhecer toda a vastidão do mundo e sentindo-o em seus braços sabendo que a vida dele estava em suas mãos, ela se apaixona. Já a princesa é tocada pela beleza da sereia, pela beleza do guerreiro e acredita que a sereia o trouxe até ela graças ao destino e por isso nasce o amor.
A sereia retorna ao mar com uma vontade imensa de voltar a terra firme e fazer com que o desconhecido lhe retribua o amor, por isso ela recorre a feiticeira dos mares e tem seu pedido atendido. No entanto, sua linda voz é o pagamento. Lenia possui uma beleza estonteante, filha da rainha do mar acredita que o homem se lembraria dela e apesar de não poder falar, ele iria se apaixonar por ela.
Esse triângulo amoroso fica ainda mais complexo quando conhecemos a identidade do homem! Ele era, nada mais, nada menos, que o príncipe do sul e se chamava Christopher! Esse fato torna ainda mais difícil o relacionamento dele com Margrhethe, já que são inimigos.
Em resumo: O enredo se passa no período medieval, tendo como pano de fundo um reino dividido entre sul e norte, com seus respectivos monarcas guerreando entre si pelas terras. No meio desse combate, acontece o triângulo amoroso entre Lenia (que a esse ponto já virou humana, graças à bruxa do mar), Margrethe e Christopher, o príncipe.
Mas será esse um impasse para viver um grande amor? O príncipe também mantinha afeto pela princesa? E Lenia? Conseguiria ter o amor retribuído? Quem conseguirá o coração do príncipe?
Muitas surpresas irão acontecer! E antes que pensem, as duas personagens são apaixonantes. Não tem uma vilã e a mocinha!! Tem dois seres completamente diferentes e perdidamente apaixonadas pelo mesmo homem!
O livro possui os capítulos intercalados entre a Margrethe e a Lenia. Ora conhecemos um pouco mais do mundo de princesa da Margrethe e ora conhecemos o fundo do mar e os anseios da Lenia. A autora construiu um mundo sereiano excelente. A impressão é que estamos mergulhando e nadando com Lenia. A riqueza de detalhes, da ambientação e os traços da vida marinha é belíssimo.
Não se deixe enganar pela sinopse tão parecida com o filme infantil da Disney – o livro de Carolyn pode ser considerado para adultos devido a cenas de sexo e violência. Entretanto, a autora conta tudo de maneira suave, nada muito explícito. Além disso, também achei que a personagem Lenia é obsessiva demais com o tema morte, citando várias vezes o fato de querer tanto uma alma e viver a vida eterna no paraíso, ao invés de virar espuma e ter um fim igual aos seres de sua espécie. Às vezes dá a impressão que esse é o único motivo pelo qual ela deseja tanto se tornar humana.
Uma ressalva que faço, diz respeito a melancolia das personagens. Apesar de toda beleza e a luta e sacrifícios para viver um grande amor, o livro é bastante pesado na carga emocional. As mulheres estão ali sofrendo por um amor e elas deixam isso claro para o leitor. O príncipe não pode ter as duas. Trazendo felicidade a uma, ele quebrará o coração da outra!