Cruz Santos 19/09/2015
Livro muito bom, merece ser lido .
#osunicos (título original #theonlyones) foi escrito por #AaronStarmer autor americano e bem desconhecido no brasil. Nunca tinha lido nada desse autor, no entanto, que boa surpresa ao ler esse pequeno grande romance. São 272 página de uma leitura rápida porém não menos prazerosa por isso. A história é basicamente sobre um garoto que mora apenas com o pai em uma ilha e só vê outra alma viva no verão, quando turistas visitam seu pretenso pedaço de terra. Ambos trabalham em uma maquina que ninguém sabe para que funciona e numa bela tarde de um dia qualquer, seu pai vai ao continente atras de uma peça mágica para fazer a tal máquina funcionar, só que nunca mais volta. Mas não foi só ele, os turistas também não voltam e, de repente, após um ano sem ver ninguém, o garoto decide atravessar o mar em direção ao continente e descobre que todos os habitantes do mundo ( ou quase todos) desapareceram! mas ele não está só, na verdade, encontra outras crianças que ficaram e que se reúnem numa cidade abandonada para formar uma comunidade chamada Xibalba.
Em um primeiro momento achei que o livro seria um conto infantil , mas fiquei surpreendido com a qualidade do enredo deste livro!, Imaginem, um grupo de crianças, tendo que lidar com toda sorte de problemas desde conseguir comida e até mesmo morte. Todos têm que contribuir para criar uma nova civilização, mas o que crianças de 12 e 13 anos sabem sobre civilização? rsrsrs, ao menos eles tentam construir um novo lugar para chamarem de lar.
Ambientado em um mundo inóspito onde tudo foi deixado para trás, mercados hospitais, casas e parques, muitos destruídos, outros, simplesmente desertos, toda a história é contada de uma forma encantadora e opor vezes obscura. Várias vezes a sensação é que estamos dentro de um sonho ou pesadelo (ou algo entre esses dois extremos) de alguma criança, em uma visão mais sombria, toda essa história poderia facilmente ser ambientada em um inferno ou purgatório estranho (por vezes pensei que no final iria descobrir isso rs). E assim a narrativa se desenvolve ficando mais intrigante com o tempo, e no fim se torna um tanto complexa, fazendo o leitor se questionar bastante sobre as possíveis explicações para os acontecimentos.
Eu particularmente gostei muito da história, é uma distopia com um pouco de science-fiction formando uma fábula cativante, e como disse, é um leitura no geral simples e rápida, no entanto é em diversos pontos complexa. valeu muito a pena a compra desse livro na bienal foi muito barato paguei 10 reais =). A responsável pela ediçao brasileira é a @RaiEditora Indico!.