Diego 26/12/2012A epopeia de um homem sem escrúpulosPredadores é a história da ascensão e desventura de Vladimiro Caposso, um rapaz de origem humilde, com um apurado "senso de oportunidade", que constrói sua fortuna de forma ilegal, desviando verbas públicas, fazendo tráfico de influência, pagando propinas, etc.
São utilizados alguns interessantes recursos estilísticos, tais como os apartes de um narrador irônico (algo que me lembrou muito Jorge Amado em "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá") ou a narrativa não linear, que vai e volta ao longo de cerca de 30 anos, tendo como pano de fundo diversos momentos da história recente de Angola, mais especificamente de Luanda.
Os personagens secundários também são muito interessantes, os quatro filhos de Caposso; o jovem Nacib, namorico de uma das filhas do protagonista; Sebastião, amigo de juventude de Caposso, etc.
É um livro longo, porém, a leitura é tão fácil e os elementos tão bem encadeados, que dá uma angústia parar de ler sem chegar ao final.