Lívia.Beatrice 18/01/2023
Eu amei como as cartas contam a história
Livro escrito por Jostein Gaarder , mais conhecido por O mundo de Sofia, a Biblioteca Mágica conta a história de dois jovens primos, Nils e Berit, que moram em cidades diferentes da Noruega e trocam cartas para contarem os últimos acontecimentos de suas vidas. O livro é quase todo epistolar.
Nils é criativo e sabe contar uma história, além de ter um humor bem peculiar, já Berit é craque em pesquisas e desvendar mistérios. Um belo dia, Nils se deparou com uma estranha babando sobre os livros numa livraria. Quem era aquela mulher excêntrica? Movidos pela curiosidade, e através de uma linguagem simples e pura, os primos começam a investigar este grande mistério. Este este é o principal tema que permeia as cartas trocadas entre eles.
“Quem mantém os dois pés no chão não sai do lugar”
Como se soubessem ainda quando adolescentes criar “ganchos” para suas histórias, a cada carta eu pensava que queria ler a próxima, e assim devorei o livro sem dificuldades.
Além da trama principal, Jostein faz desta história uma maneira lúdica de ensinar conceitos do mundo literário, como Bibliógrafo, Bibliófilo, Biblioteconomia, Classificação Decimal de Dewey, além de citar outros livros e escritores que eram famosos até o momento que foi escrito (1993).
É um bom livro para amantes de livros, é um bom livro para se presentear jovens, é um bom livro para curar ressaca literária.
Aproveitem!