O Quinze

O Quinze Rachel de Queiroz
Shiko




Resenhas - O Quinze


1163 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mariana113 18/06/2023

Difícil de não devorar de uma vez
Rachel Queiroz conta a história de uma época de seca extrema no Ceará. Uma seca que foi vivida por ela e por outras milhares de pessoas em 1915 e que se repetiu em tantas outras diferentes épocas.
O livro foi escrito por ela quando tinha apenas 19 anos, e em nada deixa a desejar é uma leitura fluida e envolvente, apesar do tema difícil que retrata...
Não tem como não associar o livro a Vidas Secas. É disso que se tratava essas épocas de seca no nordeste: fome, angustia, impotência, dor, morte e milagrosamente esperança.
Amei a leitura e vou buscar ler outras publicações da autora.
comentários(0)comente



bibia 15/06/2023

Tive q ler essa bomba pra escola mas até q é legalzinho o livro a história é interessante mas o livro em si definitivamente não faz meu estilo
comentários(0)comente



Mama 12/05/2023

Um registro interessante sobre a seca nordestina
Esse livro foi escrito por Raquel de Queiroz quando ela tinha 19 anos, em 1930, e foi um verdadeiro rebuliço, fez muitos autores renomados duvidarem da autoria. Apesar de ter uns pedaços bem racistas, acho que ele traz traços bem característicos da sociedade da época, o livro descreve bem o fenômeno da seca de 1915, a qual assolou o Ceará nesse período. É um livro curto e gostoso de ler.
comentários(0)comente



Thiago 15/05/2023

O livro é triste
Se tivesse de resumir O Quinze em uma única palavra seria "triste" e afinal é isso o que ele quer passar por que para além do desespero, da raiva, a tristeza permuta cada personagem no desenrolar de cada história.

A trama da retirada de Chico Bento e sua família é instigante, desesperadora, lhe causa raiva e tristeza e lhe põe para uma reflexão da psique humana em meio a um caos advindo da natureza.

Vicente é complexo, humano, palpável, um personagem que nos prende e o entendemos.

Conceição é complexa da mesma forma, inteligente, atraente, instigante, nos põe a mostra da bondade humana ao mesmo tempo dos erros humanos.

O Quinze é um livro para se mexer com o psicológico, ainda mais se você for cearense como é meu caso, venho de uma cidade do interior da região norte do estado e imaginar essa situação toda posta no livro possivelmente acontecendo com meus antepassados é desesperador.

A fome, a seca, o preconceito com retirantes, o campo de concentração.

Uma realidade que esta mais próxima de mim do que podia imaginar, perceber que isso é real de certo modo me angústia é entristece.

Esse não é um livro que apresenta caos e depois uma calmaria, é triste do início ao fim e para além.

Nada mais do que esperar da gigante Raquel de Queiroz.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lerica 24/05/2023

Raquel de Queiroz nos apresenta uma obra prima, através de suas páginas descreve os aperreios, as tristezas, as misérias e mazelas do sertão semi-árido do Nordeste.

A seca do quinze foi uma das maiores no Ceará, milhares de pessoas morreram de fome e sede, desassistidas pelas autoridades, sem assistência digna e ajuda competente, muitos padeceram pelos caminhos ou tiveram que deixar suas terras para serem explorados em outros estados.

Eu sempre penso que a seca é um fenômeno natural, mas as desgraças que ela causa, não. As autoridades devem fornecer toda e qualquer ajuda para as populações que padecem com esse mal, seja construção de açudes, barragens e demais meios de acumular água.

Enfim, esse livro acompanha a vida de pessoas humildes, que tiveram que abandonar filhos, abandonar suas casas e animais, abandonar tudo o que tinham para sobreviverem, seja nos campos de concentração, seja viajando para outro estado. Acompanhar a família que viu o filho morrer envenenado, a mãe que deixou seu filho quase morrendo para viajar a outro estado, os homens que não arredaram pé de perto de seus animas e muitas outras histórias que dão tristeza e agonia só de imaginar.

