liceaninha 28/10/2024
Cristianismo Puro e Simples
A presente obra, escrita pelo super conhecido autor de "As Crônicas de Nárnia"- CS. Lewis, trata-se um retrato geral e muito bem construído sobre o que seria o Cristianismo, assim como suas vertentes e princípios, a partir dos ideais sobre o certo ou errado, justo, moral e reto, e como esses são pertencentes ao ser desde o princípio da criação, mas que de certo modo estão dispersos ou corrompidos, como se toda é quaisquer virtudes não fizesse parte do ser, como algo inacabado, as quais são resgatados e reestruturados por meio do Cristianismo.
Lewis teve o trabalho de abordar este tema tão grandioso, simples e complexo ao mesmo tempo, de um modo abrangente, ou como diz no próprio título: Puro e Simples. Detalhando desde a partir outros quatro sublivros um preceito de moral até a essência, virtudes e doutrinas presentes no Cristianismo, evitando assim divergências em diversas congregações. O que torna o livro simplesmente genial e ao mesmo tempo torna as coisas um tanto opinativas e vagas.
Durante a leitura pude ressaltar e compreender mais sobre essa preciosidade, encaixando alguns conhecimentos, aprendizados e demais formas de abstração ao conjunto da obra; porém não pude deixar de ter algumas discordâncias e divergências, não apenas no quesito opiniões, mas sobre algumas coisas que foram citadas e que se não forem bem interpretadas saem de contexto.
Confesso que não foi uma leitura fácil, pois mesmo Lewis não tendo uma linguagem abstrata, em alguns pontos a compreensão foi complexa e chegou a ser uma espécie de volta em círculos, causando dispersão (tanto que cheguei a abandonar o livro e reeler para finalizar).