Slytheus 06/10/2024Muito mais fácil de ler do que imaginei Encerrada a leitura dessas duas novelas do Alencar. Muito engraçado, alguns anos atrás, eu penaria para ler uma obra dele, e agora, me deliciei com dois romances curtos dele.
Cinco Minutos: é o romance que dá abertura para a edição que eu li. Nosso protagonista, tem a vida mudada após se atrasar cinco minutos e perder seu ônibus. É obrigado a esperar outro, e aí começa o desenrolar da história.
A Viuvinha: muito interessante, ver o título do romance, que apesar de ser sobre a nossa protagonista mulher, ser mais focado no nosso herói. Nesse, temos um jovem - O Jorge - que após a morte do seu pai, gasta todo seu dinheiro adoidado e acaba colocando o nome do seu pai já morto na lama, devendo para muita gente, e consequentemente, ficando pobre. Eis, que após seu casamento, decide se suicidar, e a história corta para 5 anos depois.
São dois romances do José de Alencar, que são "bobinhos" se lidos por pura curiosidade. Claro, que aí entra o fato do leitor em questão, querer ou não, buscar informações sobre a época, para dar mais sentido para esses clássicos.
E, vale a pena ler, para ter esses clássicos na bagagem. Não se deixem enganar pelo nome do Alencar, apesar de ter fama de ter um texto todo rebuscado (que de fato acontece em suas obras aborígenes), nesses aqui, é tão fácil de se entender e por ser dois romances curtos, uma vez que comece a ler, não dá para parar mais.