Através de sua escrita, em momento algum a autora romantiza a luta e sofrimento dos nordestinos e é isso que deve ser sempre lembrado!
comentários(0)comente



Ricardo256 28/05/2023

Livro sobre a seca
Há muito tempo queria ler este livro e a oportunidade chegou. Muito bom! amei a leitura, foi meu primeiro contato com um livro que retratou a seca nordestina. Gostei muito do texto, de como a Rachel conta a história. Amei!
comentários(0)comente



Gabi 06/06/2023

Chato
Não me conectei à história, nem os personagens, tampouco o estilo de escrita. Sabe quando você começa um filme, percebe que cometeu um erro mas é orgulhosa demais para interrompê-lo? Foi o que senti do começo ao final.
E que final ruim.
comentários(0)comente



Pam 26/05/2023

Foi difícil entender a linguagem no início da leitura, mas depois quando me acostumei fluiu bem.


Nesta obra a autora retrata várias camadas da seca do nordeste e quanto isso impacta cada família.

Primeira experiência com a autora e gostei bastante.
comentários(0)comente



Did's 25/05/2023

Um livro bom, que aponta os problemas de seca do Nordeste, porém como difícil de compreender certas palavras e dialetos e a história as vezes parecer sem nexo nenhum com assuntos corridos um atrás do outro o que dificulta o entendimento da história em questão. Porém é um bom livro, msm que tenha ficado triste com Conceição e Vicente não terem ficado juntos no final, e não compreender o final, continua sendo um bom livro
comentários(0)comente



Ana Vitória 11/06/2023

O quinze
Nunca tinha pensado antes em ler esse livro mas foi uma boa decisão. O livro conta sobre a grande seca no Ceará de 1915 que matou muitos de fome e levou outros muitos a tentarem uma nova vida em outros locais, caindo nos mais diversos lugares como os campos de concentração ou no Norte do país. Foi uma viagem interessantíssima e muito rica ao interior, os personagens são humildes e sofridos, batalhando com unhas e dentes pela sobrevivência. É um choque de realidade muito forte e você consegue se colocar no lugar da família de Chico Bento e perceber como seria difícil estar na mesma época e local que eles. O polo narrativo de Vicente e Conceição não me chamou muito a atenção e particularmente gostei mas de saber sobre a família do que deles, mas são importantes também. Esperei saber um pouco mais sobre os campos de concentração mas acredito que outras obras sobre a época podem aprofundar mais. Mas é uma jornada árdua e mais rica de detalhes e sofrimento do que esperei. Recomendado.
comentários(0)comente



Aurelio.menezes 24/05/2023

Emocionante!
Meus amigos tenho a falar a vocês a mias pura obra nordestina, o sufoco, a seca, a fome, a imigração, regionalismo, as crenças, um livro altamente recheado e objetivo na sua crítica primorosa. Rachel busca ilustrar os mais limpos e puros detalhes do sertão brasileiros, por meio de contos reais que até hoje infelizmente é uma realidade a ser derrubada. Essa obra torna-se primordia a todos lerem, isso é uma tradução do que o sertanejo sofre no nordeste, e o quanto ele aguenta para ser quem ele é!
comentários(0)comente



Thuane.Larissa 17/05/2023

Vestibular?
Confesso que não me interessei muito pela leitura, mas é um ótimo livro quando se quer saber mais sobre a seca que teve no nordeste.
Meu professor recomendou essa leitura dizendo que cai em vestibular então resolvi ler
comentários(0)comente



Izabela Bahiense 19/05/2023

Forte
Um livro curto e extremamente forte. Poderia ler em poucos dias, mas a intensidade do sofrimento exige uma leitura com pausas.

Importante leitura, fala de forma bem clara sobre um período tão difícil de seca.
comentários(0)comente



1163 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR