Larissa 11/06/2024
"O Crime é comum. A lógica é rara e portanto você deve salientar mais a lógica do que o crime".
Esse é um livro de contos de Conan Doyle sobre o detetive mais famoso de todos os tempos Sherlock Holmes. Arthur Conan Doyle, nasceu na Escócia em 1859. Ele era médico e durante suas pausas no trabalho escrevia livros de suspense, foi onde criou Holmes que é um gênio acima de tudo e depois um gênio dotado de curiosidade científica, conhecido e famoso por desvendar mistérios instigantes com a ajuda de seu fiel amigo Watson. Conta-se que durante anos e anos Doyle acreditou na existência de Holmes e Watson. Caso único na história em que a criatura Holmes, engole o criador. Através do sucesso de seus livros Doyle foi chamado várias vezes a investigar crimes reais, nos quais mostrou ter grande talento para a investigação, assim como a criatura que ele deu vida.
O livro trás seis contos, o primeiro é "Um Escândalo na Boêmia". Nesse caso, o Grão-Duque da Boêmia contrata Holmes para resgatar uma fotografia sua que fora roubada por Irene Adler, sua antiga namorada, que comete o delito por ciúmes, pois o Duque já estava com a data de casamento marcada com alguém de sua classe social. E pretendia ameaça-lo com a fotografia. Então Holmes é contratado. E o desfecho do caso é surpreendente.
O segundo conto é "A Liga dos cabeça vermelha". Nesse conto uma liga suspeita é criada para recrutar homens de cabeça vermelha, com o intuito de emprega-los com um trabalho que prometia muito dinheiro e pouco trabalho. O Sr. Wilson contrata Holmes para investigar o caso. Ele fora contratado pela liga que exigia que ele passasse o maior tempo possível no ambiente de trabalho e cujo único trabalho era realizar uma cópia da enciclopédia britânica. Porém no dia ele recebeu um comunicado afirmando que a liga fora dissolvida.
Um caso de identidade é outro conto onde a Srt Sutherland procura Holmes para investigar o sumiço do Sr.Hosmer Angel, o homem para o qual estava destinada a casar mas que some no dia do casamento. Em contrapartida, o seu padrasto é contra o matrimônio e no dia do ocorrido estava de viagem.
O Mistério do Vale de Boscombe é um conto que fala sobre um assassinato, ocorrido em Boscombe, onde o Sr. McCarthy fora morto, seu filho acaba sendo preso, pois fora visto saindo do local do crime com uma espingarda, porém ao investigar o crime Holmes descobre que ele era na verdade inocente.
Em As Cinco Sementes de Laranja, John Openshaw contrata Holmes para informar do assassinato de seu tio, pouco tempo após receber uma carta da "KKK". Essa carta mandava obedecer um comando que fora descumprido e acarretou na morte de seu tio. O problema é que a maldição continuou e pouco depois John recebeu a carta, onde fora aconselhado por Holmes a obedecer mas ao voltar para casa acaba sofrendo um acidente e morrendo.
O Homem do lábio torcido é o último conto do livro e trata da história da morte de Neville St. Clair que desapareceu e foi tido como morto por um suposto mendigo chamado Hugh Boone. Porém depois da morte do Sr. Neville, uma carta fora endereçada s sua esposa cujo remetente era o próprio Neville.
O livro é muito bom, e meu conto favorito foi "A Liga dos Cabeça Vermelha". Recomendo muito a leitura da obra.