Edson Camara 05/07/2024
Se você tem duvida da existência de Deus, leia O Quinze e ...
Rachel de Queiroz não tinha completado nem 20 anos ainda quando publicou O Quinze, uma conquista fantástica dado ao ano de 1930 e ao fato de ser mulher, no interior do Ceara, no Brasil e no planeta terra.
O quinze é uma história de humanidade, de diferenças, entre pessoas sofrendo o mesmo mal, no caso aqui a seca que assolou sem piedade o interior do Ceará em 1915 e contabilizou pelo menos 30 mil mortes.
Naquele ano, choveu cerca de um quarto do total do ano anterior.
Trinta mil pessoas deixaram o Ceará rumo ao Norte e 11 mil em direção ao Sudeste e ao Sul do país.
O enredo de Rachel acompanha um grupo de personagens em suas mazelas e sofrimento como retirantes da seca e um outro grupo um pouco mais afortunado de fazendeiros da região.
Grande parte da obra relata as dificuldades, desde a fome e a sede, que passaram durante o trajeto.
Numa das passagens, Chico Bento, um dos personagens principais junto com sua família encontram outro grupo de retirantes saciando a fome com a carcaça de um gado.
Comovido com a cena, ele decide dividir a pouca comida que levavam (rapadura e farinha) com os novos amigos. Mais adiante, ele mata uma cabra, no entanto, o dono do animal fica enfurecido.
Mesmo ouvindo a história triste de Chico Bento em busca de alimento para ele e sua família, o dono do animal, deixa somente as vísceras para alimentá-los.
Diante de tanta fome, um dos filhos do casal, Josias, come uma raiz de mandioca crua, o que causa sua morte. O filho mais velho, Pedro, acaba se juntando a outro bando de retirantes e o casal não o vê mais.
Ao chegar em Fortaleza, a família de Chico Bento vai para o “Campo de Concentração”, um espaço destinado aos flagelados da seca.
Ali, encontram Conceição, professora e voluntária, que por fim, torna-se madrinha do filho caçula do casal: Manuel, apelidado de Duquinha.
Conceição os ajuda a comprar passagens para São Paulo e como madrinha da criança pede a eles para ficar com o menino, uma vez que o considerava um filho. Embora apresentassem resistência, Duquinha acabou ficando no Ceará com sua madrinha.
Conceição era prima de Vicente, um proprietário e criador de gado muito mesquinho.
Os dois tem uma certa atração, mas no final, também não focam juntos.
A história de O Quinze é de cortar o coração e deixar na ponta da língua, a frase: Porque Meu Deus, tanto sofrimento pra essa gente?