zatti 02/12/2022
O Corpo Talvez Fale
Olha, sejamos sinceros. Esse livro não é uma aventura imensa, como se você depois de ler, se tornasse uma pessoa totalmente culta e prendada. Tem realmente alguns aprendizados como teorias, cita até mesmo o próprio George Orwell.
Mas agora, se pegássemos e colocássemos na balança o que serviu como aprendizado para linguagem corporal, eu poderia dizer que aprendi a reparar, não olhar, perceber. Muitas coisas do nosso cotidiano passam batido por apenas olharmos, mas quando começamos a perceber, o mundo de mistérios se abre. Porém, não precisaríamos ler esse livro para sabermos o óbvio (é fato), o óbvio de que as pessoas tensas ficam com músculos tensos, e pessoas desinteressadas permanecem onde estão e continuam relaxadas, por exemplo.
É uma leitura rápida, mas bem visual, então você pode passar minutos em uma página apenas observando. Uma tristeza seria que os desenhos realmente não são iguais a vida real, mas é claro, são desenhos. Mas há algumas imagens realistas, que aproximam o leitor mais da realidade, poderiam ser mais usadas.
Esse livro pode encher sua cabeça de lorota ou te ajudar, um pouco pelo menos.