spoiler visualizarRonaldo Thomé 14/03/2021
Era O Nosso Rosto
Belíssima surpresa literária! Márcia Tiburi é uma autora muito conhecida no meio acadêmico, mas também consagrada na área literária. Aqui, ela nos proporciona uma experiência incrível, tão rica quanto exigente.
Temos um protagonista, chamado Ulisses, que narra sua história em primeira pessoa. A história segue dois planos: um no presente, durante uma viagem à Itália. O outro se passa no passado, no qual o personagem narra suas experiências junto à sua família.
Ulisses perdeu recentemente toda sua família, em especial o avô, com quem tinha um forte vínculo. Sozinho no mundo, embora acompanhado pela sua máquina fotográfica, ele parte para o exterior em busca de Maria de Bastiani, a única parente que descobre ainda estar viva.
O livro é bastante exigente e desafiador: a autora intercala capítulos que se passam no passado, baseados na memória de Ulisses, bem como no presente. O personagem se mostra bastante confuso; em sua reflexão, ele relembra momentos bem específicos da sua vida, muitas vezes já deturpados pela memória.
O resultado é um livro tortuoso e denso, que exige paciência e fôlego do leitor. Fica nítido que a autora deseja levar você a compreender a confusão sensorial e a angústia do personagem. Algumas vezes, você poderá ficar confuso com a leitura, mas no geral, é um trabalho intrigante, desafiador e que o levará a grandes reflexões. Altamente recomendado, ainda que requeira seu momento certo para ser lido.
Indicado para: quem quer uma leitura diferente e singular, que conduza a lugares diferentes.
Dica: leia ouvindo isto - https://youtube.com/playlist?list=PLcHzrFyREj0DH5Rh2qQctGPm5w5r_HKnY
Nota: 9,5 de 10,0.