Lais Gastaldon 22/02/2023
UM LIVRO MÁGICO
Começo essa resenha com a frase do livro. "A sombra das árvores cantantes que pareciam inclinar os galhos até ela, como se quisessem dar-lhes as boas vindas"
Fazia tempo que eu não lia algo que me encantasse tanto.
Onde as árvores cantam te leva a viajar no tempo, na época das guerras entre bárbaros e reinos.
Foi incrível como cada frase do livro descreveu de uma forma que parece que estamos vendo as cenas em nossa frente, como se fosse um filme, consegui imaginar as características de cada personagem, de cada local, de tudo, além da história encantadora e de luta da personagem Viana e sua história com Úri.
Além deles, um personagem encantador em minha opinião é o Lobo, ele é ríspido mas ao mesmo tempo muito cordial e carinhoso com Viana, a ensinando muito sobre como sobreviver no mundo fora do Reino.
Uma lição que é muito transparente nesse livro é: a pessoa que você achou que nunca te trairia poderia sim te trair e trair seu reino por beneficio próprio.
Ao longo da história conta como Viana viveu longe do reino, como foi aprender a caçar, e tudo que uma donzela "nunca faria". Viana se tornou forte e corajosa, independente e eu diria um pouco travessa, faz as coisas sem pensar muito nas consequências, o qual era seu maior embate com o Lobo.
Citando Lobo, era interessante cada história de "como eu perdi essa orelha" é mais sobre uma lição de moral, e não realmente como ele perdeu a orelha, onde lá no final isso é revelado.
Sobre Úri, eu me apaixonei por Úri, personagem que transmitiu um ar de pureza, lealdade, amor e principalmente de RENÚNCIA.
Eu não poderia esquecer de Oki, o contador de histórias, onde usava diversas metáforas, esse é o personagem que eu mais tive dificuldade de imaginar de como seria fisicamente.
Sobre Harak, nojo, ódio, ranço, eu senti raiva das ações deles, e não é por menos né, mas sua participação é essencial ao livro até porque sem ele a história seria totalmente outra.
Róbian, mesma coisa que nada, odiei esse personagem e achei ele desnecessário.
Sobre o final do livro: APENAS LÁGRIMAS, o final é lindo e mágico apesar de eu já esperar que aquele seria o destino de Viana e Úri. Apesar de você ficar triste com o final você entende o porquê dele e que realmente deveria ser assim.
Por fim, recomendo a todos que leiam, você irá encontrar muita magia e emoções.