O marido de minha mulher

O marido de minha mulher Luigi Pirandello




Resenhas - O marido de minha mulher


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Andreia Santana 16/03/2017

Riso contra a moral e os bons costumes
O marido de minha mulher reúne 12 contos do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, recheados de humor satírico, sarcasmo e crítica de costumes. O autor esmiúça a sociedade do final do século XIX e começo do XX, expondo preconceitos, comportamentos e convenções sociais que levam os protagonistas das histórias por caminhos controversos e, na maioria das vezes, tragicômicos.

A coletânea, no Brasil, recebeu o nome do primeiro conto. Mas, originalmente, as histórias formavam a coleção Novelle per un anno, projeto do autor para criar 365 contos, um para cada dia do ano. As histórias de Pirandello reunidas nesta coletânea são agridoces e algumas flertam com a melancolia. Seus personagens remetem à commedia dell’arte.

O marido de minha mulher, o conto de abertura, é uma comédia de erros sobre um sujeito de saúde frágil que imagina como seria a vida da esposa e do filho, após sua morte, caso ela se casasse novamente com o seu melhor amigo. Os delírios do doente, para o leitor brasileiro, lembram aqueles de Bentinho, personagem icônico de Dom Casmurro (Machado de Assis).

As outras histórias seguem essa mesma regra de brincar com as aparências, em um jogo de espelhos que confunde realidade e ficção e embaralha as múltiplas máscaras vestidas pelos personagens que, frequentemente, precisam esconder sua real natureza em nome dos ‘bons costumes’.

site: https://mardehistorias.wordpress.com/
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR