A viuvinha / Cinco minutos

A viuvinha / Cinco minutos José de Alencar...




Resenhas - Cinco minutos - A viuvinha


112 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


PedroSF 23/03/2022

Fora da zona de conforto
Certamente uma leitura que eu não faria normalmente, por conta de ambas as histórias serem cerregadas com um romance epopeico, cheio de um drama e paixão que chegam dar enjôo. Porém, analisando as obras sem colocar minhas preferências em primeiro plano, posso considerá-las boas para entrar em uma fantasia romântica. Recomendo para aqueles que gostam do estilo.
comentários(0)comente



Jennifer 29/03/2022

Cinco minutos e viuvinha são dois contos contados por um mesmo narrador através de cartas para sua prima. Confesso que no início a leitura demorou a fluir e eu particularmente não gostei do primeiro conto, porém, amei o segundo. É interessante ver como no último instante as histórias se entrelaçam, fazendo com que eu até simpatize com o primeiro conto.

Ao final é um clássico da literatura brasileira que deve ser lido, sendo que é fácil de compreender a escrita do autor.
comentários(0)comente



Duda 31/03/2022

5 minutos
Eu li somente o livro 5 minutos.

Esse livro conta a história de um rapaz que conhece uma moça e tem uma história de amor com ela. Entre altos e baixos vai se desenrolando a história. Pra quem se interessa por romances de época é um livro bom para conhecer.
comentários(0)comente



Vicioouss 15/04/2022

Gente eu fico boba como José de Alencar é viajado das ideias kkkkkkk quase todo livro dele se repete a mesma narrativa
comentários(0)comente



jonesygirl 26/04/2022

amor burguês muito bem escrito
sobre cinco minutos: o amor. simplesmente o amor de uma forma tão pura tão lindo.!!!! eu amei tanto tanto todas aquelas descrições apaixonadas, e a forma que descreve muito bem os sentimentos daqueles que amam.

sobre a viuvinha: jesus amado.... que bafafá foi aquele? gostei muito das páginas finais (porque parece que foram as páginas em que ele ia começar a desenvolver o livro e na realidade era o final) e das descrições sobre amor e morte.

muito interessante a forma que as duas histórias estão conectadas e que são dois casais que tiveram a morte presente no amor de uma forma """magica"""" até porque o deus ex machina das duas histórias foi: dinheiro!
comentários(0)comente



lrnthay0 29/05/2022

Sinceramente, não gostei.

Acho muito interessante pensar que pequenas casualidades podem ser a causa para eventos extraordinários em nossa vida, como os cinco minutos de atraso do protagonista; mas a maneira como a estória é contada não é o meu estilo. Toda essa idealização e exagero acerca de cada detalhe das coisas me incomoda.

Eu entendo o porquê de ser um clássico, para a época em que foi escrito fazia sentido; nos tempos atuais nem tanto.
comentários(0)comente



Georgeton.Leal 04/06/2022

A idealização do amor romântico em sua essência
Parte das obras de José de Alencar revelam muito da rotina urbana brasileira do século XIX, com destaque principalmente no Rio de Janeiro e na sociedade burguesa da época, como é o caso das duas pequenas obras deste volume. As mesmas podem parecer altamente simplórias para o leitor moderno, mas apresentam uma narrativa que consegue chamar atenção mesmo com todo sentimentalismo acentuado de seu estilo.
Em "Cinco Minutos" acompanhamos a sofrida jornada do narrador protagonista na busca por sua misteriosa amada. Aqui temos toda a idealização do amor romântico com direito a diálogos poéticos e boas doses dramáticas. Em "A Viuvinha" o foco também é o amor e o matrimônio, porém com uma temática que aborda um pouco mais a questão do autossacrifício e o cumprimento dos deveres morais.
Pra todos os efeitos, essas duas novelas são eficientes no que propõem e até se complementam de certa forma (inclusive, aconselho a lê-las em sequência). Alencar estava começando sua carreira quando as escreveu e já demonstrava vários aspectos de sua genialidade como romancista.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/08/a-idealizacao-do-amor-romantico-em-sua.html
comentários(0)comente



juvkaran 21/06/2022

não faz o meu estilo
- esse também foi lido como paradidático
- apesar de compreender que a escrita é da época e que faz parte do romantismo, não consigo gostar e não faz meu estilo. nunca gostei muito de livros românticos pois não é meu gênero favorito.
- mesmo assim não posso dizer que é um livro ruim só por quê eu não gostei
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lu(Taylor's version) 25/07/2022

cinco minutos é simplesmente incrível, de leitura rápida no máximo 3 dias vc termina de ler, muito bom e nas páginas finais é choro atrás de choro e a leitura me prendeu desde o início. a viuvinha não cheguei a terminar de ler pois não me prendeu como cinco minutos e eu achei meio confuso, não gostei mt
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Duda Bock 16/08/2022

Que romance cafona. Nas duas histórias é amor à primeira vista e no caso de Cinco Minutos nem precisam se ver, só sentir a presença e pronto, estão se amando e é só sobre isso que fala o livro. Já A Viuvinha tem uma história um pouco mais interessante, mas também é uma amor tão irreal que perdoa tudo.
comentários(0)comente



heve 21/08/2022

Li esse livro faz uns 4 anos pra fazer uma prova na escola e mds que coisa chata, eu não sou fã desse tipo de história mas quem for eu aprecio mto
comentários(0)comente



Luísa 06/10/2022

Stalker- o Joe já existia no sec XIX
Esse livro possui duas histórias de José de Alencar do período literário romantismo, especificamente Romance Urbano.


Amei os dois livros e deixando minha mente do século XXI de lado, eles são maravilhosos. Pessoas se apaixonando, obstáculos da vida para concretização desse amor e por fim final feliz.

Agora como uma pessoa do século XXI... Continua sendo bom, mas preocupante kkkkk. Cinco minutos o cara vê a mulher uma vez no ônibus e já começa todo um desvaneio de se ela é feia ou bonita, ela encosta nele uma vez e ele já acha que ela o ama além de que ele beija o ombro dela o que é um escândalo. Sai do ônibus e nas próximas semanas pega o ônibus no mesmo horário e vai a ópera só pra ver se encontra ela, segue uma voz desconhecida achando que é ela é depois vai até Petrópolis atrás da mina... Esse maluco é um stalker, se fosse hoje em dia chamariam ele psicopata. Mas como é romantismo, ele é apenas um homem loucamente apaixonado que encontrou sua amada, um HERÓI que não desiste do amor...

Já o segundo livro, viuvinha. O maluco se finge de morto por 5 anos porque torrou todo o dinheiro e precisa pagar as dívidas e não quer manchar a imagem nem da noiva nem do pai. Ai ele volta 5 anos depois e ela perdoa ele é vivem felizes para sempre, eu gostei porque faz sentido nesse contexto, mas se fosse hoje... Ela ia chorar, mas quando descobrisse que fingiu a própria morte era capaz de descer ele no soco kkkkkk.


Enfim, as graças do romantismo. MUITA idealização da mulher e do amor, crítica social ao homem como escravo do tempo e ao dinheiro, costumes que somente a burguesia tinha como ir a bailes e opera. São características do romantismo e são bem claras nesses livro

Recomendo
comentários(0)comente



112 encontrados | exibindo 61 a 76
1 | 2 | 3 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR