diegopds 02/02/2017
Livro mediano, mas ao menos me fez pensar um pouco
Comprei este livro em 2013, em meio a empolgação com o Kindle que havia chegado ao Brasil há poucos meses, sobretudo com as ótimas promoções de ebooks, que permitiram me aventurar em títulos desconhecidos. Este foi um deles.
A capa é um chamariz que dá a entender uma certa simplicidade e facilidade, que não combina exatamente com Filosofia. Mas não foi este o motivo, lembro-me de ter lido algum comentário positivo ou algo assim.
Primeiro, preciso dizer que, no meu ritmo, a leitura de cada capítulo não dura um minuto, mas uns três. Em alguns capítulos, a limitação auto imposta pelo autor, rende bons frutos, mas em muitos fica a impressão de que seria necessário mais texto para desenvolver a ideia. Além disso, alguns capítulos parecem não ter muito sentido, talvez pela tradução ou por demérito do autor mesmo.
Não se iluda achando que irá se tornar um grande entendedor do assunto, o livro talvez seja uma boa pedida apenas para aqueles que estão iniciando no assunto (e, ainda assim, imagino que existam livros melhores para tal, ainda não li O Mundo de Sofia, mas ouvi dizer que é muito bom). Ao final do livro, existe uma bibliografia com grandes pensadores e filósofos que podem ser um segundo passo para os que quiserem se aprofundar mais.
Confesso que pensei em abandonar de vez a leitura várias vezes, mas persisti lendo aos poucos (frise-se que espacei esta leitura ao longo de 3 anos). Daria uma nota 2,5, mas como o sistema não permite, arredondei para cima. Pois, como disse, ao menos o livro me fez pensar em alguns momentos.